/

SpaceX vai dar acesso universal à internet com constelação de 4.425 satélites

2

NASA Johnson / Flickr

Uma cápsula Dragon da SpaceX aproxima-se da Estação Espacial Internacional

Uma cápsula Dragon da SpaceX aproxima-se da Estação Espacial Internacional

O facto de estar a ler este artigo neste momento significa que é uma das 3,77 mil milhões de pessoas no mundo que tem acesso à internet.

Esse número é incrível: mais da metade da população mundial tem acesso à Internet.  No entanto, cerca de 3 mil milhões de outras pessoas não têm esse privilégio.

A ONU declarou recentemente que o acesso à internet é um direito humano básico. Felizmente, uma série de esforços estão em andamento para a levar a todos os cantos do globo, e um deles foi apresentado recentemente pela SpaceX de Elon Musk.

Em novembro, a empresa apresentou um pedido junto da FCC, a Comissão Federal de Comunicações dos EUA, no âmbito do seu plano de criar uma rede global de internet de alta velocidade. E numa audiência do Senado sobre infra-estruturas de banda larga nos Estados Unidos, a SpaceX confirmou agora o seu plano.

A SpaceX pretende oferecer serviços de banda larga de alta velocidade confiáveis e acessíveis aos consumidores nos Estados Unidos e de todo o mundo, incluindo áreas mal servidas ou actualmente não servidas pelas redes existentes”, explicou Patricia Cooper, vice-presidente de assuntos espaciais da SpaceX, durante a audiência.

Como?

A companhia planeia melhorar a velocidade da internet e a conectividade global do planeta colocando 4.425 satélites em órbita – três vezes mais do que todos os satélites que existem actualmente – entre 2019 e 2024.

A constelação de satélites da SpaceX será transportada para o espaço em várias viagens famosos dos foguetes lançadores Falcon 9 da empresa. Os satélites são apoiados no solo por transceivers que distribuem o sinal entre a rede de satélites e a infraestrutura local.

A rede de satélites proposta irá trazer acesso mais rápido e mais fiável à internet para um número maior de pessoas. Resta no entanto saber se a SpaceX vai ou não conseguir a  autorização dos governos para prosseguir com a implementação.

O esforço da SpaceX seria um grande passo para garantir que todos os cidadãos do mundo desfrutem desse direito. “Em grande medida, a disparidade no serviço disponível para as áreas rurais e difíceis de alcançar é resultado dos pesados custos envolvidos, do capital necessário para levar a conectividade a esses locais”, disse Cooper.

A empresa de Musk não é a única que está a trabalhar para levar a internet a qualquer local do mundo.

O projecto internet.org, do Facebook, está a usar gigantescos drones solares para levar internet aos cantos mais distantes do mundo, e a AT&T quer oferecer acesso Wi-Fi através das linhas eléctricas existentes. Também governos, como o do Canadá, estão a lançar iniciativas para levar banda larga a todos os seus cidadãos.

2 Comments

  1. Parece muito bonito, mas… a verdade é que a maioria destes projetos são de “show-off”.
    Até podem fazer alguma coisa, mas fica muito (mas mesmo muito) longe do que é publicitado por estas empresas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.