Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano.

Depois de anos sem oferecer novidades no mercado automóvel, a Lotus anunciou esta semana uma bomba que promete abalar a indústria de carros elétricos. O novo Lotus Evija será o mais potente do mercado com 2 mil cavalos. Tem chegada prevista para 2020 e terá um preço de 1,9 milhões de euros.

O chassi do carro será feito em fibra de carbono e com um peso de 1680 quilogramas será o mais leve supercarro elétrico de produção em série. De acordo com o Ars Technica, a bateria do carro é proveniente da Williams Advanced Engineering, que trabalha com a Fórmula E (a Fórmula 1 dos carros elétricos). A bateria poderá ser recarregada em apenas 18 minutos.

Toda a potência do Lotus Evija será proporcionada por um sistema de quatro motores — um em cada roda, com sensivelmente 493 cavalos. No total são praticamente 2 mil cavalos, que ultrapassam a potência do Pininfarina Battista e do Rimac C_Two, com 1900 e 1914 cavalos, respetivamente.

O supercarro da Lotus fará os 0 aos 100 km/h em menos de três segundos. Para chegar aos 300 quilómetros por hora, basta-lhe apenas nove segundos. O veículo terá ainda uma autonomia de 400 quilómetros.

“Com o Lotus Evija, temos um sistema de motores extremamente eficiente, capaz de fornecer energia de uma maneira nunca antes vista. A nossa bateria, motores elétricos e transmissão operam com eficiência de até 98%. Isso define novos padrões de excelência em engenharia”, disse Matt Windle, diretor executivo de engenharia de carros desportivos da Lotus Cars.

Segundo o Razão Automóvel, o Evija terá ainda cinco modos de condução diferentes: Range, City, Tour, Sport e Track. Tem um sistema DRS semelhante ao usado na Fórmula 1 e não tem espelhos retrovisores, tendo sido substituído por câmaras.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Isto é pena e discriminatório pois só os pobrezinhos é que se irão interessar por uma máquina destas, os ricos coitados vão ficar todos de beiça pendurada!

RESPONDER

BE quer regular as relações laborais na advocacia para acabar com a precariedade

O parlamento discute esta quarta-feira um projeto de lei do BE para regular as relações laborais na advocacia uma vez que, argumenta o deputado bloquista José Manuel Pureza, a “grande maioria” dos advogados está em …

"Pé de guerra". Quatro ministros exigem mais verbas a Centeno

Há quatro ministros em "pé de guerra" com Mário Centeno, exigindo ao responsável pela pastas das Finanças mais verbas no Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) para os ministérios que tutelam, escreve o Correio da …

Trump formalmente acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso

Ao fim de vários audições, a Câmara dos Representantes decidiu formalmente acusar Donald Trump de abuso de poder e obstrução ao Congresso. O presidente norte-americano, Donald Trump, vai ser formalmente acusado de abuso de poder e …

EDP: Variar IVA em função do consumo de energia é "justo" e "lógico"

O presidente executivo da EDP, António Mexia, considerou esta terça-feira em Madrid "lógica" e "socialmente mais justa" a intenção do Governo de permitir a variação da taxa de IVA sobre a energia em função dos …

Protestos prosseguem em França na véspera da apresentação da reforma do sistema de pensões

Ao sexto dia consecutivo de greve geral em França, centenas de milhares de pessoas voltaram hoje a protestar nas ruas contra a revisão do sistema de pensões, com o Governo e os sindicatos a anunciaram …

Após o ataque a Alcochete, Bruno Fernandes ficou "mais nervoso" e com "mais ansiedade"

O futebolista disse, esta terça-feira, ter ficado "mais nervoso" e com "mais ansiedade" depois do ataque à academia do Sporting, no qual viu agressões a Rui Patrício, William Carvalho, Acuña e Bataglia. Bruno Fernandes foi ouvido, …

"Abusei da amizade". Santos Silva confessa que pediu ajuda a Sócrates num concurso público

O empresário Carlos Santos Silva confessou no primeiro dia de interrogatório com Ivo Rosa que chegou a sugerir ao antigo primeiro-ministro José Sócrates que o ajudasse num concurso público em que o Grupo Lena participou. De …

O Nepal proibiu, mas mulheres continuam a ser forçadas a dormir em "cabanas menstruais"

"Chaupadi" é uma tradição hindu, característica do Nepal, que força as mulheres a dormirem num abrigo quando estão menstruadas por serem consideradas impuras. Segundo o IFLScience, uma nova investigação mostra que 77% das raparigas que vivem …

O golo "doloroso" de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história …

Almeida Henriques suspeito de receber avença enquanto esteve no Governo por favores a empresário

Almeida Henriques, antigo secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho, e atual presidente da Câmara de Viseu, é suspeito de ter recebido dinheiro por favores ao empresário Agostinho …