Sonangol à beira da falência técnica

Paulo César Santos

A petrolífera angolana Sonangol corre sérios riscos de falência técnica, de acordo com as previsões de um relatório interno.

O documento, datado de há um mês e divulgado na última edição do Expresso, notará a difícil situação da empresa estatal angolana, constatando, nomeadamente, que o modelo operacional assumido pela empresa “fracassou e está falido”.

O relatório concluirá também que a Sonangol não deverá conseguir “mover-se por si própria” sem a intervenção do Estado angolano, nomeadamente com a injecção de mais capital.

O Expresso nota ainda que este relatório assinado pelo presidente da petrolífera, Francisco de Lemos, frisa o facto de, neste momento, a componente do negócio gerida pelas companhias estrangeiras ser a única que funciona no seio da empresa.

“Deixámos de aprender a saber fazer e aprendemos a contratar e subcontratar”, salienta-se, segundo o semanário.

O Expresso evidencia que a Sonangol tem 8.500 trabalhadores e mais 4.500 em regime de contratação de serviços.

A Sonangol é a maior acionista do BCP, com 19,44% das acções, e detém 45% da Amorim Energia que é acionista de 38,34% da Galp.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A filha de Angola desfaz-se da participação na EFACEC 65 Millhõoes, e a Soonangool desfaz-se do billião que o governo lhe adiantou para investir no BCP!
    Coisa intrigante é a Sonangol não se ter deixado levar por Salagado

  2. Pudera. Com a ”Quadrilha dos Santos & Cia” a roubar à tripa forra, muito durou ela. Quem deve injectar o dinheiro é a QUADRILHA não os impostos do ZÉ. Quem é que se abotoou? Porque será que neste momento, a componente do negócio gerida pelas companhias estrangeiras ser a única que funciona no seio da empresa? Acho por demais ”engraçada” a ”justificação” dada pelo presidente da petrolífera, Francisco de Lemos quando diz que: “Deixámos de aprender a saber fazer e aprendemos a contratar e subcontratar”. É a típica justificação que a quadrilha o obrigou a dar pois, em vez contratarem e subcontratarem, se o fizessem directamente não havia luvas p’ra ninguém e aí sendo o roubo directo só daria para alguns o que, por muitas razões, não é nada aconselhável..

  3. Ninguem reparou na frase mais marcante deste texto, não sei quem foi o autor, mas na sua simplicidade chama a atenção para o problema que os, e nos aflige.
    “Deixámos de aprender a saber fazer e aprendemos a contratar e subcontratar”

RESPONDER

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …