Super tufão Haiyan pode já ter causado 1.200 mortes nas Filipinas


Cerca de 1.200 pessoas poderão ter morrido na passagem do tufão Haiyan pelas Filipinas, um dos mais fortes de sempre em todo o planeta, anunciou hoje a Cruz Vermelha local.

“Trata-se de uma avaliação. Outros (as autoridades) devem fazer a contagem” concreta das perdas humanas provocadas pela tempestade, disse à AFP a secretária geral da Cruz Vermelha filipina, Gwendolyn Pang.

As autoridades locais referem os ventos com uma média de 235 quilómetros por hora, mas as rajadas chegaram aos 315 quilómetros por hora em alguns pontos, a que se juntam tempestades no mar, com vagas que atingiram as cidades costeiras.

 

Mais de 100 mortos espalhados nas ruas em Tacloban

Mais de uma centena de pessoas morreram na cidade de Tacloban, capital da província filipina de Leyte, centro do país, na passagem do super tufão Haiyan pelo arquipélago, revelou hoje, via rádio, a autoridade da aviação das Filipinas.

Numa primeira mensagem, a mesma autoridade tinha revelado que as mortes tinham ocorrido numa vila do centro do país embora não identificasse com precisão o local.

John Andrews, vice-diretor geral da Autoridade da Aviação Civil das Filipinas explicou que o responsável do aeroporto de Tacloban tinha reportado à sede em manila a existência de mais de 100 mortos espalhados pelas ruas da vila, onde também há a registar mais de uma centena de feridos.

 

Presidente das Filipinas diz que número de mortes subirá

Os números das vítimas mortais da passagem do super tufão Haiyan pelas Filipinas só serão conhecidos nos próximos dias quando as autoridades de socorro conseguirem chegar aos locais mais remotos do centro e sul do arquipélago, recentemente devastado por um forte sismo e agora atingido pelo super tufão.

O número de pessoas mortas nas Filipinas, vítimas do tufão Haiyan, deverá ser “substancialmente maior”, afirmou neste sábado o presidente do país, Benigno Aquino III, sem, no entanto, anunciar um dado oficial. “Nós ainda não estamos preparadas para dizer qual o número de vítimas até o momento”, disse em rede de televisão local.

Aquino III afirmou ainda que a prioridade do governo no momento é restaurar a energia e a comunicação nas áreas atingidas pelo tufão, além do atendimento às vítimas. Ainda de acordo com o presidente, o país tem recursos suficientes para atender os locais afetados, mas países como Israel e Nova Zelândia já ofereceram ajuda.

ZAP/MA/AE/DJN/Lusa

RESPONDER

É um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" proibir refeições em panteões

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considerou hoje que seria um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" restringir totalmente "qualquer serviço de refeições nos panteões". "Concordo com as restrições, mas não na …

Surto de Legionella pode resultar em acusações por homicídio

A Veolia Portugal, responsável pela manutenção das torres de refrigeração do Hospital de São Francisco Xavier negou responsabilidade no surto de 'legionella', garantindo que "todos os procedimentos foram implementados corretamente". "Todos os procedimentos foram implementados corretamente …

Rui Santos "paineleiro com feitio de gaja", Bruno de Carvalho "machista preconceituoso"

A associação Capazes não poupou críticas ao presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, que acusa de "machismo, misoginia e homofobia", depois das violentas críticas que o presidente do Sporting endereçou a Rui Santos, comentador …

Detido diretor nacional do Tesouro angolano por suspeita de desvio de verbas

O diretor nacional do Tesouro angolano foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no âmbito de uma investigação policial a alegados desvios de verbas do Estado através de contratos celebrados com empresas fictícias. De acordo …

Milhares de contas russas no Twitter foram usadas para influenciar referendo do Brexit

Investigadores concluíram que nos dias anteriores à votação do referendo sobre o Brexit, centenas de contas falsas no Twitter com origem russa tentaram influenciar a decisão da saída do Reino Unido da União Europeia. De acordo …

Submarino militar argentino desapareceu com 44 pessoas a bordo

A Marinha da Argentina confirmou esta sexta-feira que está à procura de um submarino militar com 44 tripulantes, com o qual perdeu todo o o contacto há mais de 72 horas. O submarino militar argentino o …

Secretária de Estado desvaloriza "jantarinho" da Web Summit no Panteão

A secretária de Estado da Indústria desvalorizou o polémico jantar no Panteão Nacional e garante que nenhum membro do Governo esteve presente. "Não temos nada a ver com isso", afirmou à agência Lusa. A secretária de Estado …

Primeiro-ministro demissionário libanês acolhido em França

O primeiro-ministro demissionário libanês, que chegou este sábado a Paris procedente da Arábia Saudita, vai regressar ao Líbano na próxima quarta-feira para participar na festa nacional, informou a Agência Nacional de Notícias. Saad Hariri, que se …

Corte no subsídio de desemprego acaba em Janeiro

O fim do corte de 10% aplicado ao subsídio de desemprego vai entrar em vigor já a partir de Janeiro de 2018 e irá abranger todos os desempregados, incluindo os que já estão a receber …

Neblina de hidrocarbonetos de Plutão mantém planeta anão mais frio do que o esperado

A composição gasosa da atmosfera de um planeta geralmente determina a quantidade de calor que fica aí preso. No entanto, para o planeta anão Plutão, a temperatura prevista com base na composição da sua atmosfera …