SpaceX vai começar a vender Internet espacial em Portugal já este ano

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX e Neuralink

A constelação de satélites Starlink da SpaceX de Elon Musk já cobre todo o território nacional e o plano da empresa é começar a vender aos portugueses, ainda neste ano, a chamada Internet espacial. Até ao fim de 2021, Musk conta ter 16 mil utilizadores em Portugal.

“O território português já está coberto a 100% pela rede de satélites colocados em órbita pela americana SpaceX”, anuncia a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações numa nota no seu site.

A entidade aponta que o presidente do Conselho de Administração da ANACOM, João Cadete de Matos, esteve reunido com o director de “Global Satellite Government Affairs” da SpaceX, Matt Botwin, no passado dia 4 de Março para falar sobre o “desenvolvimento da constelação de satélites Starlink para fornecimento de acesso à Internet”.

Matt Botwin transmitiu à ANACOM que todo o território nacional já está coberto pela rede de satélites da SpaceX e que, portanto, os planos são começar a vender a Internet espacial ainda neste ano.

A empresa de Musk pretende iniciar a comercialização “até ao final do mês de Junho”, vinca a entidade.

A venda vai ser feita através da Space Exploration Technologies Portugal – SXPT, a empresa que já foi constituída no nosso país para esse efeito.

A SpaceX “terá capacidade para fornecer o acesso à Internet a 50 mil utilizadores em Portugal, prevendo atingir os 16 mil utilizadores até ao final de 2021“, aponta ainda a ANACOM.

Pandemia acelerou aumento da Internet por satélite

A Internet via satélite já existe em Portugal, mas o serviço está “especialmente vocacionado” para “zonas remotas, de baixa densidade populacional e/ou de orografia mais complexa”, como aponta um relatório da ANACOM divulgado nesta segunda-feira, 5 de Abril.

No documento, a entidade atesta que “apesar da reduzida penetração deste serviço em Portugal, o número de subscritores cresceu 78,5% entre o 4.º trimestre de 2018 e o 3.º trimestre de 2020″.

“Assim, a Internet via satélite atingiu 1200 acessos no final de 2020, o que representa menos de 0,3% do total de acessos em local fixo, mas traduz um crescimento de 32,4% face a 2019″, acrescenta ainda a entidade.

A ANACOM também vinca que, no início do segundo trimestre de 2020, após o início da pandemia, “o serviço registou o maior aumento em termos absolutos até ao momento”.

Starlink de Musk está em fase de testes

A Starlink de Musk está ainda em fase de testes, mas espera arrancar em breve a venda do seu serviço por satélite.

Actualmente, os prestadores de serviços de Internet por satélite em Portugal são Konnect, Tooway, Onesat, Bigblu, SkyDSL e Vivasat.

Em termos de preços, as ofertas residenciais “apresentam custos de instalação no montante de até 150 euros”, mas “nalguns casos possibilita-se a auto-instalação não se aplicando estes custos”, explica a ANACOM.

Além disso, implicam ainda “custos de activação entre 19,9 e 49 euros” que podem variar conforme a “existência ou não de período de fidelização e da respectiva duração”, bem como “custos de aluguer (entre 4,9 e 9,99 euros mensais) ou aquisição do equipamento”.

As mensalidades variam entre 12,90 e 119,99 euros, conforme as condições das ofertas subscritas.

Também existem ofertas não residenciais, cujas mensalidades variam entre 13 e 250 euros. Já a instalação pode variar entre 13 e 122 euros, enquanto a activação pode custar entre 35 e 85 euros.

O acesso à Internet espacial requer a “instalação no exterior de uma antena parabólica de pequenas dimensões e de um router“, explica ainda a ANACOM, apontando que os prestadores de serviços “vendem ou alugam estes equipamentos”.

Susana Valente Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não vejo aqui nada de novo a não ser um fornecedor a mais e preços iguais ou superiores aos que já existem, mais um, a sacar!

  2. Mais uma serie de custos extra por um serviço que vai deixar de funcionar em cada explosão solar!
    Olha só a quantidade de equipamento… prato satelite, router dedicado, fiação nova, etc etc

RESPONDER

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

Clubes alemães atentos a Tiago Dantas depois da sua estreia como titular

A titularidade do jovem português na equipa do Bayern, no último sábado, despertou a atenção dos clubes alemães para o médio cedido pelo Benfica. Tiago Dantas, de 20 anos, fez a sua estreia como titular do …

Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal. Hugo Hernano, candidato …

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa contra a covid-19 pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …