Sul da Califórnia atingido por rara chuva de relâmpagos. Foram mais de 2000

Na noite desta terça-feira, uma grande tempestade atingiu o sul da Califórnia, nos Estados Unidos, causando cortes de energia e incêndios de baixa intensidade.

Segundo relatos dos média locais, não havia registo de uma tempestade semelhante há, pelo menos, uma década. O fenómeno incomum, que durou cerca de cinco horas, foi acompanhado por fortes chuvas e ventos.

Durante a tempestade caíram cerca de 2.200 raios na área entre as cidades de Santa Bárbara e Los Angeles, de acordo com o meteorologista Curt Kaplan, do Serviço Nacional de Meteorologia, em Oxnard, na Califórnia.

Um dos raios caiu no aeroporto de Santa Bárbara, apagando brevemente as luzes da pista, impedindo momentaneamente os aviões de pousar e descolar. Já no Aeroporto Internacional de Los Angeles, um voo teve que voltar ao terminal aéreo depois de ter ser atingido por um choque elétrico.

O Serviço Nacional de Meteorologia explicou que atempestade foi o resultado de um “rio atmosférico”, um fenómeno que é caracterizado pelo transporte de uma grande quantidade de vapor de água ao longo de um corredor longo e estreito na atmosfera, gerando tempestades com forte precipitação e consequentes cheias na costa oeste dos EUA.

O fenómeno é ainda mais um sinal do Inverno atípico que a Califórnia enfrenta. Em janeiro, por exemplo, nevou no Sul da Califórnia, região caracterizada pelas altas temperaturas mesmo durante o Inverno.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “um voo teve que voltar ao terminal aéreo depois de ter ser atingido por um choque elétrico.” Talvez por um raio, não? Ou será que colocou os dedos na tomada?

RESPONDER

Impactos antigos revelam que Marte levou mais tempo a formar-se do que pensávamos

O Sistema Solar primitivo era um lugar caótico, com evidências indicando que Marte provavelmente foi atingido por planetesimais, pequenos protoplanetas com até 1900 km em diâmetro, no início da sua história. Cientistas do SwRI (Southwest Research …

Para ouvir a nova música dos Pearl Jam tem de apontar o telemóvel para a Lua

A banda de rock norte-americana Pearl Jam está empenhada em usar as tecnologias ao serviço da criatividade e da promoção do novo disco, que vai ser lançado no dia 27 de março. Uma semana antes do …

Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto. De acordo …

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …