Sul da Califórnia atingido por rara chuva de relâmpagos. Foram mais de 2000

Na noite desta terça-feira, uma grande tempestade atingiu o sul da Califórnia, nos Estados Unidos, causando cortes de energia e incêndios de baixa intensidade.

Segundo relatos dos média locais, não havia registo de uma tempestade semelhante há, pelo menos, uma década. O fenómeno incomum, que durou cerca de cinco horas, foi acompanhado por fortes chuvas e ventos.

Durante a tempestade caíram cerca de 2.200 raios na área entre as cidades de Santa Bárbara e Los Angeles, de acordo com o meteorologista Curt Kaplan, do Serviço Nacional de Meteorologia, em Oxnard, na Califórnia.

Um dos raios caiu no aeroporto de Santa Bárbara, apagando brevemente as luzes da pista, impedindo momentaneamente os aviões de pousar e descolar. Já no Aeroporto Internacional de Los Angeles, um voo teve que voltar ao terminal aéreo depois de ter ser atingido por um choque elétrico.

O Serviço Nacional de Meteorologia explicou que atempestade foi o resultado de um “rio atmosférico”, um fenómeno que é caracterizado pelo transporte de uma grande quantidade de vapor de água ao longo de um corredor longo e estreito na atmosfera, gerando tempestades com forte precipitação e consequentes cheias na costa oeste dos EUA.

O fenómeno é ainda mais um sinal do Inverno atípico que a Califórnia enfrenta. Em janeiro, por exemplo, nevou no Sul da Califórnia, região caracterizada pelas altas temperaturas mesmo durante o Inverno.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “um voo teve que voltar ao terminal aéreo depois de ter ser atingido por um choque elétrico.” Talvez por um raio, não? Ou será que colocou os dedos na tomada?

RESPONDER

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …