Sporting ganha primeira Taça da Liga nos penalties

Sporting conquistou a sua primeira Taça da Liga portuguesa. Ao contrário do que sucedeu na primeira edição da prova, os “leões” bateram o V. Setúbal nas grandes penalidades, após um jogo muito difícil perante os sadinos.

Os homens de José Couceiro foram melhores no primeiro tempo, mas uma segunda parte muito boa dos comandados de Jorge Jesus levou o jogo para a decisão nos penálties. E aí, os de Alvalade não vacilaram.

A Análise do Jogo

  • Entrada de “leão” do…. Vitória de Setúbal. Logo aos quatro minutos, Gonçalo Paciência recebeu a bola de costas para a baliza, à entrada da área, rodou e rematou com sucesso para o 1-0. Ao primeiro remate da partida, primeiro golo.
  • Nos primeiros dez minutos o Vitória registava cerca de 45% de posse de bola, e quase todas as despesas ofensivas – quatro remates, dois enquadrados, dois cantos, contra nenhuma ocorrência de qualquer uma destas situações para o Sporting.
  • Pedro Pinto, aos 22 minutos, esteve muito perto de ampliar para os sadinos, que nesta fase mantinham 49% de posse, muito graças à pressão realizada à saída da grande área leonina. Foi o quinto remate dos homens de Setúbal, contra um dos “leões” nesta fase.
  • Surpresa na primeira parte da final da Taça CTT. Quando se esperava um Sporting autoritário, fruto do seu favoritismo, eis que surgiu um Vitória personalizado, que marcou cedo, por Gonçalo Paciência, e tapou todos os caminhos para a sua baliza. Ao intervalo, os sadinos registavam 51% de posse de bola, cinco remates, dois enquadrados (2-1 para o Sporting), e registava-se empate em pontapés de canto (2-2).
  • Reentrada de “leão”… do Sporting que, com Battaglia e Acuña nos lugares de Bryan Ruiz e Rúben Ribeiro, entrou a pressionar bastante o seu adversário. Porém, aos 50 minutos, Costinha teve o 2-0 nos pés, mas o seu remate no coração da área leonina, sem oposição, saiu ao lado. Na resposta foi Coates, na pequena área, a disparar por cima.
  • À passagem da hora de jogo o Sporting mandava nos acontecimentos, com 55% de posse de bola e já quatro disparos no segundo tempo, dois deles enquadrados, contra apenas dois (um com boa direcção) por parte dos sadinos. O “leão” era o conjunto mais perigoso nesta altura.

José Cruz / Sporting CP

William Carvalho marca o penalty que dá a vitória ao Sporting na final da Taça da Liga 2018

  • Até que aos 75 minutos, num lance incrível, Pedro Trigueira realizou duas defesas “impossíveis” e, quando se julgava que a terceira também havia sido do guardião, a verdade é que o árbitro assinalou braço de Podstawski e respectivo penálti. Bas Dost (80′) empatou a partida.
  • Nesta fase o Sporting dominava intensamente, com 60% de posse e já dez remates, seis deles enquadrados. Trigueira começava a destacar-se como a grande figura da partida.
  • E mais uma vez a decisão foi para as grandes penalidades. E aqui, Podstawski voltou a ser infeliz e falhou o seu pontapé e William Carvalho decidiu a favor do “leão”, que venceu assim a sua primeira Taça da Liga portuguesa.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro afirma que vai "erradicar o comunismo" do Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira, num evento público, que "se Deus quiser, poderá comemorar-se em breve a erradicação do comunismo" no país. "Vamos, num curto espaço de tempo, expulsar o comunismo do país", …

Deslocações entre concelhos proibidas a partir de hoje. Marcelo desautoriza juridicamente o Governo

A circulação de pessoas para fora do concelho de residência está limitada em Portugal a partir das 0h desta sexta-feira até às 6h de terça-feira, no âmbito das medidas para conter a pandemia de covid-19. A …

Afinal, os bioplásticos não são mais seguros do que os plásticos tradicionais

Nos últimos anos, os bioplásticos surgiram no mercado como uma alternativa ao plástico convencional. O bioplástico tem algumas vantagens aparentes pois geralmente é feito de material reciclado ou celulose vegetal. Contudo, um novo estudo mostra …

Cristais do tempo poderiam permitir simular toda a Internet com poucos qubit

Uma equipa de cientistas japoneses propôs um método que usa cristais do tempo para simular redes massivas com muito pouco poder de computação. Os cristais do tempo podem ser o próximo grande salto na pesquisa de …

Psyche, o planeta fracassado, pode ser o único asteróide inteiramente feito de ferro e níquel

Um estudo da cientista planetária Tracy Becker, do Southwest Research Institute, analisou as primeiras observações ultravioleta do trilionário asteróide metálico Psyche. Com aproximadamente 200 quilómetros de diâmetro, Psyche é um dos objetos mais massivos do cinturão de …

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …