Soldados russos proibidos de usar smartphones e redes sociais

Os soldados russos a cumprirem missões fora do país deixarão de poder levar consigo smartphones, tablets ou portáteis, proibição a que se junta a interdição de partilharem na Internet fotografias ou informação sobre a sua atividade.

As normas integram uma nova lei, aprovada esta terça-feira pelo parlamento da Rússia com um objetivo simples: impedir que as missões militares se tornem conhecidas, precavendo alegadas falhas de segurança.

Ciente de que as imagens publicadas pelos soldados no Instagram ou no Vkontakte (o equivalente russo do Facebook) e de que as mensagens partilhadas no Twitter e no Facebook permitiram, no passado, que meios de investigação independentes e diferentes organizações seguissem o rasto da atividade militar russa na Síria e na Ucrânia, o Ministério da Defesa apresentou esta proposta de lei, aprovada por 90% dos deputados.

Os militares são de particular interesse para os serviços especiais de diferentes países, organizações terroristas e extremistas”, diz nota acrescentada ao projeto de lei, que menciona especificamente as atividades de soldados russos na Síria.

O Comité de Defesa do país explicou que “agentes externos” empregam informações publicadas nas redes por membros do Exército para analisar não só as atividades das Forças Armadas russas, mas também para “fazer uma avaliação distorcida da política estatal” da Rússia.

De acordo com as medidas previstas, os militares destacados – atualmente cerca de dois milhões –  e qualquer pessoa convocada para participar em manobras fora do país ficam também proibidos de falar com os meios de comunicação.

Desde 2017, já existia uma recomendação oficial para que os soldados não partilhassem nenhum tipo de informação online, indicação que poucos – ou nenhuns – práticos produziu.

Desta vez a norma terá peso de lei, faltando apenas passar na câmara alta e receber a assinatura – dada como certa – do Presidente Putin.

Na semana passada, o governo russo disse considerar fazer um teste de desconexão da Internet do país de servidores estrangeiros. A justificação para o teste, que pode ocorrer em abril, é proteger a Rússia de uma tentativa de proteger-se de um ciberataque global e aferir como poderá censurar os conteúdos a que os russos têm acesso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desvendado o enigma do precioso vidro do deserto da Líbia

https://vimeo.com/336882972 Uma nova investigação acaba de dar resposta ao enigma do vidro da Líbia, que intriga cientistas há um século. O material, que chegou a ser utilizado pelo rei Tutankhamun, é fruto do impacto de um …

Funcionários públicos passam a receber hoje 75% do valor das progressões

Os funcionários públicos que reuniram dez pontos na avaliação de desempenho nos últimos anos começam hoje a receber com o salário 75% da progressão que esteve congelada, que passará a ser paga na totalidade em …

Pasta de dentes de carvão não branqueia os dentes (e faz muito mal)

O carvão ativado, como uma moda de saúde, começou a ficar popular em 2016. Hoje, podemos encontrá-lo em bebidas, gelados e pizza, por exemplo. Não há dúvida de que parte da atração está na estética das …

O exoplaneta mais tórrido já descoberto tem valiosas terras raras

A 650 anos-luz da Terra, o KELT-9 b, o exoplaneta mais quente até agora descoberto, tem assinaturas de alguns dos cobiçados minerais de terras-raras.  Além das assinaturas de ferro gasoso e titânio encontradas na sua atmosfera, …

Conseguirá a Terra sair ilesa se o Sol ficar sem combustível?

Planetas rochosos formados por elementos densos serão, muito provavelmente, os únicos sobreviventes da morte explosiva de uma estrela. Esta descoberta dá-nos pistas preciosas sobre o futuro da Terra. Quando uma estrela morre destrói tudo o que …

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …