Suécia acolhe primeiro festival de cinema português

Cena de Cerro Negro, filme de João Salaviza

Cena de Cerro Negro, filme de João Salaviza

A Suécia acolhe, a partir do dia 25, o Frames, o primeiro festival no país dedicado ao cinema contemporâneo português, que incluirá filmes de realizadores como Miguel Gomes, Gonçalo Tocha, João Nicolau e João Salaviza.

A mostra em Estocolmo “será uma oportunidade única para dar a conhecer melhor ao público sueco alguns dos filmes do novo cinema português”, afirma a associação cultural Zero em Comportamento, uma das organizadoras.

O festival, dirigido por Carlos Pereira e Fernanda Torre, decorrerá de 25 a 30 de novembro, exibindo mais de uma dezena de filmes, entre ficção e documentário, incluindo uma pequena secção dedicada ao público infantil.

Entre os filmes escolhidos estão “Aquele querido mês de agosto”, de Miguel Gomes, “Morrer como um Homem”, de João Pedro Rodrigues, e os documentários “É na terra não é na lua”, de Gonçalo Tocha, e “Terra de ninguém”, de Salomé Lamas.

A estes juntam-se ainda as três curtas-metragens de João Salaviza (“Arena”, “Cerro Negro” e “Rafa”), “Rapace”, de João Nicolau, “O Nosso Homem”, de Pedro Costa, e “Liberdade”, de Gabriel Abrantes.

Para o público mais novo foram escolhidas cinco curtas metragens: “História trágica com final feliz”, de Regina Pessoa, “Viagem a Cabo Verde”, de José Miguel Ribeiro, “Smolik”, de Cristiano Mourato, “Gambozinos”, de João Nicolau, e “Na Escola”, de Jorge Cramez.

No dia 30 haverá ainda um debate sobre colonialismo e o cinema português contemporâneo, com a participação do crítico de cinema e programador Luís Miguel Oliveira e da antiga jornalista Isabela Figueiredo, autora do livro “Caderno de memórias coloniais”.

O festival Frame é organizado pela UngFaps, Instituto Camões, universidades de Dalarna e Estocolmo, e conta com parceria da embaixada de Portugal e da Zero em Comportamento.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …

Quatro espeleólogos portugueses desaparecem em gruta espanhola

Uma equipa de resgate foi acionada para localizar quatro espeleólogos portugueses que estão desde sábado na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, com os trabalhos de socorro a serem dificultados pelo aumento do nível da água Quatro …

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …