Sonda Kepler da NASA poderá estar perdida no espaço

JPL-Caltech / Ames / NASA

O telescópio espacial Kepler, da NASA

O telescópio espacial Kepler, da NASA

O telescópio espacial Kepler, da agência espacial norte-americana NASA, que orbita o Sol à procura de planetas habitáveis no do espaço, está a enfrentar problemas e encontra-se em “modo de emergência” a 120.700.800 quilómetros da Terra.

Segundo um comunicado divulgado pela NASA este domingo, os engenheiros da agência espacial descobriram na quinta-feira que a Kepler estava em modo de emergência, o nível operacional mais baixo da nave.

“Tirar a nave do estado de emergência é uma prioridade para nossa equipa neste momento”, salientou o chefe da missão deste telescópio, Charlie Sobeck.

A equipa técnica do Kepler declarou o nível de “emergência” na nave espacial, o que lhes permite ter um acesso prioritário às comunicações que a NASA envia ao espaço.

Apesar destes esforços, a grande distância que separa a nave da Terra dificulta as comunicações e torna-as muito lentas, de modo que mesmo à velocidade da luz um sinal de som demoraria 13 minutos para chegar à nave e voltar.

O último contacto com o telescópio Kepler aconteceu no último dia 4 de abril. Desde então, a nave estava a operar correctamente.

O Kepler completou sua primeira missão espacial em 2012 e, desde então, permitiu à NASA identificar a possível existência de 5.000 planetas fora do sistema solar, dos quais a agência espacial já confirmou a existência de cerca de mil.

O telescópio Kepler procura os chamados exoplanetas, vigiando as alterações de intensidade do brilho das estrelas, que podem ser provocadas pela passagem de um planeta bastante escuro pelo disco brilhante do Sol.

Em 2013 o Kepler experimentou problemas técnicos graves, perdeu dois dos seus quatro giroscópios, e temeu-se que poderia ter chegado ao fim da sua vida útil. Mas em 2014 a NASA “reanimou” a sonda espacial, recorrendo à pressão solar para orientar o telescópio.

O Kepler iniciou então uma nova missão, chamada “K2”, com a qual, além de procurar planetas fora do sistema solar, o telescópio tenta identificar estrelas jovens, supernovas e outros corpos astronómicos.

Entre as maiores conquistas do telescópio está a descoberta em 2015 do planeta Kepler 438b, o “primo da Terra”, nome com o qual a NASA baptizou o primeiro planeta descoberto numa zona habitável na órbita de uma estrela similar ao sol.

Esta posição faz do Kepler 438b num dos melhores candidatos a acolher vida extraterrestre.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …

Devolução de manuais. Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas"

Os diretores escolares criticaram hoje o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando os políticos de andar a “brincar às escolinhas” sem perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros. O …

Passageiros dos EUA e PALOP têm de apresentar teste negativo de covid-19

O Governo prorrogou várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal, com novas orientações e exceções, num despacho publicado terça-feira em Diário da República. Segundo noticiou o Expresso, um comunicado do …

PGR angolana diz que Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal

Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal ou noutro país com acordos judiciários com Angola, no âmbito do processo-crime por alegada má gestão e desvio de fundos da Sonangol, disse à Lusa fonte da …

Autoridades descartam participação da milícia "Escritório do Crime" no caso Marielle Franco

O envolvimento da milícia conhecida como "Escritório do Crime" no homicídio da vereadora e ativista Marielle Franco chegou a ser investigado, mas foi descartado pela polícia brasileira. O delegado brasileiro Daniel Rosa, da cidade do Rio …

Desconfinamento não foi suficiente. Desemprego volta a subir em Espanha para valores de 2016

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha voltou a aumentar em 5.107 pessoas em junho, uma desaceleração em relação a maio, atingindo um total de 3.862.883 espanhóis. De acordo com os …

Governo vai monitorizar discurso de ódio na Internet

O Governo vai monitorizar o discurso de ódio nas plataformas online, estando "em vias" de dar início à contratação pública de um projeto que deverá traduzir-se num barómetro mensal de acompanhamento e identificação de sites. Segundo …

Tribunal britânico decide que é Guaidó (e não Maduro) quem manda nas reservas de ouro da Venezuela

A justiça britânica decidiu esta quinta-feira que é o líder da oposição venezuelana Juan Guaidó e não o Presidente Nicolás Maduro quem tem autoridade sobre as reservas de ouro da Venezuela depositadas no Banco de …

Mistério resolvido. Cientistas descobriram como é que as cobras "voam"

Nem todas as cobras se movem arrastando-se discretamente pelo chão. Há uma cobra do género Chrysopelea que parece voar de árvore em árvore. Agora, os cientistas descobriram como é que estes animais se movem pelo …

Mais de 80 mil pessoas registaram-se na Segurança Social desde janeiro

O programa “Segurança Social na Hora”, criado em janeiro deste ano, abrangeu até ao momento 80.700 pessoas, de acordo com os dados divulgados pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS). Ana Mendes Godinho avançou …