//

SpaceX vai começar a vender Internet espacial em Portugal já este ano

3

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX e Neuralink

A constelação de satélites Starlink da SpaceX de Elon Musk já cobre todo o território nacional e o plano da empresa é começar a vender aos portugueses, ainda neste ano, a chamada Internet espacial. Até ao fim de 2021, Musk conta ter 16 mil utilizadores em Portugal.

“O território português já está coberto a 100% pela rede de satélites colocados em órbita pela americana SpaceX”, anuncia a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações numa nota no seu site.

A entidade aponta que o presidente do Conselho de Administração da ANACOM, João Cadete de Matos, esteve reunido com o director de “Global Satellite Government Affairs” da SpaceX, Matt Botwin, no passado dia 4 de Março para falar sobre o “desenvolvimento da constelação de satélites Starlink para fornecimento de acesso à Internet”.

Matt Botwin transmitiu à ANACOM que todo o território nacional já está coberto pela rede de satélites da SpaceX e que, portanto, os planos são começar a vender a Internet espacial ainda neste ano.

A empresa de Musk pretende iniciar a comercialização “até ao final do mês de Junho”, vinca a entidade.

A venda vai ser feita através da Space Exploration Technologies Portugal – SXPT, a empresa que já foi constituída no nosso país para esse efeito.

A SpaceX “terá capacidade para fornecer o acesso à Internet a 50 mil utilizadores em Portugal, prevendo atingir os 16 mil utilizadores até ao final de 2021“, aponta ainda a ANACOM.

Pandemia acelerou aumento da Internet por satélite

A Internet via satélite já existe em Portugal, mas o serviço está “especialmente vocacionado” para “zonas remotas, de baixa densidade populacional e/ou de orografia mais complexa”, como aponta um relatório da ANACOM divulgado nesta segunda-feira, 5 de Abril.

No documento, a entidade atesta que “apesar da reduzida penetração deste serviço em Portugal, o número de subscritores cresceu 78,5% entre o 4.º trimestre de 2018 e o 3.º trimestre de 2020″.

“Assim, a Internet via satélite atingiu 1200 acessos no final de 2020, o que representa menos de 0,3% do total de acessos em local fixo, mas traduz um crescimento de 32,4% face a 2019″, acrescenta ainda a entidade.

A ANACOM também vinca que, no início do segundo trimestre de 2020, após o início da pandemia, “o serviço registou o maior aumento em termos absolutos até ao momento”.

Starlink de Musk está em fase de testes

A Starlink de Musk está ainda em fase de testes, mas espera arrancar em breve a venda do seu serviço por satélite.

Actualmente, os prestadores de serviços de Internet por satélite em Portugal são Konnect, Tooway, Onesat, Bigblu, SkyDSL e Vivasat.

Em termos de preços, as ofertas residenciais “apresentam custos de instalação no montante de até 150 euros”, mas “nalguns casos possibilita-se a auto-instalação não se aplicando estes custos”, explica a ANACOM.

Além disso, implicam ainda “custos de activação entre 19,9 e 49 euros” que podem variar conforme a “existência ou não de período de fidelização e da respectiva duração”, bem como “custos de aluguer (entre 4,9 e 9,99 euros mensais) ou aquisição do equipamento”.

As mensalidades variam entre 12,90 e 119,99 euros, conforme as condições das ofertas subscritas.

Também existem ofertas não residenciais, cujas mensalidades variam entre 13 e 250 euros. Já a instalação pode variar entre 13 e 122 euros, enquanto a activação pode custar entre 35 e 85 euros.

O acesso à Internet espacial requer a “instalação no exterior de uma antena parabólica de pequenas dimensões e de um router“, explica ainda a ANACOM, apontando que os prestadores de serviços “vendem ou alugam estes equipamentos”.

Susana Valente, ZAP //

3 Comments

  1. Não vejo aqui nada de novo a não ser um fornecedor a mais e preços iguais ou superiores aos que já existem, mais um, a sacar!

  2. Mais uma serie de custos extra por um serviço que vai deixar de funcionar em cada explosão solar!
    Olha só a quantidade de equipamento… prato satelite, router dedicado, fiação nova, etc etc

  3. Uaaaaau… Internet espacial…
    Essa internet é da boa, vem do espaço!! Com um jeitinho até é capaz de vir da lua… Dos espelhos reflectores que a NASSA lá deixou…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.