Bloco sai vencedor das negociações do Orçamento. É o partido que mais sobe

Mário Cruz / Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins

Num mês marcado pelo agravamento da crise pandémica e pela negociação do Orçamento do Estado para 2021, o Bloco de Esquerda foi o partido que mais subiu nas intenções de voto.

O Bloco de Esquerda foi o partido que mais subiu nas intenções de voto no mês de outubro, numa altura em que os partidos negociaram o Orçamento do Estado para 2021, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã.

Os bloquistas dão continuidade uma subida que já vem a ser consumada desde agosto, numa altura em que tinham 8,5% das intenções de voto. Em setembro, esse valor aumentou para 9,9%. Agora, o partido liderado por Catarina Martins está com 11%.

Na frente, não há particularmente grandes surpresas. O PS é líder com 37,5%, subindo apenas uma décima, enquanto o PSD subiu cinco décimas, para 24,8%. A distância entre os dois partidos é agora de quase 13 pontos percentuais.

Embora lidere as intenções de voto, o PS tem vindo a registar uma descida, já que em junho chegou a ter 40%. Em contrapartida, os sociais-democratas regressam aos valores registados em agosto, depois de uma queda registada em setembro.

Quem também sai a perder das negociações do Orçamento do Estado para 2021 é a CDU, que perde oito décimas, atingindo 4,3% das intenções de voto.

O Chega, de André Ventura, subiu ligeiramente, mas ainda não recuperou os valores de agosto, quando atingiu os 7,9%. Este mês de outubro, está com 7,7% das intenções de voto, mais três décimas relativamente aos 7,4% do mês passado.

Por sua vez, PAN e CDS partilham o sexto e sétimo lugares, ambos com 4,1% das intenções de voto. Se o partido ambientalista conseguiu manter os valores, os democratas-cristãos perderam duas décimas.

Por último, embora a Iniciativa Liberal tenha ganho três décimas em comparação com o mês passado, chegando aos 2,4%, ocupa o último lugar das intenções de voto.

A ministra da Saúde continua a ser a governante preferida dos portugueses. Marta Temido é a melhor ministra para 20,9% dos entrevistados. A ministra da Cultura, Graça Fonseca, tem o pior registo, sendo vista como a pior governante por 14,1%.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Sempre pensei que em 46 anos de ”suposta democracia” o povo ia aprender alguma coisa não,continua burro e a acreditar no pai Natal.Que belo futuro espera cá o buraco.

  2. Ainda o orçamento não foi aprovado e já o berloque está a ganhar. Faço tanto caso destas sondagens com da água que choveu há 100 anos. E fazem logo a festa, deitam os foguetes e ainda vão apanhar a canas!!

  3. Õ João, quem paga para o privado é sempre o público! Ou tem dúvidas? Olhe os hospitais privados que sobrevivem quase todos à conta do mau funcionamento do SNS! Olhe os patrões das grandes empresas portuguesas, quase todas a descontarem em paraísos fiscais, como a Holanda, e a entrarem em lay off em Portugal! Olhe a carta dos bastonários a atacarem a ministra da saúde porque ela não se deixa levar e defende a causa pública e, provavelmente, avançará para a requisição de médicos se a tanto as circunstâncias o obrigarem, o que não agrada aos privados porque entendem que o SNS é que tem que pagar a factura por inteiro. Hà muito boa gente a dispensar o Estado mas a depender cada vez mais dele!

    • E quem é paga os salários aos funcionários públicos? E onde é que o Estado vai buscar o dinheiro para investir e para criar infraestruturas?
      Olhe… tenha juízo.

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …