Suburbanos do Porto cobram 50 cêntimos por mala extra

Giacomo Giugiaro / Flickr

-

A CP irá passar a cobrar 50 cêntimos por cada bagagem que os passageiros levem além da bagagem de mão nos comboios suburbanos do Porto, noticia o Público.

A medida entrou em vigor no dia 1 de Fevereiro de acordo com declarações da CP ao jornal, e “tem carácter experimental, temporário” e que pretende sensibilizar “os clientes para as condições de transporte de bagagens”. Ao jornal, a empresa afirma ainda que nenhuma taxa foi cobrada desde o início do mês.

Este valor será cobrado a passageiros que transportem consigo volumes, além da bagagem de mão, que ultrapassem os 30 por 10 centímetros, ou que tenham mais que 60 centímetros de largura. Este valor será cobrado a bordo pelo revisor, passando, na altura, o respectivo recibo.

A medida, aplicada nos comboios do Grande Porto não obriga a que os passageiros façam “check in” nas estações, sendo apenas necessário embarcar a bagagem, desde que exista espaço disponível no comboio.

Segundo o Público, esta medida é implementada por ser frequente verificar-se situações de “transporte excessivo de bagagens pelos clientes, ao ponto de provocar impacto no conforto e qualidade do serviço prestado”, principalmente nas horas de ponta.

Ana Portela, porta-voz da CP, em declarações ao jornal, afirma: “Recebemos no ano passado várias dezenas de reclamações por causa disto”, sublinhando não haver intenção por parte da empresa de aumentar receitas ou aplicar multas, mas apenas transmitir uma “ideia dissuadora do transporte excessivo de bagagem”.

Segundo o jornal, a CP não considera para este efeito “computadores portáteis, malas de mão e similares”, sendo possível, no limite, que o revisor recuse o embarque de mais volumes, se não houver espaço suficiente no comboio.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

UE quer 78% da população empregada até 2030. 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano

Um estudo publicado recentemente mostra que 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano. A Comissão Europeia vai propor uma meta de ter 78% da população da União Europeia (UE) empregada até 2030. De …

Príncipe Filipe “melhorou ligeiramente”, mas já há protocolo em caso de óbito real

Numa altura em que está prestes a completar 100 anos de idade, o marido da Rainha Isabel II encontra-se internado desde 16 de Fevereiro. Esta semana o duque de Edimburgo foi transferido de hospital devido …

Pedrógão Grande. Associação de Vítimas diz que relatório confirma que nada mudou na floresta

O relatório da comissão eventual de inquérito parlamentar sobre Pedrógão Grande confirma as preocupações da Associação de Vítimas relativamente à falta de ação na floresta da região. “[O relatório] confirma a evidência que já tínhamos de …

Nova Zelândia atingida por sismo de 7,2 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter abalou, esta quinta-feira, a costa nordeste da Nova Zelândia. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami, pedindo aos habitantes que se afastassem da costa, que …

Partido de extrema-direita alemão AfD colocado sob vigilância

A Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita alemão, foi colocado sob vigilância a 25 de fevereiro pelo serviço de segurança interna do país, revelou na quarta-feira o Süddeutsche Zeitung. De acordo com o Expresso, …

Caso BES está parado há 8 meses (por causa de uma tradução para francês)

O caso BES está parado há oito meses. O atraso deve-se a uma tradução para francês das quatro mil páginas do processo, necessária para notificar três arguidos suíços. De acordo com o Jornal de Notícias, que …

Lopetegui continua interessado em Corona

O treinador dos espanhóis do Sevilha, Julen Lopetegui, continua interessado na contratação de Tecatito Corona, que alinha pelo FC Porto.  De acordo com o jornal La Razón, o treinador espanhol continua interessado na contratação do jogador mexicano …

Tem de haver "solidariedade estratégica" na pervensão de fogos. Costa oferece bonsai a Marcelo

O Presidente da República foi convidado especial do último Conselho de Ministros do seu primeiro mandato, dedicado às florestas, onde se discutiu o Programa Nacional de Ação do Plano de Gestão Integrada de Fogos Rurais. …

Bolsonaro volta a criticar os media. "Para a imprensa o vírus sou eu"

O Presidente brasileiro voltou a criticar a imprensa e, num momento de descontrolo da pandemia no país, afirmou que para os jornalistas o vírus é o próprio chefe de Estado. "Estamos a fazer o dever de …

Miguel Duarte foi ilibado da acusação de auxílio à imigração ilegal, "mas não foi feita justiça"

Miguel Duarte que, juntamente com outros ativistas, estava a ser acusado pela justiça italiana de ajuda à imigração ilegal, foi "ilibado", mas "o caso segue para tribunal com uma acusação aos restantes membros". A revelação foi …