Startup desenvolve Internet sem fios baseada em luz LED

TED.com

Harald Haas, professor universitário, empreendedor e inovador, o pioneiro por trás da ideia de aceder à internet através da luz

Harald Haas, professor da Universidade de Edimburgo, empreendedor e inovador, o pioneiro por trás da ideia de aceder à internet através da luz

O futuro da internet sem fios pode passar pela luz LED, criando uma alternativa ao WiFi e ao 5G. A ideia é da PureLiFi, uma startup que conseguiu angariar 1.5 milhões de libras para desenvolver este projeto.

A PureLiFi, uma startup saída da Universidade de Edimburgo, na Escócia, encontrou na luz LED uma alternativa às redes de internet sem fios existentes como o WiFi e o 5G.

A tecnologia LiFi utiliza luz LED pulsada, que é invisível ao olho humano mas que pode funcionar como meio de transporte de dados de um equipamento para outro.

Segundo os criadores desta nova tecnologia, as vantagens em relação às concorrentes passam por um maior nível de segurança e pela simplicidade de aplicação sendo que seria possível utilizar, por exemplo, candeeiros de rua com lâmpadas LED como pontos extra de acesso.

Para o desenvolvimento desta ideia, a PureLiFi anunciou a obtenção de um financiamento de 1.5 milhões de libras através do London & Scottish Investment Partners e do Scottish Investment Bank, bem como do Old College Capital, a entidade responsável pelos investimentos da Universidade de Edimburgo.

Em julho de 2011, Harald Haas, o professor de Engenharia da Universidade de Edimburgo por trás da ideia, apresentou-a pela primeira vez, numa ted Talk. Veja a apresentação no vídeo abaixo.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …