Sondagem deixa PS 10 pontos à frente do PSD com vitória em todas as frentes

Miguel A. Lopes / Lusa

Se as eleições europeias se tivessem realizado no passado fim-de-semana, o PS teria ganho em todas as frentes, alcançado 33% dos votos válidos, mais dez pontos percentuais do que o PSD, avança o jornal Público esta segunda-feira.

A sondagem é do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa – CESOP/UCP para o Público e a RTP e dá aos socialistas uma vitória em todas as faixas etárias e graus de escolaridade.

Depois do PS e do PSD, seguir-se-ia o Bloco com 9% dos votos, o CDU (PCP+Os Verdes) e o CDS-PP, ambos com 8%, e o Aliança e o PAN com 3% dos votos válidos. Nos partidos do “meio”, nota o diário, a luta avizinha-se mais renhida.

A pesquisa de opinião contou com 1882 inquéritos e baseou-se apenas nas intenções de voto dos inquiridos que afirmaram ir votar ‘de certeza’. Metade dos inquiridos (49%) garantiram que vão votar no próximo domingo, 26 de maio.

Entre os eleitores que vão votar “de certeza”, o PS surge como a lista que recolhe mais intenção de votos direta (22%), tendo mais 10 pontos percentuais do que o PSD.

Seguindo os critérios do apuramento de votos – isto é, excluindo as não respostas e os indecisos – a sondagem do CESOP aponta para uma vitória dos socialistas com uma uma percentagem de votos entre os 30 e os 36%, enquanto os sociais-democratas teriam entre 20 e 26%. A média desta ponderação, explica o Público, daria os 33% de votos para o PS de Pedro Marques e os 23% para o PSD de Paulo Rangel.

RTP

Analisando os resultados consoante as faixas etárias e os graus de escolaridade, a intenção de voto nos socialistas reforça-se. Sozinho, a lista encabeçada por Pedro Marques recolhe mais avaliações positivas em todas as idades. O PS é o partido que conquista também mais graus de escolaridade, sendo a escolha de eleitores que frequentaram o secundário – completo ou não -, bem como entre os eleitores que terminaram o Superior.

A proporção de intenções de voto no PS e na CDU aumenta com a idade. Os partidos considerados mais pequenos captam mais eleitorado jovem e quase não conseguem entrar no escalão etário mais elevado, escreve a RTP. De acordo com o estudo, a intenção de votar é mais forte entre as pessoas com maior grau de escolaridade.

Contas feitas, os socialistas conseguiram eleger entre oito e nove mandatos para o Parlamento Europeu. Em 2014, obtiveram oito eurodeputados. Por sua vez, o PSD perderia um lugar, elegendo entre cinco a seis mandatos. PAN e Aliança podem fazer história nestas europeias, podendo eleger um eurodeputado.

Quanto ao MPT, que em 2014 elegeu dois eurodeputados nuam lista encabeçada por Marinho e Pinto, não apresenta expressão autónoma nesta sondagem. O mesmo cenário é apontado ao novo partido do político, o PDR.

Passando em análise as últimas sondagens para este ato eleitoral, o jornal Público recorda que esta é a maior vantagem dos socialistas desde fevereiro. Na altura, uma outra sondagem, levada a cabo pela Aximage para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios dava aos socialistas 10 pontos de vantagem sobre os social-democratas.

Esta sondagem aconteceu ainda da remodelação governamental em que Pedro Marques deixou o Executivo liderado por António Costa para assumir a candidatura do PS às europeias. Em janeiro, a diferença entre PS e PSD era ainda maior: a Aximage dava no início do ano uma vitória aos socialistas por 15 pontos percentuais.

As eleições europeias decorrem de 23 a 26 de maio. Portugal vai às urnas no próximo domingo (26), elegendo 21 deputados ao Parlamento Europeu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Os unicos partidos de direita sao o BASTA e o Iniciativa Liberal. Se as pessoas estivessem informadas votariam mais nesses 2 partidos

    • Partidos de direita? Eu diria antes de extrema-direita, fascistas e nazis.
      Ainda bem que não têm adesão nem qualquer tipo de expressão política no nosso país.
      Só um idiota salazarista e fascista é que vota num esterco desses.

    • O Iniciativa Liberal é um partido, já o Basta é uma BOSTA, cujo líder, além de escrever livros com a bruxa Maya, falta a debates para ir comentar o Benfica – portanto, alguém minimamente informado, NUNCA votará no Basta!

RESPONDER

Ninguém sabe do paradeiro dos Evangelhos Garima, um dos maiores tesouros do mundo cristão

Depois de terem sobrevivido a 1.500 anos de história num mosteiro remoto, os Evangelhos Garima enfrentam agora a sua ameaça mais grave. Um dos maiores tesouros do mundo cristão, guardado durante mais de 1.500 anos no …

"Estou preocupado". Ex-piloto da Marinha dos EUA diz que via OVNIs "todos os dias"

Um antigo piloto da Marinha dos Estados Unidos diz que, durante anos, viu Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) "todos os dias". Depois de anos a ignorar a questão, uma task force do Pentágono prepara-se para revelar …

Peru está a investigar se a lixívia pode curar a covid-19

O congresso do Peru votou para investigar se beber ou injetar uma lixívia industrial poderia curar a covid-19. A moção foi aprovada com 49 votos a favor e 39 votos contra. Está a ser criado um …

Há vestígios de ouro nesta imagem de satélite

As operações de mineração num dos maiores depósitos de ouro da Rússia, em Aldan, incluem um método que deixa rastos na paisagem. E são visíveis do Espaço. A imagem de satélite, tirada em setembro de 2019, …

Dezenas de corpos de vítimas de covid-19 encontrados nas margens do rio Ganges

Ciclone Tauktae faz pelo menos 33 mortos na Índia (e paralisa vacinação contra covid-19)

Pelo menos 33 pessoas morreram e quase cem estão desaparecidas na Índia, devido ao impacto do ciclone Tauktae, esta terça-feira. O país também registou o maior número de mortes diárias provocadas pela covid-19. Centenas de milhares …

Cientistas criam dispositivos de testagem que produzem resultados em tempo recorde

Cientistas criaram dispositivos que permitem detetar infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 num segundo ou em menos de 30 minutos, conforme a técnica usada, revelam dois estudos distintos divulgados esta terça-feira na imprensa da especialidade. Investigadores das …

CP está a vender bilhetes com 80% de desconto

A CP tem uma nova campanha, que entra em vigor esta terça-feira, através da qual disponibiliza cerca de 17.920 viagens com descontos até 80% nos comboios intercidades. De acordo com o jornal Público, os bilhetes abrangidos …

Mais de 40 pessoas, quase todas crianças, no hospital de Beja com vómitos

Um total de 35 crianças e seis adultos oriundos de diversas escolas do concelho de Beja deram esta terça-feira entrada no Hospital José Joaquim Fernandes, naquela cidade alentejana. A notícia foi avançada por fonte hospitalar, que …

Novo Banco. "Não era um banco bom, foi preciso fazer dele um bom banco", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, afirmou esta terça-feira que o Novo Banco “não era um banco bom” e “foi preciso fazer dele um bom banco”, recordando o “legado do BES” que marca …

Ensino superior com vagas especiais para lusodescendentes

O Governo alargou o contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares permitindo que, no próximo ano letivo, se possam candidatar todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no …