Sondagem: Bloco recupera do caso Robles, PS é quem mais perde

Em plena discussão orçamental, o PS é o partido que mais perde, enquanto que o Bloco de Esquerda consegue recuperar dos danos causados pelo caso Robles.

A cerca de um ano das legislativas de 2019 e em plena negociação do último Orçamento do Estado desta legislatura,  PS cai ligeiramente nas intenções de voto, enquanto que o Bloco de Esquerda parece estar a recuperar dos danos causados pelo caso Robles.

De acordo com uma sondagem da Aximage para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, as intenções de voto no PS caíram um ponto percentual, estando agora nos 38,9%. O PS é assim o partido que regista a maior queda das intenções de voto para as próximas eleições legislativas.

Nas últimas sondagens, o PS, liderado por António Costa, tinha registado um aumento de 0,9%, passando de 39% para 39,9%. Ainda assim, os valores são superiores aos resultados alcançados nas legislativas 2015: 32,31% dos votos.

Já o Bloco de Esquerda de Catarina Martins segue em sentido inverso, sendo o partido que mais sobe ao ganhar 1,3 pontos para 9,1%. Estes números contrastam com a descida registada entre julho e setembro – de 9,5% para 7,8%, depois de um verão marcado pelo caso Robles.

Tanto o PSD como o CDS estão estabilizados nos 24% e 9,2%, respetivamente. No primeiro verão sob liderança de Rui Rio, o PSD tinha sofrido a maior quebra na intenção de voto (3,1%), caindo de 27,2% para 24,1%. Já o CDS tinha registado o maior aumento (1,8%), passando de 7,4% em julho para 9,2% em setembro.

Cristas aumenta popularidade (e é a única)

Assunção Cristas, presidente do CDS, é a única líder dos principais partidos a ganhar popularidade no barómetro Aximage de outubro. Ainda assim, Cristas mantém-se com uma avaliação negativa de 8,8 pontos.

António Costa recuou para a nota de 10,8, mas, apesar disso, é o único protagonista a registar uma avaliação positiva. Catarina Martins (9,8 pontos), Jerónimo de Sousa (9,7), secretário-geral comunista, e Rui Rio (8,3), presidente do PSD, recuam ligeiramente em termos de aceitação, nota o Jornal de Negócios.

Rui Rio registou ainda uma evolução positiva na confiança para exercer o cargo de primeiro-ministro. Se Costa cai de 57,6% para 55,3% no duelo com o líder do PSD, Rio cresce 28% para 30,1% no índice de confiança para chefe de Governo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Nao vamos ter essa sorte. Vamos sonhar com crescimentos do PIB de 4% como nos EUA e Brasil, e voltar a crescimentos anémicos quando acabar o aumento do turismo

RESPONDER

Antigo ministro Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel

O ex-ministro e ex-deputado do CDS foi o escolhido para liderar a Apritel, a associação que representa as principais operadoras de telecomunicações, como a Meo, a Nos e a Vodafone. O novo secretário-geral da associação …

E depois de Cristas? CDS atira congresso de sucessão para 2020

A direção nacional do partido vai propor que o Congresso, que decidirá a liderança do CDS, seja apenas em janeiro, apesar de Assunção Cristas ter manifestado vontade de que fosse ainda este ano. O CDS-PP reúne …

Hong Kong. Deputados pró-democracia forçam Carrie Lam a discursar à porta fechada

A chefe do Executivo de Hong Kong foi esta quarta-feira obrigada a discursar à porta fechada, depois ter sido impedida de falar no parlamento por deputados pró-democracia, que exibiram cartazes e projetaram um vídeo. O discurso …

CP recebeu injeções de 1800 milhões de euros do Estado nos últimos três anos

Nos últimos três anos, o Estado fez 17 operações de reforço de capital na CP, na ordem dos 1,8 mil milhões de euros. Estes serviram principalmente para pagar dívidas da empresa a privados e ao …

Imposto Mortágua foi aplicado a 75 mil contribuintes

O novo escalão do Adicional ao IMI, que prevê a aplicação de uma taxa de 1,5% sobre o valor patrimonial dos imóveis que ultrapasse os dois milhões, chegou a 331 contribuintes. Ao todo, o imposto …

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir a um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …