SpaceX vai começar a vender Internet espacial em Portugal já este ano

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX e Neuralink

A constelação de satélites Starlink da SpaceX de Elon Musk já cobre todo o território nacional e o plano da empresa é começar a vender aos portugueses, ainda neste ano, a chamada Internet espacial. Até ao fim de 2021, Musk conta ter 16 mil utilizadores em Portugal.

“O território português já está coberto a 100% pela rede de satélites colocados em órbita pela americana SpaceX”, anuncia a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações numa nota no seu site.

A entidade aponta que o presidente do Conselho de Administração da ANACOM, João Cadete de Matos, esteve reunido com o director de “Global Satellite Government Affairs” da SpaceX, Matt Botwin, no passado dia 4 de Março para falar sobre o “desenvolvimento da constelação de satélites Starlink para fornecimento de acesso à Internet”.

Matt Botwin transmitiu à ANACOM que todo o território nacional já está coberto pela rede de satélites da SpaceX e que, portanto, os planos são começar a vender a Internet espacial ainda neste ano.

A empresa de Musk pretende iniciar a comercialização “até ao final do mês de Junho”, vinca a entidade.

A venda vai ser feita através da Space Exploration Technologies Portugal – SXPT, a empresa que já foi constituída no nosso país para esse efeito.

A SpaceX “terá capacidade para fornecer o acesso à Internet a 50 mil utilizadores em Portugal, prevendo atingir os 16 mil utilizadores até ao final de 2021“, aponta ainda a ANACOM.

Pandemia acelerou aumento da Internet por satélite

A Internet via satélite já existe em Portugal, mas o serviço está “especialmente vocacionado” para “zonas remotas, de baixa densidade populacional e/ou de orografia mais complexa”, como aponta um relatório da ANACOM divulgado nesta segunda-feira, 5 de Abril.

No documento, a entidade atesta que “apesar da reduzida penetração deste serviço em Portugal, o número de subscritores cresceu 78,5% entre o 4.º trimestre de 2018 e o 3.º trimestre de 2020″.

“Assim, a Internet via satélite atingiu 1200 acessos no final de 2020, o que representa menos de 0,3% do total de acessos em local fixo, mas traduz um crescimento de 32,4% face a 2019″, acrescenta ainda a entidade.

A ANACOM também vinca que, no início do segundo trimestre de 2020, após o início da pandemia, “o serviço registou o maior aumento em termos absolutos até ao momento”.

Starlink de Musk está em fase de testes

A Starlink de Musk está ainda em fase de testes, mas espera arrancar em breve a venda do seu serviço por satélite.

Actualmente, os prestadores de serviços de Internet por satélite em Portugal são Konnect, Tooway, Onesat, Bigblu, SkyDSL e Vivasat.

Em termos de preços, as ofertas residenciais “apresentam custos de instalação no montante de até 150 euros”, mas “nalguns casos possibilita-se a auto-instalação não se aplicando estes custos”, explica a ANACOM.

Além disso, implicam ainda “custos de activação entre 19,9 e 49 euros” que podem variar conforme a “existência ou não de período de fidelização e da respectiva duração”, bem como “custos de aluguer (entre 4,9 e 9,99 euros mensais) ou aquisição do equipamento”.

As mensalidades variam entre 12,90 e 119,99 euros, conforme as condições das ofertas subscritas.

Também existem ofertas não residenciais, cujas mensalidades variam entre 13 e 250 euros. Já a instalação pode variar entre 13 e 122 euros, enquanto a activação pode custar entre 35 e 85 euros.

O acesso à Internet espacial requer a “instalação no exterior de uma antena parabólica de pequenas dimensões e de um router“, explica ainda a ANACOM, apontando que os prestadores de serviços “vendem ou alugam estes equipamentos”.

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não vejo aqui nada de novo a não ser um fornecedor a mais e preços iguais ou superiores aos que já existem, mais um, a sacar!

  2. Mais uma serie de custos extra por um serviço que vai deixar de funcionar em cada explosão solar!
    Olha só a quantidade de equipamento… prato satelite, router dedicado, fiação nova, etc etc

  3. Uaaaaau… Internet espacial…
    Essa internet é da boa, vem do espaço!! Com um jeitinho até é capaz de vir da lua… Dos espelhos reflectores que a NASSA lá deixou…

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …