Sondagens dão empate técnico. França é o país da UE mais favorável ao Brexit

Duas novas sondagens divulgadas este domingo, dia em que se regressou à campanha para o referendo da próxima quinta-feira, colocam em situação de empate técnico os defensores das duas frentes.

Segundo o Diário de Notícias, que cita a agência Reuters, nota-se no entanto um ligeiro crescimento da opção “Remain”, ou seja, o campo que defende a permanência do Reino Unido na União Europeia.

A primeira sondagem, do instituto Survation para o Mail on Sunday, órgão que defende a permanência, dá 45% das intenções de voto a esta opção, enquanto que o voto a favor da saída obtém apenas 42%.

Já a segunda sondagem, do instituto YouGov para o Sunday Times, jornal que defende a saída da UE, dá 44% à permanência e 43% a favor da saída.

Segundo o DN, as duas sondagens foram efetuadas por inquérito telefónico durante a quinta e a sexta-feira da semana passada.

Recorde-se que a campanha para o referendo, que acontece no próximo dia 23, esteve suspensa por causa do homicídio da deputada trabalhista Jo Cox, que defendia publicamente a permanência do país na UE.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, que tanto tem batalhado para convencer a população a votar contra o Brexit, respondeu a algumas perguntas em direto para um programa da BBC.

Durante o programa, o chefe do governo considerou que o país sair da comunidade europeia é uma decisão definitiva e que “não há volta a dar”.

Além disso, a antiga secretária de Estado do Reino Unido, Sayeeda Warsi, anunciou que deixou de apoiar a campanha pela saída, por considerar que promove o “ódio e a xenofobia”.

A primeira mulher muçulmana a integrar um governo britânico disse ao jornal The Times que decidiu “deixar a saída” devido a um cartaz, uma imagem de migrantes e refugiados a fazerem fila na fronteira na Eslovénia com a legenda ‘Ponto de rutura’, divulgado pelo líder do partido UKIP, anti-UE, Nigel Farage, na semana passada.

“O cartaz ‘Ponto de rutura’ foi, realmente, para mim, o ponto de rutura, que me levou a dizer ‘Não posso continuar a apoiar isto'”, disse Warsi.

“Estamos preparados para dizer mentiras, espalhar o ódio e a xenofobia apenas para ganhar uma campanha? Para mim isso é ir longe demais”, sublinhou.

França não se importa de ver Inglaterra sair

A poucos dias do referendo sobre a saída ou permanência do Reino Unido na União Europeia, estudos mostram que a França é o país do bloco com a maior proporção de cidadãos a favor do Brexit.

Uma série de inquéritos realizados entre abril e junho mostram que entre 32% e 41% da população francesa encara uma saída do Reino Unido da UE como algo positivo.

“Isto é revelador da relação entre a França e a Europa hoje e da relação entre a França e o Reino Unido desde sempre”, disse Dominique Moisi, do Instituto Francês de Relações Internacionais.

O mais recente estudo do Pew Research Center dá conta de uma opinião generalizada em toda a Europa de que o Brexit seria negativo para a UE, um sentimento particularmente reforçado na Suécia, Holanda e Alemanha.

“A França é o único país onde mais de um quarto do público diz que seria positivo para a UE se o Reino Unido saísse”, indica o estudo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …