Super-tempestade de areia atinge o Médio Oriente e faz oito mortos

Abir Sultan / EPA

Tempestade de areia atinge o Líbano, a Síria e Israel

Tempestade de areia atinge o Líbano, a Síria e Israel

Pelo menos oito pessoas morreram e centenas foram hospitalizadas com problemas respiratórios no Médio Oriente devido a uma tempestade de areia que está a afectar nomeadamente campos de refugiados sírios.

As nuvens de areia ensombraram esta terça-feira, pelo segundo dia consecutivo, o céu de uma grande parte do Líbano, Síria, Israel, territórios palestinianos e Chipre.

Até agora, a Síria parece ser o país mais afectado, com seis mortos, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

“Quatro morreram em Deir Ezzor, entre os quais uma criança e uma mulher idosa, uma criança morreu na província de Hamas e outra pessoa em Deraa (sul)”, precisou o director da organização não-governamental sediada em Inglaterra, Rami Abdel Rahman.

“Uma morreu na segunda-feira, a outra, esta terça”, disse o ministro da Saúde libanês, Wael Bu Faur, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

“O número de casos de asfixia e de problemas respiratórios causados pela tempestade de areia ascendeu a 750”, acrescentou o ministro.

Anunciando o “estado de alerta”, as autoridades pediram às “pessoas que sofrem de asma, alergias e doenças cardiovasculares e pulmonares crónicas, bem como às pessoas idosas, às crianças e às grávidas que fiquem em casa” ou usem máscaras se tiverem de sair. A polícia distribuiu máscaras pelas ruas.

Esta tempestade deverá baixar de intensidade a partir desta quarta-feira à noite, segundo os serviços de meteorologia.

Vinda do norte do Iraque, ela é considerada excepcional pela sua “densidade” para este período do ano.

Abir Sultan / EPA

Um palestiniano sentado em Jerusalém durante a tempestade de areia que atingiu o Líbano, a Síria e Israel

Um palestiniano sentado em Jerusalém durante a tempestade de areia que atingiu o Líbano, a Síria e Israel

“Habitualmente, o Khamsin, vento de areia escaldante que sopra na região, atinge duas ou três vezes por ano o Líbano, mas é durante a primavera, em Março e em Abril”, explicou Muin Hamzé, o secretário-geral do Centro Nacional de Investigação Científica libanês.

A tempestade de areia está a afectar em partícular os refugiados sírios que vivem em campos miseráveis, na região de Békaa.

Na vizinha Síria, a tempestade teve impacto sobre a guerra, já que “paralisou os aviões do regime”, que só efectuaram muito poucos ataques aéreos, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Em Mayadin, cidade do leste controlada pelo grupo extremista Estado Islâmico, os hospitais já não podiam receber mais doentes devido à falta de garrafas de oxigénio, indicou o OSDH.

Também Israel e os territórios palestinianos foram afectados pela tempestade, que provocou um aumento da poluição atmosférica em Jerusalém, na região do Neguev e noutras localidades.

Segundo o ‘site’ de informações israelita Ynet, voos domésticos entre Telavive e Eilat, no sul, foram perturbados e alguns mesmo cancelados.

Os hospitais da Cisjordânia trataram dezenas de doentes vítimas de dificuldades respiratórias, indicou o ministério da Saúde palestiniano.

A ilha mediterrânica de Chipre, próxima da costa síria, ficou também coberta por uma nuvem de poeira, acompanhada de temperaturas em volta dos 40 graus centígrados.

As escolas receberam ordens para manter as crianças nas salas de aula e os hospitais foram colocados em estado de alerta.

No total, 24 aviões foram afectados pela tempestade de areia.

Durante a manhã, aqueles que deviam aterrar ou descolar do aeroporto internacional de Larnaca, no sul do país, foram redirecionados para o de Paphos, mais a ocidente, segundo responsáveis aeroportuários.

Tendo em conta as condições meteorológicas excepcionais, o Governo ordenou a transferência dos refugiados sírios resgatados no domingo ao largo da ilha para um acampamento com tendas para um campo difícil.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …