Tim Berners-Lee acha que está na altura de devolver o controlo da web de volta aos utilizadores, e para isso propõe o Solid.
Embora a World Wide Web tenha permitido criar a internet que conhecemos hoje, a visão da partilha global de informação entre utilizadores e serviços parece estar cada vez mais distante da que era pretendida.
Actualmente, são cada vez mais os serviços, plataformas e redes sociais que se vão fechando cada vez mais sobre si próprios, para que os utilizadores passem o máximo de tempo no interior das suas fronteiras, sem ter qualquer real controlo sobre os dados acerca dos utilizadores que tais plataformas registam e usam.
Tim Berners-Lee, o físico que inventou o protocolo em que se baseia a WWW, acha que está na altura de devolver o controlo da Web de volta aos utilizadores, e acaba de apresentar o que considera ser a web do futuro: o Solid.
O Solid propõe uma abordagem diferente, através da criação de Solid Pods que acabam por funcionar como repositórios pessoais que cada pessoa pode alojar localmente ou num servidor, e sobre o qual detém total controlo a nível dos dados que são privados, público, com quem os partilha, etc.
A ideia de Berners-Lee é criar um formato open-source standard de inter-operação para todo o tipo de dados e com controlo de acessos que garantam a segurança – sendo que o próprio POD pode ser usado como validação da identidade de cada utilizador.
Assim, se por exemplo um utilizador instalar uma nova app de bloco de notas, não tem que passar por um processo de registo, pois ao utilizar o seu POD, os dados são automaticamente seus – com a possibilidade de os partilhar, tanto em modo de leitura como de leitura e escrita, com quem quiser.
Este acaba por ser o mesmo conceito de “web” enquanto teia de ligações entre tudo, mas agora descentralizando os dados de forma a que possam estar nos dispositivos de cada utilizador em vez de estarem “algures” na cloud, sem que se tenha real controlo sobre quem é que os poderá ver.
O mítico criador da World Wide Web, Tim Berners-Lee, é um físico britânico, cientista da computação e professor do MIT. A 25 de março de 1989, apresentou a primeira proposta do protocolo HTTP, em que se baseia a troca de dados na WWW.
A 25 de dezembro de 1990, com a ajuda de Robert Cailliau e de um jovem estudante do CERN, implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da internet – e apontou o caminho para o que viria a ser a internet como a conhecemos hoje.
ZAP // Aberto até de Madrugada / Medium
Está na hora.
Vamos ver se os “tubarões” da web vão querer perder o controlo – penso que não.
Estará nas nossas mãos – utilizadores – reverter a situação, segundo esta ideia.
Eu estarei na fila da frente!!!!!
E o mais rápido possível