Software para missões ao Sol e a Marte desenvolvido por empresa de Coimbra

ESA

foto: ESA

foto: ESA

A Critical Software, de Coimbra, está a desenvolver programas informáticos de controlo para as missões da Agência Espacial Europeia (ESA) a Marte e ao Sol, a serem lançadas em 2016 e 2017, respetivamente.

A empresa ganhoudois contratos” para a realização de software de controlo dos satélites “Solar Orbiter” e “Trace & Gas Orbiter”, da ESA, estando o projeto já em andamento.

O “Solar Orbiter” tem como objetivo recolher informação relativa ao Sol e o “Trace & Gas Orbiter” pretende mapear fontes de gás metano emanadas pelo planeta Marte.

“Estamos envolvidos em todas as missões da ESA“, frisou Paulo Guedes, responsável da empresa pelo desenvolvimento de negócios no sector do espaço, relembrando que essa ligação acontece desde 2004, aquando da missão “Galileu”, sendo esta a área tradicional da Critical Software.

A Agência Espacial Europeia lançou no dia 22 de novembro três satélites designados como “o enxame”, para estudar o campo magnético da Terra, onde a Critical também participou na “validação do ‘software'” dos satélites, verificando que “tudo estava de acordo com os ‘standards’ da ESA”, explicou Paulo Guedes.

Para além da verificação do ‘software’, a empresa portuguesa também esteve envolvida na construção em Darmstadt, na Alemanha, do simulador operacional, “responsável pelo treino dos operadores da ESA” que gerem a operacionalidade do satélite.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …

Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como "craniófago total posterior". Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação …

Família de Pablo Escobar está a processar um rapper norte-americano. Exige-lhe 10 milhões

A família Pablo Escobar, morto em dezembro de 1993 na Colômbia, está a processar o rapper norte-americano Tauheed Heakeen Epps, mais conhecido como 2 Chainz, por usar o nome do narcotraficante num negócio. De acordo com …

Steve Jobs acreditava na eficiência do teletrabalho já em 1990

O fundador da Apple, Steve Jobs, que faleceu em outubro de 2011, dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990. A pandemia de covid-19, que já matou mais de 500 mil pessoas me todo …