Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

Marcos Santos / USP

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo de Garantia Salarial e das compensações por despedimento colectivo.

O Salário Mínimo Nacional (SMN) serve de valor de referência para a fixação de diversos indicadores, nomeadamente para a definição dos limites mínimos das propinas no Ensino Superior público.

Em 2019, com o SMN nos 600 euros, a propina mínima é de 780 euros anuais. Com a subida do SMN para os 635 euros em 2020, os estudantes passarão a pagar, no mínimo, 825,5 euros por ano de propinas. Trata-se de um aumento de 45,4 euros, segundo dados divulgados pelo Observador.

A subida do SMN já aprovada pelo Governo, apesar do desagrado dos patrões, vai também influenciar os valores pagos aos trabalhadores em caso de despedimento colectivo. O Código do Trabalho determina que um trabalhador despedido tem direito a receber 12 dias de salário por cada ano na empresa, sendo que o valor desse salário mensal não pode superar em “20 vezes a retribuição mínima mensal garantida” – está, assim, em causa um valor de “12.700 euros para um salário mínimo de 635 euros“, como aponta o Observador.

Também no caso do Fundo de Garantia Salarial, que assegura pagamento de salários em atraso a trabalhadores, haverá reflexos da subida do SMN. Neste caso, um trabalhador não pode receber, por mês, mais do que três vezes o valor do SMN – em 2019, o valor é de 1800 euros, em 2020 passará a ser de 1905 euros.

Os reflexos do aumento do SMN sentem-se ainda na fixação das isenções no pagamento de contribuições para a ADSE, o sistema de Saúde da Função Pública, e no custo da renovação da carteira profissional de algumas profissões, como é o caso dos jornalistas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. ou seja eu qualquer dia como não tenho aumento de salario há 10 anos ,vou passar a ganhar o ordenado minimo ,mas mesmo não tendo aumentos vou pagar mais por tudo até por ter um filho na faculdade

RESPONDER

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …

Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental "Uma verdade inconveniente", elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã. "Sou o seu …

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …