/

Startup chinesa projeta bicicletas que absorvem poluição

As “super-cidades” chinesas são conhecidas pelos elevados níveis de poluição ambiental que produzem. No entanto, a China tem feito esforços para reduzir os seus níveis de poluição nos últimos anos – e as bicicletas que absorvem poluição pode ser o próximo passo no pais asiático.

O designer holandês Daan Roosegaarde desenvolveu no passado a Smog Free Tower, um edifício que absorve ar para posteriormente o purificar. Agora, Daan e a sua equipa assinaram uma parceria com a empresa de partilha de bicicletas Ofo para produzirem os primeiros modelos de bicicletas que desempenhem o mesmo papel da torre. A empresa tem cerca de 3 milhões de utilizadores diários na China.

O projeto foi apresentado no World Economic Forum e passa por instalar um mecanismo que absorve ar, tendo um filtro no interior que reduz a quantidade de carbono, para chegar ao ciclista limpo. Roosegaard afirma que a sua equipa tem muita experiência nesta área com as torres e que vão “utilizá-la para implementar o sistema nas bicicletas”.

O primeiro passo para as duas companhias será a criação de um protótipo. O designer acrescenta “vamos testá-lo, cometer um erro, aprender com ele e melhorar”. A principal vantagem das bicicletas em relação à torre é que apresentam mobilidade e, apesar de terem uma percentagem de ar recolhido muito menor, podem vir a ser tão ou mais úteis que os edifícios já existentes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.