“Esta solução de Governo foi construída apesar do Bloco de Esquerda”

Nuno Fox / Lusa

A apenas duas semanas das eleições legislativas, António Costa voltou a atacar o Bloco de Esquerda. Em relação ao PCP, o primeiro-ministro manteve o tom ameno.

No podcast de Daniel Oliveira, Perguntar Não Ofende, António Costa voltou a desferir um ataque contra o Bloco de Esquerda, um dos parceiros da geringonça. “Vamos ser claros: esta solução foi construída apesar do Bloco de Esquerda, que depois se juntou. Esta é a realidade dos factos”, disse o primeiro-ministro, sublinhando que a “realidade dos factos” mostra um BE menos confiável do que o PCP como parceiro governativo.

Durante a entrevista, Costa foi desafiado a recordar um dos momentos considerados como o nascimento da geringonça: o debate de 2015 em que Catarina Martins lhe coloca uma série de condições para que um acordo entre os dois partidos possa avançar.

António Costa disse que não é bem assim. “Sabe bem que esse foi um momento de teatro, em que se fingiu que se pôs três condições de governação no pressuposto de que não se iam verificar. Vamos ser claros: esta solução foi construída apesar do BE, e a que depois o BE se juntou. Esta é a realidade dos factos.”

O primeiro-ministro desvalorizou o papel do Bloco de Esquerda na construção da solução de Governo destes quatro anos, mas, em relação ao PCP, adotou um tom mais ameno. “A relação entre o PS e o PCP é uma relação estabilizada e que não está sujeita a estados de alma. Não sei se [este discurso] é mau ou bom para o PCP, limito-me a dizer a minha análise.”

Segundo o Expresso, antes de fechar o tema, António Costa lançou mais uma farpa ao partido de Catarina Martins. “O BE propõe-se a endividar o país no valor de 27 mil milhões de euros para nacionalizar várias empresas, dos CTT à Galp. O que dizemos é que não estamos disponíveis para endividar o país”, declarou.

Em relação ao PAN, António Costa diz-se disponível para fechar um acordo de apoio ao próximo partido, apesar de o classificar como “menos consistente” em áreas que não a da defesa ambiental ou dos animais.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parece que as comadres se zangaram…
    Os compadres ainda vão falando…

    Se o acordo com o BE foi um momento de teatro, caso o PS ganha e necessite do PAN, o acordo que vier a ser firmado será o que? Um espetáculo de Stand Up Comedy!!!

    Só espero que o PS não ganhe por maioria para que ao serem divulgados os resultados alguns elementos do PS recebam um bofetada de “luva branca” e aprendam que “até ao lavar dos cestos é a vendima”…

RESPONDER

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …