Submarino da “frota perdida” de Hitler aguarda o seu destino (turístico) no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia.

Localizado a uma profundidade de 20 metros ao largo da costa Karasu da província de Sakarya, no norte, o submarino U-20 fazia parte de uma frota de seis submarinos para dominação naval no Mar Negro durante a II Guerra Mundial.

Mehmet Emin Birpınar, vice-ministro do meio ambiente e planeamento urbano, partilhou uma fotografia do submarino na sua conta do Twitter e disse que o submarino é uma “testemunha da guerra” e deve ser “preservado e aberto ao turismo de mergulho“.

Atualmente, o navio está a ser examinado por mergulhadores, que afirmaram que a embarcação não será trazida à superfície.

Tahsin Ceylan, um cineasta, filmou um documentário em duas partes sobre a frota nazi e recentemente mergulhou novamente na área, tendo visto apenas redes que cobrem o corpo externo do submarino, de acordo com o Daily Sabah.

Em declarações à Demirören News Agency (DHA), Ceylan disse que a frota tinha como objetivo deter o domínio soviético sobre o Mar Negro.

“O transporte deles até aqui é realmente um sucesso de engenharia. Foram desmontados e levados para o rio Elba e, de lá, caminões especialmente projetados levaram-nos para o Danúbio. Foram remontados novamente em Constanta, na Roménia, e colocados no mar”, explicou.

Estes submarinos afundaram muitos navios soviéticos, mas quando a União Soviética dominou Constanta, conseguiram afundar um dos navios.

A tripulação de dois outros submarinos “afundou os próprios navios para evitar que caíssem nas mãos dos soviéticos”. Os outros três submarinos também foram afundados pela Alemanha após a sua derrota na guerra.

Os seis submarinos – U-18, U-19, U-20, U-21, U-22 e U-23 – motivaram ao longo dos anos sucessivas explorações marítimas para encontrá-los.

O U-20 foi encontrado pela Marinha turca em 1994 e o U-23 foi identificado recentemente, em 2019, com base nos estudos do engenheiro naval Selcuk Kolay.

Por encontrar está o U-19, que se supõe estar algures ao largo da província de Zonguldaque, no norte da Turquia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alemanha indemniza homossexuais perseguidos ou condenados até 1969

As autoridades alemãs indemnizaram quase 250 pessoas que foram perseguidas ou investigadas pelas leis adotadas pelo regime nazi sobre homossexualidade e que se mantiveram em vigor após o final da II Guerra Mundial. O Departamento Federal …

PS deverá vencer em Almada, mas sem maioria absoluta

Resultados da sondagem apontam para um novo executivo minoritário, tal como aconteceu há quatro anos. PS está em vantagem. De acordo com uma sondagem realizada pelo Cesop - Universidade Católica Portuguesa para o Público, a atual …

Chega pede arquivamento de processo do Ministério Público sobre alterações estatutárias

O partido Chega pediu o arquivamento do processo do Ministério Público relativo às alterações estatutárias introduzidas no congresso de Évora, em setembro de 2020, por considerar que o processo tem “ausência de fundamento legal”. “Requer-se o …

Professores e alunos com doenças de risco ficam em casa - mesmo estando vacinados

Com o início do ano letivo, nem todos os alunos e professores estão de regresso às escolas. Aqueles que estão sinalizados como doentes de risco vão manter o acesso aos regimes excecionais, aprovados por causa …

Já é possível extrair lítio dos resíduos da produção de combustíveis fóssil

Investigadores norte-americanos descobriram uma forma de extrair lítio de forma sustentável, através das águas residuais da produção de combustíveis fósseis. Graças à sua utilização em dispositivos eletrónicos, o lítio é um elemento cada vez mais procurado, …

Ministro do Ambiente visita Moçambique com dois milhões e projetos de cooperação na carteira

O ministro do Ambiente e da Ação Climática português inicia quarta-feira uma visita a Moçambique, onde irá contactar com projetos apoiados por Portugal e anunciar investimentos ao nível da cooperação na ordem dos dois milhões …

Governo espanhol avança com "plano de choque" para reduzir tarifas de eletricidade

Ministros do Governo de Sanchéz (PSOE) afirmam que o conjunto de medidas apresentadas conseguirão reduzir a fatura da eletricidade para os consumidores em 12% e reiteram a promessa feita de que o ano de 2021 …

Textor suspende compra de acções da Benfica SAD após dúvidas do clube (e Vieira diz que não recebeu a carta)

O empresário norte-americano John Textor anunciou que suspendeu o acordo com José António dos Santos, o "Rei dos Frangos", para a compra de 25% das acções da SAD do Benfica, até à realização das eleições …

Governo trava duplo combate à esquerda (e, em ano de eleições, há muitos "nós" para desatar)

Em ano de eleições autárquicas, com o PS a visar a manutenção da maioria das Câmaras do país, o Governo socialista enfrenta um duplo combate com os parceiros de esquerda, com a revisão da lei …

Porto quer nova companhia para substituir a TAP — e já enviou proposta para Bruxelas

A Associação Comercial do Porto (ACP) enviou uma proposta para Bruxelas a defender a "criação de uma nova companhia aérea para voos intercontinentais a partir de Lisboa e o apoio à captação de rotas para …