Sonangol à beira da falência técnica

Paulo César Santos

A petrolífera angolana Sonangol corre sérios riscos de falência técnica, de acordo com as previsões de um relatório interno.

O documento, datado de há um mês e divulgado na última edição do Expresso, notará a difícil situação da empresa estatal angolana, constatando, nomeadamente, que o modelo operacional assumido pela empresa “fracassou e está falido”.

O relatório concluirá também que a Sonangol não deverá conseguir “mover-se por si própria” sem a intervenção do Estado angolano, nomeadamente com a injecção de mais capital.

O Expresso nota ainda que este relatório assinado pelo presidente da petrolífera, Francisco de Lemos, frisa o facto de, neste momento, a componente do negócio gerida pelas companhias estrangeiras ser a única que funciona no seio da empresa.

“Deixámos de aprender a saber fazer e aprendemos a contratar e subcontratar”, salienta-se, segundo o semanário.

O Expresso evidencia que a Sonangol tem 8.500 trabalhadores e mais 4.500 em regime de contratação de serviços.

A Sonangol é a maior acionista do BCP, com 19,44% das acções, e detém 45% da Amorim Energia que é acionista de 38,34% da Galp.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A filha de Angola desfaz-se da participação na EFACEC 65 Millhõoes, e a Soonangool desfaz-se do billião que o governo lhe adiantou para investir no BCP!
    Coisa intrigante é a Sonangol não se ter deixado levar por Salagado

  2. Pudera. Com a ”Quadrilha dos Santos & Cia” a roubar à tripa forra, muito durou ela. Quem deve injectar o dinheiro é a QUADRILHA não os impostos do ZÉ. Quem é que se abotoou? Porque será que neste momento, a componente do negócio gerida pelas companhias estrangeiras ser a única que funciona no seio da empresa? Acho por demais ”engraçada” a ”justificação” dada pelo presidente da petrolífera, Francisco de Lemos quando diz que: “Deixámos de aprender a saber fazer e aprendemos a contratar e subcontratar”. É a típica justificação que a quadrilha o obrigou a dar pois, em vez contratarem e subcontratarem, se o fizessem directamente não havia luvas p’ra ninguém e aí sendo o roubo directo só daria para alguns o que, por muitas razões, não é nada aconselhável..

  3. Ninguem reparou na frase mais marcante deste texto, não sei quem foi o autor, mas na sua simplicidade chama a atenção para o problema que os, e nos aflige.
    “Deixámos de aprender a saber fazer e aprendemos a contratar e subcontratar”

RESPONDER

85% dos medicamentos estão em falta na Venezuela

A Federação Farmacêutica Venezuelana (Fefarven) informou hoje que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país. A denúncia surgiu um dia depois de o Governo venezuelano estabelecer preços fixos para 56 medicamentos, durante …

Obrigar as crianças a beijar os avós é mesmo uma "violência"

O professor universitário Daniel Cardoso pôs o país a discutir se é ou não uma violência obrigar as crianças a beijar os avós. Uma posição que é defendida por inúmeros especialistas e que nem sequer …

Cidade da Maia testa passadeira 3D

O município da Maia está a testar a colocação de passadeiras 3D, cujo objetivo é criar uma ilusão de ótica que faz os condutores abrandar quando se aproximam, descreveu hoje a autarquia. Em causa está, de …

Portugal recebe em novembro cerca de 150 refugiados que estão no Egito

Portugal vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019, disse hoje o ministro da Administração Interna. "Vamos …

Crianças até 2 anos são as que mais usam apps

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicações como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrónicos têm até 2 anos. Segundo o estudo "Happy Kids: Aplicações Seguras e Benéficas …

Abstenção galopante alastra-se à faixa dos 30-44 anos

A abstenção aumentou de forma galopante em Portugal, dos 8,1% em 1975 para os 44,2% nas legislativas de 2015, e a tendência está a alastrar das gerações mais jovens para a faixa dos 30 aos …

Descida da propina vai retirar bolsas a alunos carenciados. Medida "demagógica e perversa"

A descida do valor máximo da propina poderá significar o fim da bolsa para muitos alunos carenciados, alertou o reitor da Universidade Nova de Lisboa, que considera a medida ''demagógica e perversa''. Segundo a proposta de …

Hugo Abreu caiu da viatura e “não se mexeu mais”. Instrutor dos comandos viu e ignorou

Rodrigo Seco afirmou que, no decurso da Prova Zero, os dois instrutores desvalorizaram os sintomas de mal-estar, sinais de cansaço e ignoraram os vários pedidos dos instruendos para que pudessem beber água. Um dos instruendos do …

Nunes da Fonseca é o novo Chefe do Estado-Maior do Exército

O tenente-general José Nunes da Fonseca é o escolhido para suceder ao general Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte demitiu-se no âmbito do caso do roubo de armas em Tancos. O nome …

Raspadinha rende mais de 100 milhões à Segurança Social

No próximo ano, a Segurança Social vai receber um montante na ordem dos 225 milhões provenientes dos jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A Segurança Social irá receber, no próximo ano, cerca de 225 …