Soldados russos proibidos de usar smartphones e redes sociais

Os soldados russos a cumprirem missões fora do país deixarão de poder levar consigo smartphones, tablets ou portáteis, proibição a que se junta a interdição de partilharem na Internet fotografias ou informação sobre a sua atividade.

As normas integram uma nova lei, aprovada esta terça-feira pelo parlamento da Rússia com um objetivo simples: impedir que as missões militares se tornem conhecidas, precavendo alegadas falhas de segurança.

Ciente de que as imagens publicadas pelos soldados no Instagram ou no Vkontakte (o equivalente russo do Facebook) e de que as mensagens partilhadas no Twitter e no Facebook permitiram, no passado, que meios de investigação independentes e diferentes organizações seguissem o rasto da atividade militar russa na Síria e na Ucrânia, o Ministério da Defesa apresentou esta proposta de lei, aprovada por 90% dos deputados.

Os militares são de particular interesse para os serviços especiais de diferentes países, organizações terroristas e extremistas”, diz nota acrescentada ao projeto de lei, que menciona especificamente as atividades de soldados russos na Síria.

O Comité de Defesa do país explicou que “agentes externos” empregam informações publicadas nas redes por membros do Exército para analisar não só as atividades das Forças Armadas russas, mas também para “fazer uma avaliação distorcida da política estatal” da Rússia.

De acordo com as medidas previstas, os militares destacados – atualmente cerca de dois milhões –  e qualquer pessoa convocada para participar em manobras fora do país ficam também proibidos de falar com os meios de comunicação.

Desde 2017, já existia uma recomendação oficial para que os soldados não partilhassem nenhum tipo de informação online, indicação que poucos – ou nenhuns – práticos produziu.

Desta vez a norma terá peso de lei, faltando apenas passar na câmara alta e receber a assinatura – dada como certa – do Presidente Putin.

Na semana passada, o governo russo disse considerar fazer um teste de desconexão da Internet do país de servidores estrangeiros. A justificação para o teste, que pode ocorrer em abril, é proteger a Rússia de uma tentativa de proteger-se de um ciberataque global e aferir como poderá censurar os conteúdos a que os russos têm acesso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …