Solid. O homem que inventou a WWW apresentou agora a Web do futuro

southbankcentre / Flickr

Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web

Tim Berners-Lee acha que está na altura de devolver o controlo da web de volta aos utilizadores, e para isso propõe o Solid.

Embora a World Wide Web tenha permitido criar a internet que conhecemos hoje, a visão da partilha global de informação entre utilizadores e serviços parece estar cada vez mais distante da que era pretendida.

Actualmente, são cada vez mais os serviços, plataformas e redes sociais que se vão fechando cada vez mais sobre si próprios, para que os utilizadores passem o máximo de tempo no interior das suas fronteiras, sem ter qualquer real controlo sobre os dados acerca dos utilizadores que tais plataformas registam e usam.

Tim Berners-Lee, o físico que inventou o protocolo em que se baseia a WWW, acha que está na altura de devolver o controlo da Web de volta aos utilizadores, e acaba de apresentar o que considera ser a web do futuro: o Solid.

O Solid propõe uma abordagem diferente, através da criação de Solid Pods que acabam por funcionar como repositórios pessoais que cada pessoa pode alojar localmente ou num servidor, e sobre o qual detém total controlo a nível dos dados que são privados, público, com quem os partilha, etc.

A ideia de Berners-Lee é criar um formato open-source standard de inter-operação para todo o tipo de dados e com controlo de acessos que garantam a segurança – sendo que o próprio POD pode ser usado como validação da identidade de cada utilizador.

Assim, se por exemplo um utilizador instalar uma nova app de bloco de notas, não tem que passar por um processo de registo, pois ao utilizar o seu POD, os dados são automaticamente seus – com a possibilidade de os partilhar, tanto em modo de leitura como de leitura e escrita, com quem quiser.

Este acaba por ser o mesmo conceito de “web” enquanto teia de ligações entre tudo, mas agora descentralizando os dados de forma a que possam estar nos dispositivos de cada utilizador em vez de estarem “algures” na cloud, sem que se tenha real controlo sobre quem é que os poderá ver.

O mítico criador da World Wide Web, Tim Berners-Lee, é um físico britânico, cientista da computação e professor do MIT. A 25 de março de 1989, apresentou a primeira proposta do protocolo HTTP, em que se baseia a troca de dados na WWW.

A 25 de dezembro de 1990, com a ajuda de Robert Cailliau e de um jovem estudante do CERN, implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da internet – e apontou o caminho para o que viria a ser a internet como a conhecemos hoje.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Está na hora.
    Vamos ver se os “tubarões” da web vão querer perder o controlo – penso que não.
    Estará nas nossas mãos – utilizadores – reverter a situação, segundo esta ideia.
    Eu estarei na fila da frente!!!!!

RESPONDER

Utentes da Soflusa estão “cansados” de constantes supressões

Os utentes da Soflusa mostraram-se esta segunda-feira "cansados" das constantes supressões das ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa, que estão hoje a acontecer durante todo o dia devido à falta de mestres. "Já estou a …

Banco Alimentar recolhe 1.605 toneladas de alimentos no fim de semana

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu 1.605 toneladas de alimentos durante o fim de semana da campanha nacional que decorreu em mais de duas mil superfícies comerciais, anunciou a presidente do Banco Alimentar contra …

Sérgio Conceição apontado à Lazio

A imprensa italiana aponta esta segunda-feira o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, à Lazio. O técnico português, recorde-se, passou pelo emblema italiano em duas ocasiões como jogador de futebol. O jornal italiano Il Messaggero adianta …

Filial portuguesa de multinacional alemã envolvida em subornos em Angola

A sucursal portuguesa em Angola da multinacional alemã Fresenius Medical Care, que actua na área médica, esteve envolvida num esquema de pagamento de subornos a médicos e militares angolanos que renderam 124 milhões de euros …

CGD acaba com empresa que criou há quase 20 anos com a PT

Criada há quase 20 anos pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pela Portugal Telecom (PT), a Caixanet foi liquidada no início deste ano, bem como a Caixa Tec e a Sogrupo, duas outras empresas …

MB Way. Bancos "fecham" aplicação para cobrar comissões diferenciadas nas transferências

Em pleno arranque do 'open banking', os bancos estão a substituir a aplicação MB Way por soluções próprias que "amarram" os clientes, com o propósito de cobrar comissões diferenciadas nas transferências através do telemóvel. Segundo noticiou …

A abstenção venceu. É a mais alta de sempre

A abstenção foi a grande figura das eleições europeias deste domingo, tendo 68,7% dos portugueses optado por não votar. A abstenção em Portugal voltou a atingir um novo recorde, enquanto que a taxa de participação …

Neurocirurgia do Hospital de São João deixa os contentores ao fim de 12 anos

O novo serviço de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, está a funcionar desde este sábado. Ao fim de 12 anos, os serviços de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, deixaram de …

Derrota histórica para o PSD. O PS resiste, o Bloco chega-se à frente e o PAN estreia-se

A derrota do PSD, com uma desvantagem de mais de 10 pontos percentuais sobre o PS que foi o vencedor da noite eleitoral, o reforço do Bloco de Esquerda como a terceira força política e …

Sindicalista que parou o país vai representar seguranças privados

O vice-presidente do Sindicato Nacional de Motoristas e Matérias Perigosas (SNMMP), Pedro Pardal Henriques, vai acumular este cargo com a vice-presidência de um outro sindicato, o Sindicato de Segurança e Vigilantes de Portugal (SSVP), que …