Sonangol à beira da falência técnica

Paulo César Santos

A petrolífera angolana Sonangol corre sérios riscos de falência técnica, de acordo com as previsões de um relatório interno.

O documento, datado de há um mês e divulgado na última edição do Expresso, notará a difícil situação da empresa estatal angolana, constatando, nomeadamente, que o modelo operacional assumido pela empresa “fracassou e está falido”.

O relatório concluirá também que a Sonangol não deverá conseguir “mover-se por si própria” sem a intervenção do Estado angolano, nomeadamente com a injecção de mais capital.

O Expresso nota ainda que este relatório assinado pelo presidente da petrolífera, Francisco de Lemos, frisa o facto de, neste momento, a componente do negócio gerida pelas companhias estrangeiras ser a única que funciona no seio da empresa.

“Deixámos de aprender a saber fazer e aprendemos a contratar e subcontratar”, salienta-se, segundo o semanário.

O Expresso evidencia que a Sonangol tem 8.500 trabalhadores e mais 4.500 em regime de contratação de serviços.

A Sonangol é a maior acionista do BCP, com 19,44% das acções, e detém 45% da Amorim Energia que é acionista de 38,34% da Galp.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A filha de Angola desfaz-se da participação na EFACEC 65 Millhõoes, e a Soonangool desfaz-se do billião que o governo lhe adiantou para investir no BCP!
    Coisa intrigante é a Sonangol não se ter deixado levar por Salagado

  2. Pudera. Com a ”Quadrilha dos Santos & Cia” a roubar à tripa forra, muito durou ela. Quem deve injectar o dinheiro é a QUADRILHA não os impostos do ZÉ. Quem é que se abotoou? Porque será que neste momento, a componente do negócio gerida pelas companhias estrangeiras ser a única que funciona no seio da empresa? Acho por demais ”engraçada” a ”justificação” dada pelo presidente da petrolífera, Francisco de Lemos quando diz que: “Deixámos de aprender a saber fazer e aprendemos a contratar e subcontratar”. É a típica justificação que a quadrilha o obrigou a dar pois, em vez contratarem e subcontratarem, se o fizessem directamente não havia luvas p’ra ninguém e aí sendo o roubo directo só daria para alguns o que, por muitas razões, não é nada aconselhável..

  3. Ninguem reparou na frase mais marcante deste texto, não sei quem foi o autor, mas na sua simplicidade chama a atenção para o problema que os, e nos aflige.
    “Deixámos de aprender a saber fazer e aprendemos a contratar e subcontratar”

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …