Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

Marcos Santos / USP

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo de Garantia Salarial e das compensações por despedimento colectivo.

O Salário Mínimo Nacional (SMN) serve de valor de referência para a fixação de diversos indicadores, nomeadamente para a definição dos limites mínimos das propinas no Ensino Superior público.

Em 2019, com o SMN nos 600 euros, a propina mínima é de 780 euros anuais. Com a subida do SMN para os 635 euros em 2020, os estudantes passarão a pagar, no mínimo, 825,5 euros por ano de propinas. Trata-se de um aumento de 45,4 euros, segundo dados divulgados pelo Observador.

A subida do SMN já aprovada pelo Governo, apesar do desagrado dos patrões, vai também influenciar os valores pagos aos trabalhadores em caso de despedimento colectivo. O Código do Trabalho determina que um trabalhador despedido tem direito a receber 12 dias de salário por cada ano na empresa, sendo que o valor desse salário mensal não pode superar em “20 vezes a retribuição mínima mensal garantida” – está, assim, em causa um valor de “12.700 euros para um salário mínimo de 635 euros“, como aponta o Observador.

Também no caso do Fundo de Garantia Salarial, que assegura pagamento de salários em atraso a trabalhadores, haverá reflexos da subida do SMN. Neste caso, um trabalhador não pode receber, por mês, mais do que três vezes o valor do SMN – em 2019, o valor é de 1800 euros, em 2020 passará a ser de 1905 euros.

Os reflexos do aumento do SMN sentem-se ainda na fixação das isenções no pagamento de contribuições para a ADSE, o sistema de Saúde da Função Pública, e no custo da renovação da carteira profissional de algumas profissões, como é o caso dos jornalistas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. ou seja eu qualquer dia como não tenho aumento de salario há 10 anos ,vou passar a ganhar o ordenado minimo ,mas mesmo não tendo aumentos vou pagar mais por tudo até por ter um filho na faculdade

RESPONDER

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …

João Oliveira "tem a certeza quase absoluta" de que não se coloca a questão de liderar o PCP

Há menos de dois meses, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, João Oliveira foi questionado sobre se se via no futuro como líder do PCP e respondeu que não. Esta segunda-feira, voltou a …

Victoria Falls por um fio. Maior seca do século ameaça cataratas

A seca na região de Zimbabué e Zâmbia, considerada a pior do século, tem vindo a reduzir a quantidade de água nas Cataratas de Vitória, uma das maiores atrações turísticas em África. As Victoria Falls são …