Sul-coreanos podem ser presos se fumarem marijuana no Canadá

2

As autoridades sul-coreanas disseram, esta semana, que os cidadãos do seu país estão proibidos de fumar marijuana para fins medicinais, mesmo que seja num país onde seja legal, como é o caso do Canadá.

A lei da Coreia do Sul prevê que os seus cidadãos estejam sempre ao abrigo da constituição nacional, mesmo em território estrangeiro. Em relação à marijuana, o país tem uma política de intolerância.

“Os fumadores de erva serão punidos de acordo com a lei coreana, mesmo que o tenham feito em países onde a marijuana é legal”, avisou Yoon Se-in, chefe da divisão de investigação de narcóticos da polícia provincial de Gyeonggi Nambu, citado pelo jornal coreano The Korea Times. Isto significa que um sul-coreano que fume marijuana está arriscar-se a 5 anos de prisão.

De acordo com estatísticas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, cerca de 23 mil estudantes sul-coreanos no Canadá, país onde o uso de marijuana para fins medicinais foi legalizado na semana passada, o que preocupou as autoridades da Coreia do Sul.

A forma como a polícia testaria os cidadãos não é clara, mas é provável que a fiscalização se concentre mais nos traficantes de drogas do que nas pessoas comuns.

“A Coreia do Sul não consegue fiscalizar toda a gente que visitar um país estrangeiro, mas a polícia mantém uma ‘lista negra’ que leva a certos indivíduos a ser supervisionados”, disse Lee Chang-Hoon, professor do departamento de administração policial da Universidade de Hannam. “A polícia está mais preocupada com o tráfico”.

A planta foi proibida na Coreia do Sul em 1976 pelo presidente da época Park Chung-hee. Até à altura, apenas a “marijuana indiana” estava banida por ser considerada um narcótico. De acordo com o The Guardian, em 2015, foram feitas 12 mil detenções por posse de droga no país.

ZAP //

2 Comments

  1. Continua a prevalecer a tacanhez e o preconceito politicamente conveniente.
    Estas nações que têm uma visão auto-moralista dão-me cá um ‘galo’.
    Nós (os Tugas) não somos muito diferentes. Tacanhez não nos falta. Mas por diferentes motivações.
    Estas proibições ao consumo de canábis (e seus sucedâneos) tem por base legislação americana no virar do séc. XX.
    Foi intencionada para desencorajar o contacto entre jovens brancos e negros, que tinham o hábito de se juntar e fumar a marijuana em ambiente comunal.
    Depois tornou-se viral. Rapidamente quase todo o mundo ocidental decidiu imitar a legislação americana.
    Esta planta acompanha a humanidade há centenas de milhares de anos. É, talvez, o maior denominador comum da espécie humana, encontrando-se vestígios do seu uso em estudo palearqueológicos em todos as partes do mundo onde vivem ou já viveram humanos.
    Mas agora, nós, os chamados homo sapiens. sapiens, acham que são mais expertos.
    SALOIOS!!!

    • Já agora,…A notícia está incorrecta.
      Na semana passada o Canadá legalizou o consumo de canábis para fins “RECREATIVOS”, e não medicinais.
      Isso já era legal há muito tempo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.