Sporting ganha primeira Taça da Liga nos penalties

Sporting conquistou a sua primeira Taça da Liga portuguesa. Ao contrário do que sucedeu na primeira edição da prova, os “leões” bateram o V. Setúbal nas grandes penalidades, após um jogo muito difícil perante os sadinos.

Os homens de José Couceiro foram melhores no primeiro tempo, mas uma segunda parte muito boa dos comandados de Jorge Jesus levou o jogo para a decisão nos penálties. E aí, os de Alvalade não vacilaram.

A Análise do Jogo

  • Entrada de “leão” do…. Vitória de Setúbal. Logo aos quatro minutos, Gonçalo Paciência recebeu a bola de costas para a baliza, à entrada da área, rodou e rematou com sucesso para o 1-0. Ao primeiro remate da partida, primeiro golo.
  • Nos primeiros dez minutos o Vitória registava cerca de 45% de posse de bola, e quase todas as despesas ofensivas – quatro remates, dois enquadrados, dois cantos, contra nenhuma ocorrência de qualquer uma destas situações para o Sporting.
  • Pedro Pinto, aos 22 minutos, esteve muito perto de ampliar para os sadinos, que nesta fase mantinham 49% de posse, muito graças à pressão realizada à saída da grande área leonina. Foi o quinto remate dos homens de Setúbal, contra um dos “leões” nesta fase.
  • Surpresa na primeira parte da final da Taça CTT. Quando se esperava um Sporting autoritário, fruto do seu favoritismo, eis que surgiu um Vitória personalizado, que marcou cedo, por Gonçalo Paciência, e tapou todos os caminhos para a sua baliza. Ao intervalo, os sadinos registavam 51% de posse de bola, cinco remates, dois enquadrados (2-1 para o Sporting), e registava-se empate em pontapés de canto (2-2).
  • Reentrada de “leão”… do Sporting que, com Battaglia e Acuña nos lugares de Bryan Ruiz e Rúben Ribeiro, entrou a pressionar bastante o seu adversário. Porém, aos 50 minutos, Costinha teve o 2-0 nos pés, mas o seu remate no coração da área leonina, sem oposição, saiu ao lado. Na resposta foi Coates, na pequena área, a disparar por cima.
  • À passagem da hora de jogo o Sporting mandava nos acontecimentos, com 55% de posse de bola e já quatro disparos no segundo tempo, dois deles enquadrados, contra apenas dois (um com boa direcção) por parte dos sadinos. O “leão” era o conjunto mais perigoso nesta altura.

José Cruz / Sporting CP

William Carvalho marca o penalty que dá a vitória ao Sporting na final da Taça da Liga 2018

  • Até que aos 75 minutos, num lance incrível, Pedro Trigueira realizou duas defesas “impossíveis” e, quando se julgava que a terceira também havia sido do guardião, a verdade é que o árbitro assinalou braço de Podstawski e respectivo penálti. Bas Dost (80′) empatou a partida.
  • Nesta fase o Sporting dominava intensamente, com 60% de posse e já dez remates, seis deles enquadrados. Trigueira começava a destacar-se como a grande figura da partida.
  • E mais uma vez a decisão foi para as grandes penalidades. E aqui, Podstawski voltou a ser infeliz e falhou o seu pontapé e William Carvalho decidiu a favor do “leão”, que venceu assim a sua primeira Taça da Liga portuguesa.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …