Super-tempestade de areia atinge o Médio Oriente e faz oito mortos

Abir Sultan / EPA

Tempestade de areia atinge o Líbano, a Síria e Israel

Tempestade de areia atinge o Líbano, a Síria e Israel

Pelo menos oito pessoas morreram e centenas foram hospitalizadas com problemas respiratórios no Médio Oriente devido a uma tempestade de areia que está a afectar nomeadamente campos de refugiados sírios.

As nuvens de areia ensombraram esta terça-feira, pelo segundo dia consecutivo, o céu de uma grande parte do Líbano, Síria, Israel, territórios palestinianos e Chipre.

Até agora, a Síria parece ser o país mais afectado, com seis mortos, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

“Quatro morreram em Deir Ezzor, entre os quais uma criança e uma mulher idosa, uma criança morreu na província de Hamas e outra pessoa em Deraa (sul)”, precisou o director da organização não-governamental sediada em Inglaterra, Rami Abdel Rahman.

“Uma morreu na segunda-feira, a outra, esta terça”, disse o ministro da Saúde libanês, Wael Bu Faur, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

“O número de casos de asfixia e de problemas respiratórios causados pela tempestade de areia ascendeu a 750”, acrescentou o ministro.

Anunciando o “estado de alerta”, as autoridades pediram às “pessoas que sofrem de asma, alergias e doenças cardiovasculares e pulmonares crónicas, bem como às pessoas idosas, às crianças e às grávidas que fiquem em casa” ou usem máscaras se tiverem de sair. A polícia distribuiu máscaras pelas ruas.

Esta tempestade deverá baixar de intensidade a partir desta quarta-feira à noite, segundo os serviços de meteorologia.

Vinda do norte do Iraque, ela é considerada excepcional pela sua “densidade” para este período do ano.

Abir Sultan / EPA

Um palestiniano sentado em Jerusalém durante a tempestade de areia que atingiu o Líbano, a Síria e Israel

Um palestiniano sentado em Jerusalém durante a tempestade de areia que atingiu o Líbano, a Síria e Israel

“Habitualmente, o Khamsin, vento de areia escaldante que sopra na região, atinge duas ou três vezes por ano o Líbano, mas é durante a primavera, em Março e em Abril”, explicou Muin Hamzé, o secretário-geral do Centro Nacional de Investigação Científica libanês.

A tempestade de areia está a afectar em partícular os refugiados sírios que vivem em campos miseráveis, na região de Békaa.

Na vizinha Síria, a tempestade teve impacto sobre a guerra, já que “paralisou os aviões do regime”, que só efectuaram muito poucos ataques aéreos, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Em Mayadin, cidade do leste controlada pelo grupo extremista Estado Islâmico, os hospitais já não podiam receber mais doentes devido à falta de garrafas de oxigénio, indicou o OSDH.

Também Israel e os territórios palestinianos foram afectados pela tempestade, que provocou um aumento da poluição atmosférica em Jerusalém, na região do Neguev e noutras localidades.

Segundo o ‘site’ de informações israelita Ynet, voos domésticos entre Telavive e Eilat, no sul, foram perturbados e alguns mesmo cancelados.

Os hospitais da Cisjordânia trataram dezenas de doentes vítimas de dificuldades respiratórias, indicou o ministério da Saúde palestiniano.

A ilha mediterrânica de Chipre, próxima da costa síria, ficou também coberta por uma nuvem de poeira, acompanhada de temperaturas em volta dos 40 graus centígrados.

As escolas receberam ordens para manter as crianças nas salas de aula e os hospitais foram colocados em estado de alerta.

No total, 24 aviões foram afectados pela tempestade de areia.

Durante a manhã, aqueles que deviam aterrar ou descolar do aeroporto internacional de Larnaca, no sul do país, foram redirecionados para o de Paphos, mais a ocidente, segundo responsáveis aeroportuários.

Tendo em conta as condições meteorológicas excepcionais, o Governo ordenou a transferência dos refugiados sírios resgatados no domingo ao largo da ilha para um acampamento com tendas para um campo difícil.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …