Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano.

Depois de anos sem oferecer novidades no mercado automóvel, a Lotus anunciou esta semana uma bomba que promete abalar a indústria de carros elétricos. O novo Lotus Evija será o mais potente do mercado com 2 mil cavalos. Tem chegada prevista para 2020 e terá um preço de 1,9 milhões de euros.

O chassi do carro será feito em fibra de carbono e com um peso de 1680 quilogramas será o mais leve supercarro elétrico de produção em série. De acordo com o Ars Technica, a bateria do carro é proveniente da Williams Advanced Engineering, que trabalha com a Fórmula E (a Fórmula 1 dos carros elétricos). A bateria poderá ser recarregada em apenas 18 minutos.

Toda a potência do Lotus Evija será proporcionada por um sistema de quatro motores — um em cada roda, com sensivelmente 493 cavalos. No total são praticamente 2 mil cavalos, que ultrapassam a potência do Pininfarina Battista e do Rimac C_Two, com 1900 e 1914 cavalos, respetivamente.

O supercarro da Lotus fará os 0 aos 100 km/h em menos de três segundos. Para chegar aos 300 quilómetros por hora, basta-lhe apenas nove segundos. O veículo terá ainda uma autonomia de 400 quilómetros.

“Com o Lotus Evija, temos um sistema de motores extremamente eficiente, capaz de fornecer energia de uma maneira nunca antes vista. A nossa bateria, motores elétricos e transmissão operam com eficiência de até 98%. Isso define novos padrões de excelência em engenharia”, disse Matt Windle, diretor executivo de engenharia de carros desportivos da Lotus Cars.

Segundo o Razão Automóvel, o Evija terá ainda cinco modos de condução diferentes: Range, City, Tour, Sport e Track. Tem um sistema DRS semelhante ao usado na Fórmula 1 e não tem espelhos retrovisores, tendo sido substituído por câmaras.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Isto é pena e discriminatório pois só os pobrezinhos é que se irão interessar por uma máquina destas, os ricos coitados vão ficar todos de beiça pendurada!

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …