/

Startup japonesa quer substituir astronautas por robôs

Enviar uma pessoa para o Espaço é extremamente arriscado. Consciente disso, uma startup japonesa quer enviar robôs humanóides em vez de astronautas.

E se robôs humanóides fossem enviados para o Espaço no lugar dos astronautas? Segundo o Futurity, esta é a proposta da startup japonesa Gitai, que quer testar a sua ideia e fazer esta troca numa futura viagem deste género.

Para a Gitai, os riscos e os custos de enviar pessoas para o Espaço não compensam o desafio. O uso de equipamentos semiautónomos, controlados a partir do solo, poderia ajudar a superar este desafio, permitindo economizar até 90% neste tipo de projetos.

Para já, a única questão que impede a implementação imediata deste conceito é a funcionalidade das máquinas.

No ano passado, a empresa fez uma demonstração do uso de um robô humanóide que, apesar de ter conseguido realizar algumas tarefas, acabou por tropeçar várias vezes. Ainda assim, a Gitai não diminuiu o entusiasmo em relação ao futuro tecnológico astronómico.

Anousheh Ansari, a primeira mulher muçulmana a viajar até ao Espaço, não teme que os profissionais desta área percam os seus empregos. “Podemos ter o melhor dos dois mundos.”

Manter um astronauta em órbita não é para qualquer bolso: são precisos cerca de 430 milhões de dólares por ano para garantir a estadia e segurança destes aventureiros espaciais.

Um robô humanóide rondaria os 300 a 500 mil dólares, uma redução de valores que é ainda impulsionada pelo facto de os robôs não necessitarem de se parecerem com seres humanos. Isto significa que, em gravidade zero, as pernas seriam totalmente desnecessárias.

O maior desafio continua a ser desenvolver robôs que possam substituir os cientistas humanos. Mas a meta é ambiciosa: “queremos que os nossos robôs criem bases para a Blue Origin e a SpaceX”, rematou Sho Nakanose, CEO da Gitai.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.