Sonda Kepler da NASA poderá estar perdida no espaço

JPL-Caltech / Ames / NASA

O telescópio espacial Kepler, da NASA

O telescópio espacial Kepler, da NASA

O telescópio espacial Kepler, da agência espacial norte-americana NASA, que orbita o Sol à procura de planetas habitáveis no do espaço, está a enfrentar problemas e encontra-se em “modo de emergência” a 120.700.800 quilómetros da Terra.

Segundo um comunicado divulgado pela NASA este domingo, os engenheiros da agência espacial descobriram na quinta-feira que a Kepler estava em modo de emergência, o nível operacional mais baixo da nave.

“Tirar a nave do estado de emergência é uma prioridade para nossa equipa neste momento”, salientou o chefe da missão deste telescópio, Charlie Sobeck.

A equipa técnica do Kepler declarou o nível de “emergência” na nave espacial, o que lhes permite ter um acesso prioritário às comunicações que a NASA envia ao espaço.

Apesar destes esforços, a grande distância que separa a nave da Terra dificulta as comunicações e torna-as muito lentas, de modo que mesmo à velocidade da luz um sinal de som demoraria 13 minutos para chegar à nave e voltar.

O último contacto com o telescópio Kepler aconteceu no último dia 4 de abril. Desde então, a nave estava a operar correctamente.

O Kepler completou sua primeira missão espacial em 2012 e, desde então, permitiu à NASA identificar a possível existência de 5.000 planetas fora do sistema solar, dos quais a agência espacial já confirmou a existência de cerca de mil.

O telescópio Kepler procura os chamados exoplanetas, vigiando as alterações de intensidade do brilho das estrelas, que podem ser provocadas pela passagem de um planeta bastante escuro pelo disco brilhante do Sol.

Em 2013 o Kepler experimentou problemas técnicos graves, perdeu dois dos seus quatro giroscópios, e temeu-se que poderia ter chegado ao fim da sua vida útil. Mas em 2014 a NASA “reanimou” a sonda espacial, recorrendo à pressão solar para orientar o telescópio.

O Kepler iniciou então uma nova missão, chamada “K2”, com a qual, além de procurar planetas fora do sistema solar, o telescópio tenta identificar estrelas jovens, supernovas e outros corpos astronómicos.

Entre as maiores conquistas do telescópio está a descoberta em 2015 do planeta Kepler 438b, o “primo da Terra”, nome com o qual a NASA baptizou o primeiro planeta descoberto numa zona habitável na órbita de uma estrela similar ao sol.

Esta posição faz do Kepler 438b num dos melhores candidatos a acolher vida extraterrestre.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …

Camboja acaba com passeios turísticos de elefante em Angkor

Os passeios de elefante, que são umas das principais atrações turísticas pelas áreas dos templos de Angkor, no Camboja, deixarão de o ser em 2020. Em 2016, uma elefante fêmea morreu por insuficiência cardíaca depois de …

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …

Procurador-geral admite que suicídio de Epstein foi resultado de vários erros

O procurador-geral dos EUA disse, esta sexta-feira, que a morte de Jeffrey Epstein, que se suicidou atrás das grades, foi o resultado de "uma tempestade perfeita de asneiras". Em entrevista à Associated Press, William Barr confessou …

Vegano processa Burger King nos EUA por "contaminação" de hambúrguer

Um cliente vegano interpôs uma ação judicial contra o Burger King nos Estados Unidos, acusando a cadeira de restaurantes de fast-food de lhe ter servido um hambúrguer cozinhado na mesma grelha utilizada para preparar carne. De …