Suécia acolhe primeiro festival de cinema português

Cena de Cerro Negro, filme de João Salaviza

Cena de Cerro Negro, filme de João Salaviza

A Suécia acolhe, a partir do dia 25, o Frames, o primeiro festival no país dedicado ao cinema contemporâneo português, que incluirá filmes de realizadores como Miguel Gomes, Gonçalo Tocha, João Nicolau e João Salaviza.

A mostra em Estocolmo “será uma oportunidade única para dar a conhecer melhor ao público sueco alguns dos filmes do novo cinema português”, afirma a associação cultural Zero em Comportamento, uma das organizadoras.

O festival, dirigido por Carlos Pereira e Fernanda Torre, decorrerá de 25 a 30 de novembro, exibindo mais de uma dezena de filmes, entre ficção e documentário, incluindo uma pequena secção dedicada ao público infantil.

Entre os filmes escolhidos estão “Aquele querido mês de agosto”, de Miguel Gomes, “Morrer como um Homem”, de João Pedro Rodrigues, e os documentários “É na terra não é na lua”, de Gonçalo Tocha, e “Terra de ninguém”, de Salomé Lamas.

A estes juntam-se ainda as três curtas-metragens de João Salaviza (“Arena”, “Cerro Negro” e “Rafa”), “Rapace”, de João Nicolau, “O Nosso Homem”, de Pedro Costa, e “Liberdade”, de Gabriel Abrantes.

Para o público mais novo foram escolhidas cinco curtas metragens: “História trágica com final feliz”, de Regina Pessoa, “Viagem a Cabo Verde”, de José Miguel Ribeiro, “Smolik”, de Cristiano Mourato, “Gambozinos”, de João Nicolau, e “Na Escola”, de Jorge Cramez.

No dia 30 haverá ainda um debate sobre colonialismo e o cinema português contemporâneo, com a participação do crítico de cinema e programador Luís Miguel Oliveira e da antiga jornalista Isabela Figueiredo, autora do livro “Caderno de memórias coloniais”.

O festival Frame é organizado pela UngFaps, Instituto Camões, universidades de Dalarna e Estocolmo, e conta com parceria da embaixada de Portugal e da Zero em Comportamento.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …