Suécia cancela Estocolmo Fashion Week (e a culpa é do ambiente)

Peter Duhon / Flickr

O Conselho de Moda Sueco decidiu cancelar a edição deste ano da Estocolmo Fashion Week. Em causa estão preocupações ambientais que advém da natureza insustentável da indústria da moda.

A Suécia tem uma forte reputação no mundo da moda, sendo conhecida pelo seu design e estilo minimalistas. No entanto, tomou a dura decisão de cancelar a Estocolmo Fasion Week, que se realiza bianualmente na capital sueca. A nação escandinava mostrou as suas preocupações com os danos causados ao ambiente pela indústria da moda.

De facto, os suecos são reconhecidos pela sua notável consciência ambiental, mas ninguém no mundo da moda esperava uma decisão tão drástica do Conselho de Moda Sueco. O cancelamento afeta centenas de estilistas suecos e internacionais, que se prepararam arduamente para as passerelles de Estocolmo entre 27 e 29 de agosto.

No entanto, segundo a Euronews, ao que tudo indica, o cancelamento deverá ser temporário, “com um formato alternativo a ser pensado entretanto”. A Copenhaga Fasion Week, que decorre entre 4 e 7 de agosto, é um dos eventos que rivaliza com os suecos, mas depois desta recente decisão, abrem-se portas para que os dinamarqueses também repensem o seu formato.

“Afastar do modelo convencional da fashion week tem sido uma decisão difícil, mas muito considerada”, disse Jennie Rosén, CEO do Conselho de Moda Sueco. “É crucial apoiar as marcas no desenvolvimento de experiências de moda da próxima geração”, acrescentou.

Rosén defende que, assim, é possível adaptarem-se para satisfazer as novas necessidades, alcançar metas de sustentabilidade da indústria e estabelecer novos padrões de moda.

Agora, o essencial passa por repensar o formato de um dos maiores eventos da moda escandinava. O objetivo passa por uma intensa colaboração entre setores e novas fontes de receitas, tendo sempre em vista a sustentabilidade do mercado. A nova estratégia deverá ser anunciada até ao final do ano pelo Conselho de Moda Sueco.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …