Sporting vs Tondela | Leão com 10 diz adeus ao segundo lugar

José Sena Goulão / Lusa

No derradeiro jogo esta época perante o seu público, o Sporting não foi além de um empate 1-1 com o Tondela, um resultado que termina com as aspirações da equipa lisboeta de alcançar o segundo lugar, ocupado pelo FC Porto.

Num jogo que começou com o domínio anfitrião, a expulsão de Stefan Ristovski aos 37 minutos condicionou o futebol do “leão” na segunda parte, permitindo a reacção e a igualdade para uma formação beirã que, assim, se mantém na luta pela manutenção.

O Jogo explicado em Números

  • O Tondela começou a partida a atacar, com Tomané a isolar-se logo aos dois minutos, mas a permitir a defesa de Renan Ribeiro. Respondeu o Sporting com outra eficácia, a chegar ao 1-0 por Bruno Fernandes aos seis minutos, de penálti, após falta de Ricardo Costa sobre Luiz Phellipe. Segundo remate leonino, primeiro golo.
  • O “leão” marcou cedo e rapidamente passou a dominar o seu adversário, chegando ao primeiro quarto-de-gora com 71% de posse de bola, mas a sentir algumas dificuldades para romper a fechada defesa contrária. Por isso, os homens da casa não passavam dos três remates, um só enquadrado.
  • O jogo não mudou de cariz até à meia-hora, com o Sporting a mandar nas operações, mas pouco inspirado na altura do remate. Do lado contrário apenas duas acções com bola na grande área leonina, o tal lance de Tomané logo a abrir e um outro, mais à frente, de João Pedro. Os beirões tendiam, igualmente, a atacar apenas pelo seu lado direito, com 61% dos seus ataques por esse flanco.
  • Sem surpresa, Bruno Fernandes era o melhor nestes primeiros 30 minutos, com um rating de 6.5, pelo golo, mas também pelo drible eficaz e o passe para finalização que registava até então.
  • Aos 37 minutos, Ristovski viu cartão vermelho directo, por agressão do defesa leonino na grande área sobre Juan Delgado. Contudo, como houve uma mão na bola antes de Tomané, não houve lugar a grande penalidade, mas a livre para o “leão” – que passava a jogar com dez elementos.
  • Jogo morno em Alvalade ao intervalo. O encontro começou bem, com uma grande oportunidade para o Tondela e um golo para o Sporting, e o “leão” pegou rapidamente nas rédeas da partida, sem conseguir, porém, lidar bem com as linhas recuadas dos beirões.
  • Tudo se complicou com a expulsão de Ristovski, não que os visitantes tivessem assumido o domínio, mas porque os homens da casa deixaram de ser tão acutilantes no ataque, pelo que a partida encaminhou-se para o intervalo sem grande emoção.
  • O melhor nesta fase era Bruno Fernandes, com um GoalPoint Rating de 6.7, fruto, fundamentalmente, do golo que fez no seu único remate, mas também do passe para finalização que fez e o cruzamento eficaz que registou.
  • O jogo recomeçou com o Tondela a dar um “ar da sua graça”, com mais jogadas junto à grande área leonina e mais de 60% de posse de bola nos primeiros 15 minutos desde o descanso.
  • Contudo, a melhor ocasião nesta fase pertenceu ao Sporting, com Bruno Fernandes, sozinho, a rematar para grande defesa de Cláudio Ramos. E aos 66 foi a vez de Mathieu, em posição idêntica, a obrigar o tondelense a mais uma excelente intervenção.
  • Até que, aos 67 minutos, o Tondela empatou. Canto da esquerda de António Xavier, Bruno Monteiro desviou ao primeiro poste e Tomané, na pequena área, encostou para o 1-1. Ao quarto remate na segunda parte (sétimo no total), os visitantes chegavam ao golo, espelho da superioridade beirã na segunda metade.
  • O jogo chegou aos 75 minutos empatado, com o Tondela, na luta pela manutenção, a registar 61% de posse de bola no segundo tempo, cinco remates (um enquadrado) e 83% de eficácia de passe, uma melhoria significativa em relação ao que conseguiu na primeira parte (71%).
  • O jogo encaminhou-se para o fim com o Sporting a pressionar em busca do segundo golo, apesar de estar com menos um jogador desde a primeira parte. Nesta fase, o guarda-redes Cláudio Ramos foi segurando o empate, um ponto precioso para a luta do Tondela pela manutenção.

O Homem do Jogo

Mais uma vez, Bruno Fernandes foi o melhor em campo. O médio leonino até nem esteve particularmente interventivo na primeira parte, apesar de ter sido o melhor também nesse período, mas na segunda voltou a mostrar toda a sua importância na formação leonina, apesar de não ter contribuído para qualquer golo.

Bruno terminou com um GoalPoint Rating de 7.1, com um golo em dois remates (ambos enquadrados), duas ocasiões flagrantes criadas em quatro passes para finalização, dois cruzamentos eficazes em três, dois dribles completos em cinco e incríveis 15 recuperações de posse. A sua nota acaba prejudicada pela ocasião flagrante que desperdiçou na segunda parte.

Jogadores em foco

  • Cláudio Ramos 6.6 – O guardião dos beirões esteve muito atento durante toda a partida e foi o melhor da sua equipa, em especial pelo que produziu na segunda parte, negando golos feitos a Bruno Fernandes e Mathieu. Ao todo, Cláudio Ramos somou cinco defesas, todas a remates na sua grande área.
  • Marcos Acuña 6.5 – O argentino até começou o jogo a médio, mas recuou para defesa-esquerdo após a expulsão de Ristovski. Acuña esteve sempre muito activo, a atacar e a defender, registando uma ocasião flagrante criada em dois passes para finalização, sete passes longos certos em dez tentativas, dois dribles completos em três e números defensivos de relevo: cinco duelos aéreos defensivos ganhos (100%), dez recuperações de posse e oito acções defensivas.
  • Renan Ribeiro 6.3 – O guarda-redes do Sporting teve de aplicar-se na segunda parte, altura em que o Tondela partiu à procura do empate, nunca deixando de criar perigo. O brasileiro registou três defesas importantes, duas a remates na sua grande área.
  • Wendel 6.3 – Jogo misto do brasileiro. Wendel costuma dar pouco contributo defensivo e muito ofensivo, mas nesta partida somou apenas um passe para finalização e dois dribles completos, mostrando-se com quatro desarmes e sete recuperações de posse.
  • Tomané 5.3 – O atacante do Tondela esteve no melhor e no pior da sua equipa. Começou o jogo por desperdiçar um golo quase feito, quando se encontrava isolado perante Renan Ribeiro, mas acabou por fazer o golo do empate. Ao todo fez três remates, dois enquadrados, um passe para finalização, mas ganhou apenas um de nove duelos aéreos ofensivos.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Vai ser possível ver auroras boreais a partir de um balão de ar quente

A agência Off The Map Travel vai lançar em dezembro de 2020 o primeiro balão de ar quente. O objetivo é levá-lo a ver auroras boreais do céu. As auroras boreais são já um verdadeiro espetáculo …

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …