“Esta solução de Governo foi construída apesar do Bloco de Esquerda”

Nuno Fox / Lusa

A apenas duas semanas das eleições legislativas, António Costa voltou a atacar o Bloco de Esquerda. Em relação ao PCP, o primeiro-ministro manteve o tom ameno.

No podcast de Daniel Oliveira, Perguntar Não Ofende, António Costa voltou a desferir um ataque contra o Bloco de Esquerda, um dos parceiros da geringonça. “Vamos ser claros: esta solução foi construída apesar do Bloco de Esquerda, que depois se juntou. Esta é a realidade dos factos”, disse o primeiro-ministro, sublinhando que a “realidade dos factos” mostra um BE menos confiável do que o PCP como parceiro governativo.

Durante a entrevista, Costa foi desafiado a recordar um dos momentos considerados como o nascimento da geringonça: o debate de 2015 em que Catarina Martins lhe coloca uma série de condições para que um acordo entre os dois partidos possa avançar.

António Costa disse que não é bem assim. “Sabe bem que esse foi um momento de teatro, em que se fingiu que se pôs três condições de governação no pressuposto de que não se iam verificar. Vamos ser claros: esta solução foi construída apesar do BE, e a que depois o BE se juntou. Esta é a realidade dos factos.”

O primeiro-ministro desvalorizou o papel do Bloco de Esquerda na construção da solução de Governo destes quatro anos, mas, em relação ao PCP, adotou um tom mais ameno. “A relação entre o PS e o PCP é uma relação estabilizada e que não está sujeita a estados de alma. Não sei se [este discurso] é mau ou bom para o PCP, limito-me a dizer a minha análise.”

Segundo o Expresso, antes de fechar o tema, António Costa lançou mais uma farpa ao partido de Catarina Martins. “O BE propõe-se a endividar o país no valor de 27 mil milhões de euros para nacionalizar várias empresas, dos CTT à Galp. O que dizemos é que não estamos disponíveis para endividar o país”, declarou.

Em relação ao PAN, António Costa diz-se disponível para fechar um acordo de apoio ao próximo partido, apesar de o classificar como “menos consistente” em áreas que não a da defesa ambiental ou dos animais.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parece que as comadres se zangaram…
    Os compadres ainda vão falando…

    Se o acordo com o BE foi um momento de teatro, caso o PS ganha e necessite do PAN, o acordo que vier a ser firmado será o que? Um espetáculo de Stand Up Comedy!!!

    Só espero que o PS não ganhe por maioria para que ao serem divulgados os resultados alguns elementos do PS recebam um bofetada de “luva branca” e aprendam que “até ao lavar dos cestos é a vendima”…

RESPONDER

Museu Neandertal responde a Joe Biden. "Eram mais espertos do que pensa"

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um …

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …