“Esta solução de Governo foi construída apesar do Bloco de Esquerda”

Nuno Fox / Lusa

A apenas duas semanas das eleições legislativas, António Costa voltou a atacar o Bloco de Esquerda. Em relação ao PCP, o primeiro-ministro manteve o tom ameno.

No podcast de Daniel Oliveira, Perguntar Não Ofende, António Costa voltou a desferir um ataque contra o Bloco de Esquerda, um dos parceiros da geringonça. “Vamos ser claros: esta solução foi construída apesar do Bloco de Esquerda, que depois se juntou. Esta é a realidade dos factos”, disse o primeiro-ministro, sublinhando que a “realidade dos factos” mostra um BE menos confiável do que o PCP como parceiro governativo.

Durante a entrevista, Costa foi desafiado a recordar um dos momentos considerados como o nascimento da geringonça: o debate de 2015 em que Catarina Martins lhe coloca uma série de condições para que um acordo entre os dois partidos possa avançar.

António Costa disse que não é bem assim. “Sabe bem que esse foi um momento de teatro, em que se fingiu que se pôs três condições de governação no pressuposto de que não se iam verificar. Vamos ser claros: esta solução foi construída apesar do BE, e a que depois o BE se juntou. Esta é a realidade dos factos.”

O primeiro-ministro desvalorizou o papel do Bloco de Esquerda na construção da solução de Governo destes quatro anos, mas, em relação ao PCP, adotou um tom mais ameno. “A relação entre o PS e o PCP é uma relação estabilizada e que não está sujeita a estados de alma. Não sei se [este discurso] é mau ou bom para o PCP, limito-me a dizer a minha análise.”

Segundo o Expresso, antes de fechar o tema, António Costa lançou mais uma farpa ao partido de Catarina Martins. “O BE propõe-se a endividar o país no valor de 27 mil milhões de euros para nacionalizar várias empresas, dos CTT à Galp. O que dizemos é que não estamos disponíveis para endividar o país”, declarou.

Em relação ao PAN, António Costa diz-se disponível para fechar um acordo de apoio ao próximo partido, apesar de o classificar como “menos consistente” em áreas que não a da defesa ambiental ou dos animais.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parece que as comadres se zangaram…
    Os compadres ainda vão falando…

    Se o acordo com o BE foi um momento de teatro, caso o PS ganha e necessite do PAN, o acordo que vier a ser firmado será o que? Um espetáculo de Stand Up Comedy!!!

    Só espero que o PS não ganhe por maioria para que ao serem divulgados os resultados alguns elementos do PS recebam um bofetada de “luva branca” e aprendam que “até ao lavar dos cestos é a vendima”…

RESPONDER

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …