Startup apresenta primeiro smartphone “sem mãos”

O primeiro smartphone criado a pensar em pessoas com deficiência chega ao mercado, para sistemas Android, pela mão da Sesame Enable, uma startup israelita.

A Sesame Enable diz ter desenvolvido o primeiro smartphone “sem mãos”, preparado para ser utilizado por pessoas com deficiência e que, por isso, não possam segurar e trabalhar com o equipamento de forma tradicional.

A startup israelita conseguiu o financiamento necessário para o projeto através de um investimento do governo israelita e de outro investidor privado, bem como de um prémio de um milhão de dólares da Verizon. Para além destes investidores, o projeto foi alvo de uma campanha na plataforma de crowdfunding Indiegogo.

A campanha no Indiegogo resultou na angariação de 38 mil dólares, valor que ajudou a Sesama Enable a anunciar o lançamento dos primeiros smartphones já para o próximo mês.

A tecnologia foi desenvolvida a pensar em pessoas com esclerose lateral amiotrófica (ELA) ou com paralisia cerebral, mas poderá ser utilizada por qualquer pessoa que não tenha capacidade para usufruir de um smartphone utilizando os membros superiores.

A startup vai integrar a solução num smartphone Android através da adaptação do equipamento ao incluir um aparelho que deverá ser colocado na cabeça do utilizador.

Os movimentos realizados pelo utilizador serão transferidos através desse aparelho para a câmara frontal do smartphone que, ao captar esses gestos, poderá transformá-los em comandos geridos por um cursor no ecrã.

O smartphone adaptado será vendido por cerca de 1000 dólares, mas Giora Livne, co-fundador da Sesame Enable, anunciou a entrega de 30 equipamentos gratuitamente.

A ideia para este projeto terá surgido quando Livne viu um programa de televisão onde um jogo era controlado totalmente através de movimentos feitos com a cabeça.

O co-fundador tentou, então, adaptar esse conceito aos equipamentos móveis, o que resultou num smartphone que não requer qualquer tipo de toque para funcionar. Basta mover a cabeça.

No futuro, o objetivo é alargar esta tecnologia a outro tipo de objetos tecnológicos, aumentando o número de equipamentos com os quais pessoas com deficiência motora poderão trabalhar, tal como tablets ou televisões.

B!T

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Aprovado prolongamento do prazo para entrega de teses de mestrado e doutoramento

O parlamento aprovou esta segunda-feira uma proposta de aditamento ao OE2021 que permite que seja prorrogado até ao final do ano letivo o prazo de entrega e apresentação das teses de mestrado e doutoramento. “É prorrogado, …

Chinês de 105 anos quebra recorde do Guinness. É a pessoa mais velha do mundo a voar de parapente

Yu Te-Hsin, um homem chinês de 105 anos, quebrou o recorde do Guinness e tornou-se a pessoa mais velha a voar de parapente. Durante a passada primavera, Yu Te-Hsin, de 105 anos, foi fazer um piquenique …

5G. Altice Portugal avança com providência cautelar contra Anacom e duas queixas em Bruxelas

A Altice Portugal entregou, na sexta-feira, uma providência cautelar contra a Anacom e duas participações à Comissão Europeia, no âmbito do leilão do 5G. "A Altice Portugal já avançou, na passada sexta-feira, com uma providência cautelar …

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …