Startup apresenta primeiro smartphone “sem mãos”

O primeiro smartphone criado a pensar em pessoas com deficiência chega ao mercado, para sistemas Android, pela mão da Sesame Enable, uma startup israelita.

A Sesame Enable diz ter desenvolvido o primeiro smartphone “sem mãos”, preparado para ser utilizado por pessoas com deficiência e que, por isso, não possam segurar e trabalhar com o equipamento de forma tradicional.

A startup israelita conseguiu o financiamento necessário para o projeto através de um investimento do governo israelita e de outro investidor privado, bem como de um prémio de um milhão de dólares da Verizon. Para além destes investidores, o projeto foi alvo de uma campanha na plataforma de crowdfunding Indiegogo.

A campanha no Indiegogo resultou na angariação de 38 mil dólares, valor que ajudou a Sesama Enable a anunciar o lançamento dos primeiros smartphones já para o próximo mês.

A tecnologia foi desenvolvida a pensar em pessoas com esclerose lateral amiotrófica (ELA) ou com paralisia cerebral, mas poderá ser utilizada por qualquer pessoa que não tenha capacidade para usufruir de um smartphone utilizando os membros superiores.

A startup vai integrar a solução num smartphone Android através da adaptação do equipamento ao incluir um aparelho que deverá ser colocado na cabeça do utilizador.

Os movimentos realizados pelo utilizador serão transferidos através desse aparelho para a câmara frontal do smartphone que, ao captar esses gestos, poderá transformá-los em comandos geridos por um cursor no ecrã.

O smartphone adaptado será vendido por cerca de 1000 dólares, mas Giora Livne, co-fundador da Sesame Enable, anunciou a entrega de 30 equipamentos gratuitamente.

A ideia para este projeto terá surgido quando Livne viu um programa de televisão onde um jogo era controlado totalmente através de movimentos feitos com a cabeça.

O co-fundador tentou, então, adaptar esse conceito aos equipamentos móveis, o que resultou num smartphone que não requer qualquer tipo de toque para funcionar. Basta mover a cabeça.

No futuro, o objetivo é alargar esta tecnologia a outro tipo de objetos tecnológicos, aumentando o número de equipamentos com os quais pessoas com deficiência motora poderão trabalhar, tal como tablets ou televisões.

B!T

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …