SpaceX vai dar acesso universal à internet com constelação de 4.425 satélites

NASA Johnson / Flickr

Uma cápsula Dragon da SpaceX aproxima-se da Estação Espacial Internacional

Uma cápsula Dragon da SpaceX aproxima-se da Estação Espacial Internacional

O facto de estar a ler este artigo neste momento significa que é uma das 3,77 mil milhões de pessoas no mundo que tem acesso à internet.

Esse número é incrível: mais da metade da população mundial tem acesso à Internet.  No entanto, cerca de 3 mil milhões de outras pessoas não têm esse privilégio.

A ONU declarou recentemente que o acesso à internet é um direito humano básico. Felizmente, uma série de esforços estão em andamento para a levar a todos os cantos do globo, e um deles foi apresentado recentemente pela SpaceX de Elon Musk.

Em novembro, a empresa apresentou um pedido junto da FCC, a Comissão Federal de Comunicações dos EUA, no âmbito do seu plano de criar uma rede global de internet de alta velocidade. E numa audiência do Senado sobre infra-estruturas de banda larga nos Estados Unidos, a SpaceX confirmou agora o seu plano.

A SpaceX pretende oferecer serviços de banda larga de alta velocidade confiáveis e acessíveis aos consumidores nos Estados Unidos e de todo o mundo, incluindo áreas mal servidas ou actualmente não servidas pelas redes existentes”, explicou Patricia Cooper, vice-presidente de assuntos espaciais da SpaceX, durante a audiência.

Como?

A companhia planeia melhorar a velocidade da internet e a conectividade global do planeta colocando 4.425 satélites em órbita – três vezes mais do que todos os satélites que existem actualmente – entre 2019 e 2024.

A constelação de satélites da SpaceX será transportada para o espaço em várias viagens famosos dos foguetes lançadores Falcon 9 da empresa. Os satélites são apoiados no solo por transceivers que distribuem o sinal entre a rede de satélites e a infraestrutura local.

A rede de satélites proposta irá trazer acesso mais rápido e mais fiável à internet para um número maior de pessoas. Resta no entanto saber se a SpaceX vai ou não conseguir a  autorização dos governos para prosseguir com a implementação.

O esforço da SpaceX seria um grande passo para garantir que todos os cidadãos do mundo desfrutem desse direito. “Em grande medida, a disparidade no serviço disponível para as áreas rurais e difíceis de alcançar é resultado dos pesados custos envolvidos, do capital necessário para levar a conectividade a esses locais”, disse Cooper.

A empresa de Musk não é a única que está a trabalhar para levar a internet a qualquer local do mundo.

O projecto internet.org, do Facebook, está a usar gigantescos drones solares para levar internet aos cantos mais distantes do mundo, e a AT&T quer oferecer acesso Wi-Fi através das linhas eléctricas existentes. Também governos, como o do Canadá, estão a lançar iniciativas para levar banda larga a todos os seus cidadãos.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Parece muito bonito, mas… a verdade é que a maioria destes projetos são de “show-off”.
    Até podem fazer alguma coisa, mas fica muito (mas mesmo muito) longe do que é publicitado por estas empresas.

RESPONDER

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …

Presidente recebeu dose de reforço da vacina contra a covid-19 juntamente com a da gripe

O Presidente da República recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, juntamente com a vacina da gripe. "O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta tarde o reforço (ou terceira dose) …