Sonda Kepler da NASA poderá estar perdida no espaço

JPL-Caltech / Ames / NASA

O telescópio espacial Kepler, da NASA

O telescópio espacial Kepler, da NASA

O telescópio espacial Kepler, da agência espacial norte-americana NASA, que orbita o Sol à procura de planetas habitáveis no do espaço, está a enfrentar problemas e encontra-se em “modo de emergência” a 120.700.800 quilómetros da Terra.

Segundo um comunicado divulgado pela NASA este domingo, os engenheiros da agência espacial descobriram na quinta-feira que a Kepler estava em modo de emergência, o nível operacional mais baixo da nave.

“Tirar a nave do estado de emergência é uma prioridade para nossa equipa neste momento”, salientou o chefe da missão deste telescópio, Charlie Sobeck.

A equipa técnica do Kepler declarou o nível de “emergência” na nave espacial, o que lhes permite ter um acesso prioritário às comunicações que a NASA envia ao espaço.

Apesar destes esforços, a grande distância que separa a nave da Terra dificulta as comunicações e torna-as muito lentas, de modo que mesmo à velocidade da luz um sinal de som demoraria 13 minutos para chegar à nave e voltar.

O último contacto com o telescópio Kepler aconteceu no último dia 4 de abril. Desde então, a nave estava a operar correctamente.

O Kepler completou sua primeira missão espacial em 2012 e, desde então, permitiu à NASA identificar a possível existência de 5.000 planetas fora do sistema solar, dos quais a agência espacial já confirmou a existência de cerca de mil.

O telescópio Kepler procura os chamados exoplanetas, vigiando as alterações de intensidade do brilho das estrelas, que podem ser provocadas pela passagem de um planeta bastante escuro pelo disco brilhante do Sol.

Em 2013 o Kepler experimentou problemas técnicos graves, perdeu dois dos seus quatro giroscópios, e temeu-se que poderia ter chegado ao fim da sua vida útil. Mas em 2014 a NASA “reanimou” a sonda espacial, recorrendo à pressão solar para orientar o telescópio.

O Kepler iniciou então uma nova missão, chamada “K2”, com a qual, além de procurar planetas fora do sistema solar, o telescópio tenta identificar estrelas jovens, supernovas e outros corpos astronómicos.

Entre as maiores conquistas do telescópio está a descoberta em 2015 do planeta Kepler 438b, o “primo da Terra”, nome com o qual a NASA baptizou o primeiro planeta descoberto numa zona habitável na órbita de uma estrela similar ao sol.

Esta posição faz do Kepler 438b num dos melhores candidatos a acolher vida extraterrestre.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …