/

Descobertos na Suécia túmulos de Vikings que se terão convertido ao Cristianismo

(dr) Uppdrag arkeologi

Sete túmulos Vikings que continham esqueletos bem preservados, incluindo o que poderão ser os restos mortais de dois bebés gémeos, foram descobertos na cidade de Sigtuna, na Suécia.

De acordo com o site Live Science, uma equipa de arqueólogos descobriu os restos mortais de oito pessoas (quatro adultos e quatro crianças), com cerca de mil anos, dentro de sete túmulos na cidade sueca de Sigtuna. Estas pessoas seriam provavelmente Vikings que se acabaram por converter ao Cristianismo.

“O caráter cristão das sepulturas agora escavadas é óbvio devido à forma como foram dispostas”, declarou Johan Runer, gestor de projeto da Uppdrag arkeologi, a empresa que liderou as escavações no local.

A maioria das pessoas foi enterrada deitada de costas, numa posição este-oeste, enquanto que as pessoas que seguiam as crenças tradicionais Vikings nesta área da Suécia costumavam ser cremadas, explicou ainda o responsável.

Os investigadores encontraram depósitos de carvão e, em alguns casos, caixões parcialmente queimados, o que sugere que houve rituais de fogo em pelo menos quatro dos enterros. Também foram descobertos montes de pedras no cimo de quatro túmulos, um dos quais estava cercado por uma cista (pedras posicionadas em forma de caixa).

“Estas características não eram conhecidas anteriormente na cidade de Sigtuna”, disse Runer, que notou que são comuns entre os primeiros túmulos cristãos nesta área do país, que está localizada a cerca de 37 quilómetros de Estocolmo.

A equipa pensa que um dos túmulos contém os restos mortais de dois bebés gémeos, que terão sido “o trágico resultado de um aborto tardio”.

“Num dos túmulos, estavam dois bebés muito pequenos, aparentemente da mesma idade”, explicou o mesmo responsável.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.