Startup japonesa quer substituir astronautas por robôs

Enviar uma pessoa para o Espaço é extremamente arriscado. Consciente disso, uma startup japonesa quer enviar robôs humanóides em vez de astronautas.

E se robôs humanóides fossem enviados para o Espaço no lugar dos astronautas? Segundo o Futurity, esta é a proposta da startup japonesa Gitai, que quer testar a sua ideia e fazer esta troca numa futura viagem deste género.

Para a Gitai, os riscos e os custos de enviar pessoas para o Espaço não compensam o desafio. O uso de equipamentos semiautónomos, controlados a partir do solo, poderia ajudar a superar este desafio, permitindo economizar até 90% neste tipo de projetos.

Para já, a única questão que impede a implementação imediata deste conceito é a funcionalidade das máquinas.

No ano passado, a empresa fez uma demonstração do uso de um robô humanóide que, apesar de ter conseguido realizar algumas tarefas, acabou por tropeçar várias vezes. Ainda assim, a Gitai não diminuiu o entusiasmo em relação ao futuro tecnológico astronómico.

Anousheh Ansari, a primeira mulher muçulmana a viajar até ao Espaço, não teme que os profissionais desta área percam os seus empregos. “Podemos ter o melhor dos dois mundos.”

Manter um astronauta em órbita não é para qualquer bolso: são precisos cerca de 430 milhões de dólares por ano para garantir a estadia e segurança destes aventureiros espaciais.

Um robô humanóide rondaria os 300 a 500 mil dólares, uma redução de valores que é ainda impulsionada pelo facto de os robôs não necessitarem de se parecerem com seres humanos. Isto significa que, em gravidade zero, as pernas seriam totalmente desnecessárias.

O maior desafio continua a ser desenvolver robôs que possam substituir os cientistas humanos. Mas a meta é ambiciosa: “queremos que os nossos robôs criem bases para a Blue Origin e a SpaceX”, rematou Sho Nakanose, CEO da Gitai.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Banco Montepio passa de lucros a prejuízos de 15,9 milhões no primeiro trimestre

O Banco Montepio registou prejuízos de 15,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano em comparação com lucros de 5,4 milhões no mesmo período do ano passado, foi divulgado esta sexta-feira ao mercado. De acordo …

Aviso da PSP a negar festejos em Alvalade andou “perdido” na CML. Medina sacode responsabilidades

O Sindicato dos Oficiais da PSP garante que município foi “redundantemente alertado” para entendimento de que devia ser recusada colocação de ecrãs gigantes junto a Alvalade. Contudo, a autarquia diz não ter informado os promotores …

Metrópole no Camboja medieval. Estudo mostra quantas pessoas viveram no Império de Angkor

Um novo estudo arqueológico mostra quantas pessoas viveram no antigo Império de Angkor ao longo do tempo. A população era comparável à da Roma antiga. Quão grandes eram as antigas cidades? No seu auge, há cerca …

Prazo para limpar terrenos termina hoje. Proprietários voltam a arriscar coimas

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina hoje, após ter sido prorrogado devido à pandemia e às condições climatéricas, pelo que os proprietários em incumprimento ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 …

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …