Sondagem: Bloco recupera do caso Robles, PS é quem mais perde

Em plena discussão orçamental, o PS é o partido que mais perde, enquanto que o Bloco de Esquerda consegue recuperar dos danos causados pelo caso Robles.

A cerca de um ano das legislativas de 2019 e em plena negociação do último Orçamento do Estado desta legislatura,  PS cai ligeiramente nas intenções de voto, enquanto que o Bloco de Esquerda parece estar a recuperar dos danos causados pelo caso Robles.

De acordo com uma sondagem da Aximage para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, as intenções de voto no PS caíram um ponto percentual, estando agora nos 38,9%. O PS é assim o partido que regista a maior queda das intenções de voto para as próximas eleições legislativas.

Nas últimas sondagens, o PS, liderado por António Costa, tinha registado um aumento de 0,9%, passando de 39% para 39,9%. Ainda assim, os valores são superiores aos resultados alcançados nas legislativas 2015: 32,31% dos votos.

Já o Bloco de Esquerda de Catarina Martins segue em sentido inverso, sendo o partido que mais sobe ao ganhar 1,3 pontos para 9,1%. Estes números contrastam com a descida registada entre julho e setembro – de 9,5% para 7,8%, depois de um verão marcado pelo caso Robles.

Tanto o PSD como o CDS estão estabilizados nos 24% e 9,2%, respetivamente. No primeiro verão sob liderança de Rui Rio, o PSD tinha sofrido a maior quebra na intenção de voto (3,1%), caindo de 27,2% para 24,1%. Já o CDS tinha registado o maior aumento (1,8%), passando de 7,4% em julho para 9,2% em setembro.

Cristas aumenta popularidade (e é a única)

Assunção Cristas, presidente do CDS, é a única líder dos principais partidos a ganhar popularidade no barómetro Aximage de outubro. Ainda assim, Cristas mantém-se com uma avaliação negativa de 8,8 pontos.

António Costa recuou para a nota de 10,8, mas, apesar disso, é o único protagonista a registar uma avaliação positiva. Catarina Martins (9,8 pontos), Jerónimo de Sousa (9,7), secretário-geral comunista, e Rui Rio (8,3), presidente do PSD, recuam ligeiramente em termos de aceitação, nota o Jornal de Negócios.

Rui Rio registou ainda uma evolução positiva na confiança para exercer o cargo de primeiro-ministro. Se Costa cai de 57,6% para 55,3% no duelo com o líder do PSD, Rio cresce 28% para 30,1% no índice de confiança para chefe de Governo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Nao vamos ter essa sorte. Vamos sonhar com crescimentos do PIB de 4% como nos EUA e Brasil, e voltar a crescimentos anémicos quando acabar o aumento do turismo

RESPONDER

ADN num cachimbo com 200 anos revela detalhes da vida de uma escrava

Um grupo de arqueólogos e geneticistas dos Estados Unidos mostrou que um fragmento partido de um cachimbo encontrado numa plantação de tabaco pode ser um testemunho substancial da história e da antropologia do século XIX. O …

Professora que revelou o que ia sair no exame de Português vai ser demitida

A professora, que foi presidente da Associação de Professores de Português, que em 2017 divulgou o conteúdo do exame de Português foi demitida pelo Ministério da Educação. Edviges Ferreira foi considerada culpada por ter partilhado o …

Asteróide passa esta sexta-feira entre a Terra e a Lua

Um asteróide de grandes dimensões, recentemente descoberto, voará esta semana a uma distância relativamente próxima da Terra, avança o o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da agência espacial norte-americana. O asteróide, designado como …

A Física diz que nunca tocamos realmente num objeto

Se está, neste momento, com o telemóvel na mão ou a tocar no seu computador para conseguir ler esta notícia, desengane-se: segundo a Física, não está a tocar em nada. Tudo o que conseguimos ver, tocar …

Se os buracos negros o confundem, prepare-se para os buracos brancos

Os buracos negros podem ser o mistério mais atraente do Universo, mas não são o único tipo de "buraco" no Espaço. Os buracos negros atraem a atenção de muitos amantes de astronomia por serem tão misteriosos. …

MySpace perdeu 12 anos de músicas, fotografias e vídeos

A rede social MySpace anunciou que perdeu todas as músicas, fotografias e vídeos com mais de três anos. A perda de conteúdo deveu-se a uma falha na migração de servidor. O MySpace, outrora uma das maiores …

Pela primeira vez uma mulher vence o prémio Abel, o "Nobel" da matemática

A matemática pioneira Karen Uhlenbeck, antiga professora da Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos), recebeu o Prémio Abel de 2019, tornando-se a primeira mulher a receber a distinção, uma das mais ilustres na área. A …

Após 65 anos, diário revela romance entre rei belga e a madrasta

O rei Balduíno da Bélgica terá mantido uma relação secreta com a madrasta, a princesa Lilian, segunda esposa do seu pai, Leopoldo III. A revelação foi feita 65 anos depois, através dos diários do ex-primeiro-ministro …

Estudo revela que consumo diário de canábis aumenta risco de psicose

O consumo diário de canábis, sobretudo de elevada potência, está fortemente ligado ao risco de desenvolver uma psicose, conclui um estudo, que analisou pessoas em 11 locais da Europa e um no Brasil. Vários estudos observacionais …

Uma bebé nasceu "grávida" do seu irmão gémeo

Mónica Vega realizou uma ecografia durante o sétimo mês da sua gravidez daquela que seria a sua terceira filha. Mas, nas imagens, descobriu que dentro da sua bebé estava outro feto mais pequeno. O caso, que …