Sondagens dão empate técnico. França é o país da UE mais favorável ao Brexit

Duas novas sondagens divulgadas este domingo, dia em que se regressou à campanha para o referendo da próxima quinta-feira, colocam em situação de empate técnico os defensores das duas frentes.

Segundo o Diário de Notícias, que cita a agência Reuters, nota-se no entanto um ligeiro crescimento da opção “Remain”, ou seja, o campo que defende a permanência do Reino Unido na União Europeia.

A primeira sondagem, do instituto Survation para o Mail on Sunday, órgão que defende a permanência, dá 45% das intenções de voto a esta opção, enquanto que o voto a favor da saída obtém apenas 42%.

Já a segunda sondagem, do instituto YouGov para o Sunday Times, jornal que defende a saída da UE, dá 44% à permanência e 43% a favor da saída.

Segundo o DN, as duas sondagens foram efetuadas por inquérito telefónico durante a quinta e a sexta-feira da semana passada.

Recorde-se que a campanha para o referendo, que acontece no próximo dia 23, esteve suspensa por causa do homicídio da deputada trabalhista Jo Cox, que defendia publicamente a permanência do país na UE.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, que tanto tem batalhado para convencer a população a votar contra o Brexit, respondeu a algumas perguntas em direto para um programa da BBC.

Durante o programa, o chefe do governo considerou que o país sair da comunidade europeia é uma decisão definitiva e que “não há volta a dar”.

Além disso, a antiga secretária de Estado do Reino Unido, Sayeeda Warsi, anunciou que deixou de apoiar a campanha pela saída, por considerar que promove o “ódio e a xenofobia”.

A primeira mulher muçulmana a integrar um governo britânico disse ao jornal The Times que decidiu “deixar a saída” devido a um cartaz, uma imagem de migrantes e refugiados a fazerem fila na fronteira na Eslovénia com a legenda ‘Ponto de rutura’, divulgado pelo líder do partido UKIP, anti-UE, Nigel Farage, na semana passada.

“O cartaz ‘Ponto de rutura’ foi, realmente, para mim, o ponto de rutura, que me levou a dizer ‘Não posso continuar a apoiar isto'”, disse Warsi.

“Estamos preparados para dizer mentiras, espalhar o ódio e a xenofobia apenas para ganhar uma campanha? Para mim isso é ir longe demais”, sublinhou.

França não se importa de ver Inglaterra sair

A poucos dias do referendo sobre a saída ou permanência do Reino Unido na União Europeia, estudos mostram que a França é o país do bloco com a maior proporção de cidadãos a favor do Brexit.

Uma série de inquéritos realizados entre abril e junho mostram que entre 32% e 41% da população francesa encara uma saída do Reino Unido da UE como algo positivo.

“Isto é revelador da relação entre a França e a Europa hoje e da relação entre a França e o Reino Unido desde sempre”, disse Dominique Moisi, do Instituto Francês de Relações Internacionais.

O mais recente estudo do Pew Research Center dá conta de uma opinião generalizada em toda a Europa de que o Brexit seria negativo para a UE, um sentimento particularmente reforçado na Suécia, Holanda e Alemanha.

“A França é o único país onde mais de um quarto do público diz que seria positivo para a UE se o Reino Unido saísse”, indica o estudo.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.