/

Cientistas inventaram software que “vê” vários minutos do futuro

E se conseguíssemos ver o futuro? Hoje, estamos habituados à tecnologia que consegue prever as palavras que queremos escrever. Amanhã, esse tipo de software poderá conseguir prever as nossas ações futuras.

Uma tecnologia recente, criada por cientistas da computação da Universidade de Bonn, na Alemanha, ampliou as fronteiras sobre como os computadores podem antecipar com precisão os comportamentos humanos.

As gerações atuais de software antecipatório só estão interessadas em saber o que faremos nos próximos segundos. Agora, a tecnologia desenvolvida consegue prever os comportamentos dos minutos seguintes.

“Queremos prever o tempo e a duração das atividades, minutos ou até horas antes de acontecerem”, diz o líder da equipa, Jürgen Gall.

O objetivo da equipa de investigadores era verificar se um programa conseguia prever uma sequência de ações de até cinco minutos do futuro, com base na observação das primeiras etapas da atividade.

Assim, os cientistas treinaram o software para adivinhar o que é o que o chef faria de seguida, mostrando-lhe uma série de vídeos de pessoas a preparar um pequeno-almoço ou uma salada.

Se nós víssemos um vídeo de alguém a pegar numa tigela e num pacote de cereais, de certeza que adivinharíamos os cinco minutos seguinte. Mas este tipo de raciocínio não é uma tarefa fácil, muito menos inata, para os computadores.

A equipa testou duas abordagens usando diferentes tipos de redes neurais artificiais: uma que antecipou ações futuras e refletiu antes de antecipar novamente, e outra que construiu uma matriz num único hit antes de analisar as probabilidades. Como seria de esperar, quanto mais olhavam para o futuro, mais erros cometiam.

A precisão foi de 40% para períodos curtos de previsão“, diz Gall.

No fim das tentativas, os cientistas descobriram que o seu software conseguia prever corretamente uma ação e a sua duração em 3 minutos do futuro. Embora possa não parecer impressionante, estabelece uma base sólida para a inteligência artificial futura que pode vir a desenvolver uma super visão humana.

A equipa irá apresentar os resultados na Conferência IEEE deste ano sobre visão computacional e reconhecimento de padrões em Salt Lake City, nos Estados Unidos.

Podemos esquecer a previsão de crimes antes que estes aconteçam. Ainda há um longo caminho a percorrer antes de os cientistas se preocuparem com esse tipo de futuro.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.