Cientistas inventaram software que “vê” vários minutos do futuro

E se conseguíssemos ver o futuro? Hoje, estamos habituados à tecnologia que consegue prever as palavras que queremos escrever. Amanhã, esse tipo de software poderá conseguir prever as nossas ações futuras.

Uma tecnologia recente, criada por cientistas da computação da Universidade de Bonn, na Alemanha, ampliou as fronteiras sobre como os computadores podem antecipar com precisão os comportamentos humanos.

As gerações atuais de software antecipatório só estão interessadas em saber o que faremos nos próximos segundos. Agora, a tecnologia desenvolvida consegue prever os comportamentos dos minutos seguintes.

“Queremos prever o tempo e a duração das atividades, minutos ou até horas antes de acontecerem”, diz o líder da equipa, Jürgen Gall.

O objetivo da equipa de investigadores era verificar se um programa conseguia prever uma sequência de ações de até cinco minutos do futuro, com base na observação das primeiras etapas da atividade.

Assim, os cientistas treinaram o software para adivinhar o que é o que o chef faria de seguida, mostrando-lhe uma série de vídeos de pessoas a preparar um pequeno-almoço ou uma salada.

Se nós víssemos um vídeo de alguém a pegar numa tigela e num pacote de cereais, de certeza que adivinharíamos os cinco minutos seguinte. Mas este tipo de raciocínio não é uma tarefa fácil, muito menos inata, para os computadores.

A equipa testou duas abordagens usando diferentes tipos de redes neurais artificiais: uma que antecipou ações futuras e refletiu antes de antecipar novamente, e outra que construiu uma matriz num único hit antes de analisar as probabilidades. Como seria de esperar, quanto mais olhavam para o futuro, mais erros cometiam.

A precisão foi de 40% para períodos curtos de previsão“, diz Gall.

No fim das tentativas, os cientistas descobriram que o seu software conseguia prever corretamente uma ação e a sua duração em 3 minutos do futuro. Embora possa não parecer impressionante, estabelece uma base sólida para a inteligência artificial futura que pode vir a desenvolver uma super visão humana.

A equipa irá apresentar os resultados na Conferência IEEE deste ano sobre visão computacional e reconhecimento de padrões em Salt Lake City, nos Estados Unidos.

Podemos esquecer a previsão de crimes antes que estes aconteçam. Ainda há um longo caminho a percorrer antes de os cientistas se preocuparem com esse tipo de futuro.

PARTILHAR

RESPONDER

Costa quer fazer da Saúde a jóia da coroa da legislatura (e Centeno pode desempenhar funções importantes)

O programa eleitoral do PS foi este sábado aprovado, por unanimidade, no final da Convenção Nacional do partido, que decorreu em Lisboa. O programa eleitoral do PS para as legislativas de 06 de outubro foi apresentado …

Fogos na Sertã dominados. Chamas ainda descontroladas em Vila de Rei e Mação

O Comandante do Agrupamento Centro Sul da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Belo Costa, disse esta manhã de domingo, que as Forças Armadas estão no terreno com máquinas de rastos, bem como a …

Cemitérios verdes. Especialista britânico sugere enterrar mortos à beira da estrada

O especialista britânico sugere que se use os espaços ao lado das estradas, ferrovias e passeios como "corredores funerários" amigos do ambiente. Uma vez que a ciência ainda não encontrou forma de nos tornar imortais, encontrar …

Consumo de proteínas e laticínios pode ajudar a reduzir risco de diabetes

Cientistas associaram um maior consumo de proteínas e laticínios a um menor risco de diabetes. Em contrapartida, alimentos ricos em calorias foram ligados a um maior risco de diabetes. A diabetes é um problema de saúde …

Médicos alertam: técnica de tapar a boca com fita-cola para dormir melhor é perigosa

Chama-se "buteyko" e consiste em encontrar formas de respirar melhor pelo nariz, entre as quais fechar a boca enquanto dormimos. A tendência está a gerar um debate entre os médicos, que consideram esta técnica perigosa. Foi …

Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de …

Há uma coisa simples que podemos fazer para combater as alterações climáticas: falar sobre o problema

A preocupação com as alterações climáticas pode ser muitas vezes um fardo solitário, mas a verdade é que não precisa de ser assim. De acordo com um novo estudo, simplesmente falar sobre o assunto com …

Em busca das duas princesas alemãs. Vaticano analisa ossários após encontrar túmulos vazios

Os trabalhos começaram esta manhã no cemitério que fica dentro das muralhas do Vaticano e foram analisados os restos dos dois ossários, explicou o porta-voz interino da Santa Sé, Alessando Gisotti. Os ossários estavam perto dos …

Miguel Pinto Lisboa é o novo presidente do Vitória de Guimarães

Miguel Pinto Lisboa foi eleito, este sábado, o novo presidente do Vitória de Guimarães, avança a imprensa portuguesa. Os números ainda não são oficiais, mas as primeiras projeções indicam que o candidato de 47 anos da …

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …