Sousa Mendes homenageado nos EUA no aniversário da “Noite dos Cristais”

Autor desconhecido / Wikimedia

O cônsul Aristides Sousa Mendes

O cônsul Aristides Sousa Mendes

O Centro Judeu de Dix Hills, em Long Island, no Estado de Nova Iorque, vai celebrar este domingo o 75º aniversário da Noite dos Cristais com um serviço de homenagem ao diplomata português Aristides de Sousa Mendes.

A “Noite dos Cristais” (conhecida entre os judeus dos Estados Unidos por Kristallnacht, o termo alemão) é o nome dado aos actos de violência que ocorreram na noite de 9 de Novembro de 1938 na Alemanha e na Áustria, então sob o domínio nazi, em que se destruíram sinagogas, lojas, casas e se agrediram pessoas identificadas como judias.

Numa única noite, 91 judeus foram mortos e de 25 mil 30 mil foram presos e levados para campos de concentração.

A noite é considerada um prenúncio do que viria a ser o Holocausto.

“Os eventos da Kristallnacht acabaram com todas as ilusões sobre a Alemanha Nazi. Na noite de 9 de Novembro de 1938, enquanto o céu escurecia, uma realidade ainda mais negra tornava-se evidente”, disse o Rabino Howard R. Buechler, do Centro Judeu de Dix Hills.

A cerimónia de homenagem a Sousa Mendes vai contar com a participação de Olivia Mattis e Eric Moed, dois americanos descendentes de judeus que receberam vistos emitidos pelo cônsul português.

Os dois americanos descobriram já adultos que as suas famílias tinham recebido estes vistos e a notícia teve um efeito transformador nas suas vidas.

Mattis, cuja família recebeu 12 vistos, acabou por ser uma das co-fundadoras da Sousa Mendes Foundation, de que hoje é vice-presidente.

A americana está envolvida no projecto da Sousa Mendes Foundation que tenta localizar as pessoas que receberam os vistos ou as suas famílias, precisamente a iniciativa através da qual a família de Moed soube como tinha sido salva.

Eric Moed acabou por tornar o projecto de reabilitação da casa de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, no seu trabalho de final do curso de arquitectura.

O americano é também o autor do museu semi-permanente que esteve montado em Cabanas de Viriato em Junho e que venceu uma bolsa da Fundação Benetton.

Sousa Mendes era cônsul de Portugal em Bordéus em Junho de 1940, quando desafiou as ordens do governo português e continuou a emitir milhares de vistos, que se calcula terem salvo cerca de 30 mil pessoas.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este português de quem ninguém fala, é um dos nossos maiores heróis. Perdeu tudo, tendo ficado na miséria, em troca da emissão de milhares de vistos, enquanto consul, para livrar 30.000 judeus das câmaras de gás. Pensava que tinha sido o governo português a recuperar a sua casa em Cabanas de Viriato, mas nem isso Para quando uma justa e devida homenagem, no nosso país, a tão distinta figura?

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …