/

Sul da Califórnia atingido por rara chuva de relâmpagos. Foram mais de 2000

1

Na noite desta terça-feira, uma grande tempestade atingiu o sul da Califórnia, nos Estados Unidos, causando cortes de energia e incêndios de baixa intensidade.

Segundo relatos dos média locais, não havia registo de uma tempestade semelhante há, pelo menos, uma década. O fenómeno incomum, que durou cerca de cinco horas, foi acompanhado por fortes chuvas e ventos.

Durante a tempestade caíram cerca de 2.200 raios na área entre as cidades de Santa Bárbara e Los Angeles, de acordo com o meteorologista Curt Kaplan, do Serviço Nacional de Meteorologia, em Oxnard, na Califórnia.

Um dos raios caiu no aeroporto de Santa Bárbara, apagando brevemente as luzes da pista, impedindo momentaneamente os aviões de pousar e descolar. Já no Aeroporto Internacional de Los Angeles, um voo teve que voltar ao terminal aéreo depois de ter ser atingido por um choque elétrico.

O Serviço Nacional de Meteorologia explicou que atempestade foi o resultado de um “rio atmosférico”, um fenómeno que é caracterizado pelo transporte de uma grande quantidade de vapor de água ao longo de um corredor longo e estreito na atmosfera, gerando tempestades com forte precipitação e consequentes cheias na costa oeste dos EUA.

O fenómeno é ainda mais um sinal do Inverno atípico que a Califórnia enfrenta. Em janeiro, por exemplo, nevou no Sul da Califórnia, região caracterizada pelas altas temperaturas mesmo durante o Inverno.

ZAP //

1 Comment

  1. “um voo teve que voltar ao terminal aéreo depois de ter ser atingido por um choque elétrico.” Talvez por um raio, não? Ou será que colocou os dedos na tomada?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.