Software para missões ao Sol e a Marte desenvolvido por empresa de Coimbra

ESA

foto: ESA

foto: ESA

A Critical Software, de Coimbra, está a desenvolver programas informáticos de controlo para as missões da Agência Espacial Europeia (ESA) a Marte e ao Sol, a serem lançadas em 2016 e 2017, respetivamente.

A empresa ganhoudois contratos” para a realização de software de controlo dos satélites “Solar Orbiter” e “Trace & Gas Orbiter”, da ESA, estando o projeto já em andamento.

O “Solar Orbiter” tem como objetivo recolher informação relativa ao Sol e o “Trace & Gas Orbiter” pretende mapear fontes de gás metano emanadas pelo planeta Marte.

“Estamos envolvidos em todas as missões da ESA“, frisou Paulo Guedes, responsável da empresa pelo desenvolvimento de negócios no sector do espaço, relembrando que essa ligação acontece desde 2004, aquando da missão “Galileu”, sendo esta a área tradicional da Critical Software.

A Agência Espacial Europeia lançou no dia 22 de novembro três satélites designados como “o enxame”, para estudar o campo magnético da Terra, onde a Critical também participou na “validação do ‘software'” dos satélites, verificando que “tudo estava de acordo com os ‘standards’ da ESA”, explicou Paulo Guedes.

Para além da verificação do ‘software’, a empresa portuguesa também esteve envolvida na construção em Darmstadt, na Alemanha, do simulador operacional, “responsável pelo treino dos operadores da ESA” que gerem a operacionalidade do satélite.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Foo Fighters são a primeira confirmação do Rock in Rio Lisboa

Os norte-americanos Foo Fighters vão atuar, a 21 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista. A banda de Dave Grohl é a primeira confirmação do cartaz do Rock in Rio …

PS, Bloco e Livre recusam solidarizar-se com Bernardo Silva

PS, Bloco e Livre votaram, esta sexta-feira, contra a solidariedade do Parlamento para com o internacional português, condenado recentemente por um ato considerado racista pela Federação Inglesa de Futebol (FA). Socialistas, bloquistas e a deputada única …

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …

Detido mais um suspeito do caso do camião do Reino Unido

Foi detida mais uma pessoa por suspeitas de ligação ao caso do camião encontrado em Essex, Inglaterra, com 39 cadáveres no seu interior. A polícia britânica prendeu, hoje de manhã, um homem de 23 anos, …

Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país. Entre os crimes está …

César, Louçã, Domingos Abrantes, Rio e Balsemão eleitos para Conselho de Estado

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República. Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Rui Rio …

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …