SpaceX pode ter violado regras de lançamento de foguetões. FAA está a investigar

cv (YouTube)

A SpaceX teve de suspender o lançamento de um novo protótipo do lançador Starship devido a investigações da FAA. A empresa pode não ter respeitado a licença que as autoridades americanas lhe atribuíram para o lançamento de testes com um foguetão Starship, em dezembro.

O processo de investigação foi iniciado dentro da Administração Federal da Aviação dos EUA (FAA), devido a suspeitas que levam a crer que a Spacex – liderada pelo empresário Elon Musk – recusou aplicar as regras que tinham sido impostas pelas autoridades aeronáuticas para esses testes. O facto de o lançador ter explodido aquando da aterragem também será alvo de investigação, noticia o The Verge, com base em fontes anónimas.

O teste foi bem sucedido – mas apenas a fase de descolagem com o protótipo de foguetão conhecido como “Serial Number 8” correspondeu às expectativas, uma vez que a aterragem terminou numa aparatosa explosão.

A FAA confirma que está a investigar o que sucedeu durante o teste realizado em dezembro. “Apesar de reconhecermos a importância de promover a inovação e o crescimento da indústria comercial do Espaço, a FAA não abdica da responsabilidade de garantir a segurança pública”, refere Steve Kulm, porta-voz da FAA, citado pelo The Verge.

A investigação em curso já produziu dois resultados: o primeiro está relacionado com a suspensão da entrada em curso de novas regras para os testes levados a cabo com foguetões lançado. Há também um segundo que levou à suspensão dos testes levados a cabo com um Serial Number 9, protótipo que deveria ser usado num próximo teste com os foguetões Starship.

Este lançamento de teste estava agendado para quinta-feira, mas as autoridades acabaram por travar os intentos da SpaceX no que toca ao lançamento do foguetão reutilizável para averiguação das modificações técnicas que a construtora espacial terá aplicado na construção do protótipo ao largo das regras impostas pela FAA.

Elon Musk não tardou a manifestar descontentamento no Twitter. O empresário, que também lidera a marca Tesla, descreveu a divisão aeroespacial da FAA como estando “avariada”.

“Com estas regras, a humanidade nunca há-de chegar a Marte”, queixou-se Musk na rede social, depois de saber da suspensão de mais um teste com um protótipo do Starship.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …