Sondagem deixa PS 10 pontos à frente do PSD com vitória em todas as frentes

Miguel A. Lopes / Lusa

Se as eleições europeias se tivessem realizado no passado fim-de-semana, o PS teria ganho em todas as frentes, alcançado 33% dos votos válidos, mais dez pontos percentuais do que o PSD, avança o jornal Público esta segunda-feira.

A sondagem é do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa – CESOP/UCP para o Público e a RTP e dá aos socialistas uma vitória em todas as faixas etárias e graus de escolaridade.

Depois do PS e do PSD, seguir-se-ia o Bloco com 9% dos votos, o CDU (PCP+Os Verdes) e o CDS-PP, ambos com 8%, e o Aliança e o PAN com 3% dos votos válidos. Nos partidos do “meio”, nota o diário, a luta avizinha-se mais renhida.

A pesquisa de opinião contou com 1882 inquéritos e baseou-se apenas nas intenções de voto dos inquiridos que afirmaram ir votar ‘de certeza’. Metade dos inquiridos (49%) garantiram que vão votar no próximo domingo, 26 de maio.

Entre os eleitores que vão votar “de certeza”, o PS surge como a lista que recolhe mais intenção de votos direta (22%), tendo mais 10 pontos percentuais do que o PSD.

Seguindo os critérios do apuramento de votos – isto é, excluindo as não respostas e os indecisos – a sondagem do CESOP aponta para uma vitória dos socialistas com uma uma percentagem de votos entre os 30 e os 36%, enquanto os sociais-democratas teriam entre 20 e 26%. A média desta ponderação, explica o Público, daria os 33% de votos para o PS de Pedro Marques e os 23% para o PSD de Paulo Rangel.

RTP

Analisando os resultados consoante as faixas etárias e os graus de escolaridade, a intenção de voto nos socialistas reforça-se. Sozinho, a lista encabeçada por Pedro Marques recolhe mais avaliações positivas em todas as idades. O PS é o partido que conquista também mais graus de escolaridade, sendo a escolha de eleitores que frequentaram o secundário – completo ou não -, bem como entre os eleitores que terminaram o Superior.

A proporção de intenções de voto no PS e na CDU aumenta com a idade. Os partidos considerados mais pequenos captam mais eleitorado jovem e quase não conseguem entrar no escalão etário mais elevado, escreve a RTP. De acordo com o estudo, a intenção de votar é mais forte entre as pessoas com maior grau de escolaridade.

Contas feitas, os socialistas conseguiram eleger entre oito e nove mandatos para o Parlamento Europeu. Em 2014, obtiveram oito eurodeputados. Por sua vez, o PSD perderia um lugar, elegendo entre cinco a seis mandatos. PAN e Aliança podem fazer história nestas europeias, podendo eleger um eurodeputado.

Quanto ao MPT, que em 2014 elegeu dois eurodeputados nuam lista encabeçada por Marinho e Pinto, não apresenta expressão autónoma nesta sondagem. O mesmo cenário é apontado ao novo partido do político, o PDR.

Passando em análise as últimas sondagens para este ato eleitoral, o jornal Público recorda que esta é a maior vantagem dos socialistas desde fevereiro. Na altura, uma outra sondagem, levada a cabo pela Aximage para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios dava aos socialistas 10 pontos de vantagem sobre os social-democratas.

Esta sondagem aconteceu ainda da remodelação governamental em que Pedro Marques deixou o Executivo liderado por António Costa para assumir a candidatura do PS às europeias. Em janeiro, a diferença entre PS e PSD era ainda maior: a Aximage dava no início do ano uma vitória aos socialistas por 15 pontos percentuais.

As eleições europeias decorrem de 23 a 26 de maio. Portugal vai às urnas no próximo domingo (26), elegendo 21 deputados ao Parlamento Europeu.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Os unicos partidos de direita sao o BASTA e o Iniciativa Liberal. Se as pessoas estivessem informadas votariam mais nesses 2 partidos

    • Partidos de direita? Eu diria antes de extrema-direita, fascistas e nazis.
      Ainda bem que não têm adesão nem qualquer tipo de expressão política no nosso país.
      Só um idiota salazarista e fascista é que vota num esterco desses.

    • O Iniciativa Liberal é um partido, já o Basta é uma BOSTA, cujo líder, além de escrever livros com a bruxa Maya, falta a debates para ir comentar o Benfica – portanto, alguém minimamente informado, NUNCA votará no Basta!

RESPONDER

Suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano ficam em prisão preventiva

Os cinco suspeitos da morte do estudante cabo-verdiano vão aguardar julgamento em prisão preventiva, indiciados pelos crimes de homicídio qualificado e três tentativas de homicídio. A decisão, lida aos jornalistas cerca das 23h30 de sexta-feira por …

Cientistas descobriram o ponto fraco dos tardígrados

Os tardígrados, também chamados ursos de água, são conhecidos pela sua resistência. Mas um novo estudo revela agora que estes pequenos organismos também têm um ponto fraco: exposição de longo prazo a altas temperaturas. Em 2018, …

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …