Sul da Califórnia atingido por rara chuva de relâmpagos. Foram mais de 2000

Na noite desta terça-feira, uma grande tempestade atingiu o sul da Califórnia, nos Estados Unidos, causando cortes de energia e incêndios de baixa intensidade.

Segundo relatos dos média locais, não havia registo de uma tempestade semelhante há, pelo menos, uma década. O fenómeno incomum, que durou cerca de cinco horas, foi acompanhado por fortes chuvas e ventos.

Durante a tempestade caíram cerca de 2.200 raios na área entre as cidades de Santa Bárbara e Los Angeles, de acordo com o meteorologista Curt Kaplan, do Serviço Nacional de Meteorologia, em Oxnard, na Califórnia.

Um dos raios caiu no aeroporto de Santa Bárbara, apagando brevemente as luzes da pista, impedindo momentaneamente os aviões de pousar e descolar. Já no Aeroporto Internacional de Los Angeles, um voo teve que voltar ao terminal aéreo depois de ter ser atingido por um choque elétrico.

O Serviço Nacional de Meteorologia explicou que atempestade foi o resultado de um “rio atmosférico”, um fenómeno que é caracterizado pelo transporte de uma grande quantidade de vapor de água ao longo de um corredor longo e estreito na atmosfera, gerando tempestades com forte precipitação e consequentes cheias na costa oeste dos EUA.

O fenómeno é ainda mais um sinal do Inverno atípico que a Califórnia enfrenta. Em janeiro, por exemplo, nevou no Sul da Califórnia, região caracterizada pelas altas temperaturas mesmo durante o Inverno.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “um voo teve que voltar ao terminal aéreo depois de ter ser atingido por um choque elétrico.” Talvez por um raio, não? Ou será que colocou os dedos na tomada?

RESPONDER

Um milhão de assinaturas apoia apelo da ONU para cessar-fogo mundial

Uma petição lançada pela ONG Avaaz, em apoio ao apelo da ONU para um cessar-fogo mundial, devido à pandemia de covid-19, atingiu, esta quinta-feira, um milhão de assinaturas, numa altura em que os conflitos não …

Premier League afasta regresso da competição em maio

A Liga inglesa de futebol adiou esta sexta-feira o recomeço para uma altura em que seja apenas “seguro e apropriado” fazê-lo, devido à pandemia do Covid-19, descartando a possibilidade de o regresso da competição acontecer …

Trump anunciou acordo com Arábia Saudita que fez disparar petróleo. Mas Rússia desmente

O Kremlin desmentiu esta quinta-feira mensagens do Presidente norte-americano, Donald Trump, prometendo uma redução da produção saudita e russa de petróleo, que provocaram uma subida forte das cotações, o que compromete aquele crescimento. Em Nova Iorque, …

Mais de 100 detenções e 1126 pessoas barradas na fronteira

Cento e oito detenções foram feitas nos primeiros 15 dias do estado de emergência devido à covid-19 e mais de mil entradas foram recusadas no país através das fronteiras com Espanha, revelou o ministro da …

Cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril (mas estatuto fica suspenso)

Mesmo que os processos de reconhecimento do estatuto fiquem congelados, o Executivo garante que os cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril. Os apoios estão garantidos desde dia 1 de abril, mas a pandemia …

UGT quer garantia de pagamento do subsídio de refeição em teletrabalho

A UGT propõe uma alteração legislativa que garanta o pagamento do subsídio de refeição em regime de teletrabalho e pede ao Governo que intervenha já para “pôr cobro imediato às situações injustas” que se estão …

Negócios online. Registo de domínios .pt triplicou desde o início da pandemia

Apesar de o registo de domínios .pt ter triplicado desde o início da pandemia em Portugal, ajudar os pequenos comerciantes tradicionais a usarem o digital ainda é muito importante. Os negócios de origem portuguesa começaram a …

Bolsonaro critica governadores por terem "medinho" do vírus

O presidente brasileiro acusou os governadores de terem medo de serem infetados pelo povo. "Desconheço qualquer hospital que esteja lotado", acrescentou Bolsonaro, após serem informações contrárias. O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, voltou esta quinta-feira a criticar …

Homossexuais, bissexuais e pessoas com tatuagem ou piercing já podem dar sangue nos EUA

Os Estados Unidos (EUA) reviram na quinta-feira as regras que impedem muitos homossexuais de doar sangue, num esforço para combater a grave escassez de doações devido ao surto da Covid-19. Desde 2015, homens que tiveram relações …

Um em cada cinco portugueses circulou nas estradas sem justificação

No passado sábado, um em cada cinco portugueses circulou nas estradas sem justificação. No domingo, o valor caiu para metade, com apenas um em cada dez condutores a fazê-lo. Face à quarentena obrigatória implementada pelo estado …