Solid. O homem que inventou a WWW apresentou agora a Web do futuro

southbankcentre / Flickr

Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web

Tim Berners-Lee acha que está na altura de devolver o controlo da web de volta aos utilizadores, e para isso propõe o Solid.

Embora a World Wide Web tenha permitido criar a internet que conhecemos hoje, a visão da partilha global de informação entre utilizadores e serviços parece estar cada vez mais distante da que era pretendida.

Actualmente, são cada vez mais os serviços, plataformas e redes sociais que se vão fechando cada vez mais sobre si próprios, para que os utilizadores passem o máximo de tempo no interior das suas fronteiras, sem ter qualquer real controlo sobre os dados acerca dos utilizadores que tais plataformas registam e usam.

Tim Berners-Lee, o físico que inventou o protocolo em que se baseia a WWW, acha que está na altura de devolver o controlo da Web de volta aos utilizadores, e acaba de apresentar o que considera ser a web do futuro: o Solid.

O Solid propõe uma abordagem diferente, através da criação de Solid Pods que acabam por funcionar como repositórios pessoais que cada pessoa pode alojar localmente ou num servidor, e sobre o qual detém total controlo a nível dos dados que são privados, público, com quem os partilha, etc.

A ideia de Berners-Lee é criar um formato open-source standard de inter-operação para todo o tipo de dados e com controlo de acessos que garantam a segurança – sendo que o próprio POD pode ser usado como validação da identidade de cada utilizador.

Assim, se por exemplo um utilizador instalar uma nova app de bloco de notas, não tem que passar por um processo de registo, pois ao utilizar o seu POD, os dados são automaticamente seus – com a possibilidade de os partilhar, tanto em modo de leitura como de leitura e escrita, com quem quiser.

Este acaba por ser o mesmo conceito de “web” enquanto teia de ligações entre tudo, mas agora descentralizando os dados de forma a que possam estar nos dispositivos de cada utilizador em vez de estarem “algures” na cloud, sem que se tenha real controlo sobre quem é que os poderá ver.

O mítico criador da World Wide Web, Tim Berners-Lee, é um físico britânico, cientista da computação e professor do MIT. A 25 de março de 1989, apresentou a primeira proposta do protocolo HTTP, em que se baseia a troca de dados na WWW.

A 25 de dezembro de 1990, com a ajuda de Robert Cailliau e de um jovem estudante do CERN, implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da internet – e apontou o caminho para o que viria a ser a internet como a conhecemos hoje.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Está na hora.
    Vamos ver se os “tubarões” da web vão querer perder o controlo – penso que não.
    Estará nas nossas mãos – utilizadores – reverter a situação, segundo esta ideia.
    Eu estarei na fila da frente!!!!!

RESPONDER

SpaceX quer enviar mais 40.000 satélites para o Espaço

Depois de um primeiro lançamento em meados de maio, a Space X pretende agora colocar mais 30.000 pequenos satélites em órbita, revelam documentos apresentados pela empresa de Elon Musk às autoridades de telecomunicações. De acordo …

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …