Soldados dormiram armados no chão do Capitólio. Foi a primeira vez desde a Guerra Civil

Carlos Vilas / EPA

Militares dormem armados no chão do capitólio

Várias imagens mostraram centenas de militares da Guarda Nacional dos EUA a dormir no chão do Capitólio, enquanto a Câmara dos Representantes votava a instauração do segundo processo de “impeachment” (destituição) a Donald Trump.

Uma semana após a invasão ao Capitólio, e uma semana antes da tomada de posse do presidente eleito Joe Biden, as autoridades reforçaram a segurança em Washington, preparando-se para uma potencial onda de violência nos próximos dias. Esta foi a primeira vez que os soldados americanos montaram acampamento no Capitólio desde a Guerra Civil, recorda o Jornal de Notícias.

Num cenário marcado pelo medo, a Guarda Nacional vai enviar um total de 15 mil soldados para Washington para ajudar a proteger a capital até à tomada de posse de Biden, no dia 20 de janeiro. Pelo menos 6.200 já estão no terreno e 10 mil estarão até sábado, de acordo com a imprensa norte-americana.

Os soldados foram autorizados a usar armas para garantir a segurança do complexo de edifícios do Capitólio. O pedido foi feito pelas autoridades federais e aprovado pelo secretário do Exército, Ryan McCarthy.

Depois dos ataques violentos, os membros do Congresso mostraram-se preocupados com o seu regresso ao Capitólio, devido às várias ameaças existentes contra eles. O FBI também alertou para potenciais atos violentos em todos os 50 edifícios.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América na quarta-feira, um segundo processo de destituição contra o Presidente Donald Trump em pouco mais de um ano, acusando-o de incitar à violência uma multidão de apoiantes. O processo de impeachment foi aprovado com 232 votos a favor, incluindo dez republicanos.

Após a votação, Donald Trump tornou-se o primeiro Presidente dos EUA a ser acusado num processo de destituição por duas vezes. Andrew Johnson, em 1868, e Bill Clinton, em 1998, foram acusados uma vez.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …

Golo de Taremi foi bem anulado? Especialistas esclarecem decisão

Muitos contestam a anulação do golo de Taremi já perto do fim da partida. Especialistas em arbitragem defendem que a decisão foi bem tomada. Atlético de Madrid e FC Porto empataram a zero na primeira jornada …

Nova espécie massiva de há 500 milhões de anos descoberta no Canadá

Espécie terá sido uma gigante dos oceanos, amedrontando presas com a sua carapaça, situada na zona da cabeça, que cobria dois terços do seu corpo. Uma equipa de cientistas descobriu na última semana um fóssil de …

Porque morrem tantos americanos?

Nos últimos 30 anos a esperança média de vida nos Estados Unidos da América não acompanhou as melhorias verificadas na Europa. "A América tem um problema relacionado com a morte". Assim começa uma análise, em espécie …

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …

Novo estudo indica que comer em excesso não é a principal causa da obesidade

A obesidade afeta grande parte da população e já é considerada umas das maiores epidemias do século XXI. Contudo, a ideia de quanto mais se come, mais propenso se está a ganhar peso pode ser …

Jogador do Santos foi ameaçado e perseguido (e filmou)

Saída da Taça do Brasil originou protestos e cenas de vandalismo. A última vitória do Santos foi no dia 13 de Agosto. O Santos não vive uma fase positiva. 13.º classificado no Brasileirão, foi afastado da …

Esta tarde, discute-se a "ampla abertura". Máscaras em espaços fechados são para manter

As restrições impostas na sequência do combate à pandemia de covid-19 deverão deixar de ser obrigatórias a partir do final do mês. Esta tarde, na reunião do Infarmed, os peritos vão propor a libertação. Esta quinta-feira, …

Eletricidade vai ficar mais cara a partir de outubro

A fatura da eletricidade vai voltar a subir 3% no dia 1 de outubro, depois de ter subido outros 3% a 1 de julho. O preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 …

As vacas podem aprender a ir à casa de banho - e assim ajudar a salvar o Planeta

Os excrementos largados pelas vacas podem ser bastante prejudiciais para o Planeta, mas esta situação pode ser controlada se estes animais aprenderem a usar algo inesperado para a espécie de quatro patas - uma casa …