Solid. O homem que inventou a WWW apresentou agora a Web do futuro

southbankcentre / Flickr

Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web

Tim Berners-Lee acha que está na altura de devolver o controlo da web de volta aos utilizadores, e para isso propõe o Solid.

Embora a World Wide Web tenha permitido criar a internet que conhecemos hoje, a visão da partilha global de informação entre utilizadores e serviços parece estar cada vez mais distante da que era pretendida.

Actualmente, são cada vez mais os serviços, plataformas e redes sociais que se vão fechando cada vez mais sobre si próprios, para que os utilizadores passem o máximo de tempo no interior das suas fronteiras, sem ter qualquer real controlo sobre os dados acerca dos utilizadores que tais plataformas registam e usam.

Tim Berners-Lee, o físico que inventou o protocolo em que se baseia a WWW, acha que está na altura de devolver o controlo da Web de volta aos utilizadores, e acaba de apresentar o que considera ser a web do futuro: o Solid.

O Solid propõe uma abordagem diferente, através da criação de Solid Pods que acabam por funcionar como repositórios pessoais que cada pessoa pode alojar localmente ou num servidor, e sobre o qual detém total controlo a nível dos dados que são privados, público, com quem os partilha, etc.

A ideia de Berners-Lee é criar um formato open-source standard de inter-operação para todo o tipo de dados e com controlo de acessos que garantam a segurança – sendo que o próprio POD pode ser usado como validação da identidade de cada utilizador.

Assim, se por exemplo um utilizador instalar uma nova app de bloco de notas, não tem que passar por um processo de registo, pois ao utilizar o seu POD, os dados são automaticamente seus – com a possibilidade de os partilhar, tanto em modo de leitura como de leitura e escrita, com quem quiser.

Este acaba por ser o mesmo conceito de “web” enquanto teia de ligações entre tudo, mas agora descentralizando os dados de forma a que possam estar nos dispositivos de cada utilizador em vez de estarem “algures” na cloud, sem que se tenha real controlo sobre quem é que os poderá ver.

O mítico criador da World Wide Web, Tim Berners-Lee, é um físico britânico, cientista da computação e professor do MIT. A 25 de março de 1989, apresentou a primeira proposta do protocolo HTTP, em que se baseia a troca de dados na WWW.

A 25 de dezembro de 1990, com a ajuda de Robert Cailliau e de um jovem estudante do CERN, implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da internet – e apontou o caminho para o que viria a ser a internet como a conhecemos hoje.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Está na hora.
    Vamos ver se os “tubarões” da web vão querer perder o controlo – penso que não.
    Estará nas nossas mãos – utilizadores – reverter a situação, segundo esta ideia.
    Eu estarei na fila da frente!!!!!

RESPONDER

Austrália. Depois dos incêndios, chega o granizo (e já está a provocar estragos)

A Austrália está a recuperar dos enormes incêndios dos últimos meses. No entanto, a costa oriental do país debate-se agora com chuvas intensas que tem provocado inúmeras inundações. As fortes chuvas que caíram esta segunda-feira proporcionaram …

Taxa sobre produtos poluentes rendeu 200 milhões em dois anos

A taxa aplicada sobre produtos poluentes - plástico, cartão, embalagens de vidro, entre outros -, rendeu ao Estado português 199,6 milhões de euros em dois anos, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira. O valor, arrecadado …

"Mito sem sentido". Santos Silva rejeita que Portugal seja "amigo especial" da China

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou, em entrevista ao Financial Times, que Portugal esteja a desenvolver uma dependência problemática relativamente à China. É um "mito sem sentido", defendeu Augusto Santos Silva. O governante falou ao …

Justiça espanhola liga ex-ministro a alegado caso de corrupção. António Vitorino nega

A Justiça espanhola diz que o ex-ministro socialista se terá apropriado de 35 milhões de euros da petrolífera estatal venezuelana PDVSA. António Vitorino nega. A justiça espanhola alega que uma sociedade de António Vitorino, antigo ministro …

Há um obstáculo que pode travar a primeira condenação de Salgado

Ricardo Salgado foi condenado a pagar 4 milhões de euros e proibido de ser banqueiro nos próximos dez anos. No entanto, ainda há um último obstáculo que pode travar a sua condenação. O Tribunal Constitucional rejeitou …

Diplomatas portugueses salvaram entre 60 mil e 80 mil vidas durante a II Guerra Mundial

Os diplomatas portugueses terão salvo entre 60 mil a 80 mil refugiados do regime nazi, maioritariamente judeus, durante o período da II Guerra Mundial, estimou a historiadora Irene Flunser Pimentel em entrevista à agência Lusa. Além …

"Absolutamente determinantes." Autárquicas de 2021 vão ser a prova de fogo de Rui Rio

Rui Rio foi reeleito presidente do PSD este sábado, mas tem pela frente vários desafios. O maior deles todos serão as autárquicas de 2021 que vão ditar muito do seu futuro político.  Rui Rio mostrou-se disponível …

Deputados do PS querem reabrir linha do Tâmega

Os deputados do PS do distrito do Porto querem que a linha do Tâmega, que fazia a ligação ferroviária entre Livração, em Marco de Canaveses, e Amarante, como existia até março de 2009, seja reaberta …

Joacine disposta a fazer "cedências necessárias". Livre diz que só por milagre as relações serão retomadas

O Livre decidiu retirar a confiança política a Joacine Katar Moreira. A deputada única do partido admite fazer as cedências necessárias, mas o partido diz que só por milagre as relações entre os dois vão …

Jorge Jesus diz que o campeonato português está pior (mas que o Benfica tem mais qualidade)

Jesus diz que o campeonato português está pior em comparação com outros anos, mas acredita que o Benfica está "num patamar superior" em relação a Porto e Sporting. Depois de um mês de férias em Portugal …