Sondagem deixa PS 10 pontos à frente do PSD com vitória em todas as frentes

Miguel A. Lopes / Lusa

Se as eleições europeias se tivessem realizado no passado fim-de-semana, o PS teria ganho em todas as frentes, alcançado 33% dos votos válidos, mais dez pontos percentuais do que o PSD, avança o jornal Público esta segunda-feira.

A sondagem é do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa – CESOP/UCP para o Público e a RTP e dá aos socialistas uma vitória em todas as faixas etárias e graus de escolaridade.

Depois do PS e do PSD, seguir-se-ia o Bloco com 9% dos votos, o CDU (PCP+Os Verdes) e o CDS-PP, ambos com 8%, e o Aliança e o PAN com 3% dos votos válidos. Nos partidos do “meio”, nota o diário, a luta avizinha-se mais renhida.

A pesquisa de opinião contou com 1882 inquéritos e baseou-se apenas nas intenções de voto dos inquiridos que afirmaram ir votar ‘de certeza’. Metade dos inquiridos (49%) garantiram que vão votar no próximo domingo, 26 de maio.

Entre os eleitores que vão votar “de certeza”, o PS surge como a lista que recolhe mais intenção de votos direta (22%), tendo mais 10 pontos percentuais do que o PSD.

Seguindo os critérios do apuramento de votos – isto é, excluindo as não respostas e os indecisos – a sondagem do CESOP aponta para uma vitória dos socialistas com uma uma percentagem de votos entre os 30 e os 36%, enquanto os sociais-democratas teriam entre 20 e 26%. A média desta ponderação, explica o Público, daria os 33% de votos para o PS de Pedro Marques e os 23% para o PSD de Paulo Rangel.

RTP

Analisando os resultados consoante as faixas etárias e os graus de escolaridade, a intenção de voto nos socialistas reforça-se. Sozinho, a lista encabeçada por Pedro Marques recolhe mais avaliações positivas em todas as idades. O PS é o partido que conquista também mais graus de escolaridade, sendo a escolha de eleitores que frequentaram o secundário – completo ou não -, bem como entre os eleitores que terminaram o Superior.

A proporção de intenções de voto no PS e na CDU aumenta com a idade. Os partidos considerados mais pequenos captam mais eleitorado jovem e quase não conseguem entrar no escalão etário mais elevado, escreve a RTP. De acordo com o estudo, a intenção de votar é mais forte entre as pessoas com maior grau de escolaridade.

Contas feitas, os socialistas conseguiram eleger entre oito e nove mandatos para o Parlamento Europeu. Em 2014, obtiveram oito eurodeputados. Por sua vez, o PSD perderia um lugar, elegendo entre cinco a seis mandatos. PAN e Aliança podem fazer história nestas europeias, podendo eleger um eurodeputado.

Quanto ao MPT, que em 2014 elegeu dois eurodeputados nuam lista encabeçada por Marinho e Pinto, não apresenta expressão autónoma nesta sondagem. O mesmo cenário é apontado ao novo partido do político, o PDR.

Passando em análise as últimas sondagens para este ato eleitoral, o jornal Público recorda que esta é a maior vantagem dos socialistas desde fevereiro. Na altura, uma outra sondagem, levada a cabo pela Aximage para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios dava aos socialistas 10 pontos de vantagem sobre os social-democratas.

Esta sondagem aconteceu ainda da remodelação governamental em que Pedro Marques deixou o Executivo liderado por António Costa para assumir a candidatura do PS às europeias. Em janeiro, a diferença entre PS e PSD era ainda maior: a Aximage dava no início do ano uma vitória aos socialistas por 15 pontos percentuais.

As eleições europeias decorrem de 23 a 26 de maio. Portugal vai às urnas no próximo domingo (26), elegendo 21 deputados ao Parlamento Europeu.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Os unicos partidos de direita sao o BASTA e o Iniciativa Liberal. Se as pessoas estivessem informadas votariam mais nesses 2 partidos

    • Partidos de direita? Eu diria antes de extrema-direita, fascistas e nazis.
      Ainda bem que não têm adesão nem qualquer tipo de expressão política no nosso país.
      Só um idiota salazarista e fascista é que vota num esterco desses.

    • O Iniciativa Liberal é um partido, já o Basta é uma BOSTA, cujo líder, além de escrever livros com a bruxa Maya, falta a debates para ir comentar o Benfica – portanto, alguém minimamente informado, NUNCA votará no Basta!

RESPONDER

Espiões podem estar a usar o LinkedIn para recrutar novos contactos

O LinkedIn é uma rede social de negócios, mas espiões podem estar a usá-la para encontrar novos contactos. Os espiões estarão a usar perfis falsos, gerados por inteligências artificial. Apesar de ser uma rede social bem …

Mercado de compras online pode não ser tão lucrativo quanto se pensa (e pode estar perto do fim)

Muitas pessoas provavelmente presumem que as lojas online estão a fazer uma fortuna, mas a realidade é bem diferente. Muitas atividades de comércio eletrónico são, na verdade, não lucrativas. Se as pessoas tivessem que pagar o …

Canábis já era fumada há pelo menos 2.500 anos

Uma descoberta nos túmulos do cemitério Jirzankal, no oeste da China, mostra que os povos que viviam nessa zona montanhosa já queimavam canábis com elevados níveis de THC. Uma equipa de arqueólogos encontrou pequenos artefactos de madeira …

Estado angolano exige 25 milhões de euros ao general Dino

O Estado angolano exige ao general Leopoldino Fragoso do Nascimento, mais conhecido por Dino e um dos homens de confiança do ex-presidente José Eduardo dos Santos, o pagamento de 29 milhões de dólares (25 milhões …

Procuradora dos "Cinco de Central Park" deixa de lecionar Direito após série da Netflix

Elizabeth Lederer, a procuradora principal do caso dos "Cinco de Central Park", que resultou na condenação injusta de jovens negros e latinos por violação, disse que vai deixar de lecionar Direito na Universidade de Columbia, …

A água da torneira de uma cidade americana ficou repentinamente cor-de-rosa

Os residentes de Coal Grove, no Ohio, foram surpreendidos por água cor-de-rosa a sair das torneiras das suas casas. O problema esteve relacionado com uma avaria na bomba da estação de tratamento da água. Nenhum habitante de …

Hospital Pulido Valente sem anestesistas na escala este fim de semana

Médicos do Hospital Pulido Valente, em Lisboa, foram este sábado surpreendidos com a falta de anestesistas na escala deste fim de semana e manifestam preocupação com o impacto da decisão nos doentes internados. O coordenador da …

Na Suécia, há quem tenha "vergonha" de andar de avião

Viajar de avião ou usar outro meio de transporte? Para muitos, essa pergunta vem de um dilema ético, de pessoas preocupadas com o impacto da aviação nas mudanças climáticas. Nenhum país, contudo, levou esse dilema tão …

EUA. Governo separa famílias de imigrantes ilegais e envia as crianças para antiga base militar

O internamento de nipo-americanos durante a Segunda Guerra Mundial sempre permaneceu uma mancha terrível nos livros de história dos Estados Unidos (EUA). Cerca 120 mil pessoas foram mantidas à força em várias dessas instalações entre …

Morreu o cineasta italiano Franco Zeffirelli

O cineasta italiano Franco Zeffirelli morreu, na sua casa, em Roma, aos 96 anos, noticiou este sábado a imprensa italiana. “O desaparecimento ocorreu no final de uma longa doença. O mestre vai descansar no cemitério de …