Sousa Mendes homenageado nos EUA no aniversário da “Noite dos Cristais”

Autor desconhecido / Wikimedia

O cônsul Aristides Sousa Mendes

O cônsul Aristides Sousa Mendes

O Centro Judeu de Dix Hills, em Long Island, no Estado de Nova Iorque, vai celebrar este domingo o 75º aniversário da Noite dos Cristais com um serviço de homenagem ao diplomata português Aristides de Sousa Mendes.

A “Noite dos Cristais” (conhecida entre os judeus dos Estados Unidos por Kristallnacht, o termo alemão) é o nome dado aos actos de violência que ocorreram na noite de 9 de Novembro de 1938 na Alemanha e na Áustria, então sob o domínio nazi, em que se destruíram sinagogas, lojas, casas e se agrediram pessoas identificadas como judias.

Numa única noite, 91 judeus foram mortos e de 25 mil 30 mil foram presos e levados para campos de concentração.

A noite é considerada um prenúncio do que viria a ser o Holocausto.

“Os eventos da Kristallnacht acabaram com todas as ilusões sobre a Alemanha Nazi. Na noite de 9 de Novembro de 1938, enquanto o céu escurecia, uma realidade ainda mais negra tornava-se evidente”, disse o Rabino Howard R. Buechler, do Centro Judeu de Dix Hills.

A cerimónia de homenagem a Sousa Mendes vai contar com a participação de Olivia Mattis e Eric Moed, dois americanos descendentes de judeus que receberam vistos emitidos pelo cônsul português.

Os dois americanos descobriram já adultos que as suas famílias tinham recebido estes vistos e a notícia teve um efeito transformador nas suas vidas.

Mattis, cuja família recebeu 12 vistos, acabou por ser uma das co-fundadoras da Sousa Mendes Foundation, de que hoje é vice-presidente.

A americana está envolvida no projecto da Sousa Mendes Foundation que tenta localizar as pessoas que receberam os vistos ou as suas famílias, precisamente a iniciativa através da qual a família de Moed soube como tinha sido salva.

Eric Moed acabou por tornar o projecto de reabilitação da casa de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, no seu trabalho de final do curso de arquitectura.

O americano é também o autor do museu semi-permanente que esteve montado em Cabanas de Viriato em Junho e que venceu uma bolsa da Fundação Benetton.

Sousa Mendes era cônsul de Portugal em Bordéus em Junho de 1940, quando desafiou as ordens do governo português e continuou a emitir milhares de vistos, que se calcula terem salvo cerca de 30 mil pessoas.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este português de quem ninguém fala, é um dos nossos maiores heróis. Perdeu tudo, tendo ficado na miséria, em troca da emissão de milhares de vistos, enquanto consul, para livrar 30.000 judeus das câmaras de gás. Pensava que tinha sido o governo português a recuperar a sua casa em Cabanas de Viriato, mas nem isso Para quando uma justa e devida homenagem, no nosso país, a tão distinta figura?

RESPONDER

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …