Sócrates tinha espião infiltrado na liderança do PS

antoniojoseseguro / flickr

O secretário-geral do PS, António José Seguro

O secretário-geral do PS, António José Seguro

José Almeida Ribeiro, quadro do Serviço de Informação e Segurança (SIS) que foi secretário de Estado adjunto de José Sócrates, relatava ao ex-primeiro-ministro tudo o que se passava na vida interna do Partido Socialista (PS) quando ocupava o cargo de conselheiro de António José Seguro, então líder do partido.

Segundo o jornal i, Almeida Ribeiro, um dos alvos apanhados nas escutas ao ex-primeiro-ministro no âmbito da Operação Marquês, fazia briefings quase diários ao ex-governante, que já se encontrava em Paris, sobre o que se passava no Largo do Rato.

Almeida Ribeiro, no entanto, recusa comentar as escutas. “Não estou minimamente interessado”, disse ao i.

O quadro do SIS entrou na política pela mão de Manuel Maria Carrilho, tendo sido seu chefe de gabinete no ministério da Cultura.

Já com José Sócrates como primeiro-ministro regressou à primeira linha da política como assessor político do chefe de Governo entre 2005 e 2009.

Mais tarde, no segundo Governo de Sócrates, acabou por ser promovido a secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro.

O jornal descreve que a contratação de Almeida Ribeiro e também de Luís Bernardo por parte de António José Seguro não agradou, de início, a José Sócrates, que veria assim um dos seus braços direitos rumar à equipa do rival.

ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Portugueses – Já tomatam consciência das romarias ao preso da cela 44 de Évora e dos disparates ditos e reditos pela familia Barroso e seus acólitos ? Porque “no te callas” Marito ?porque só dizes disparates. Pensa bem porque senão qualquer dia também também o tal juiz de quem gostas muito também pode fazer inquirições rectroativamente. Já agora e que dizem ao folclore do grupo dos 100 simpatizantes que vão fazer uma vigilia ? Eu sabia que o homem estava morto politicamente mas agora não tenho duvidas. Sr.Presidente Cavaco Silva, faça um favor ao Marocas e arranje-lhe um bilhete mas só de ia para S.Tomé onde esteve lindamente exilado.
    Caros “chuchas”, tenham vergonha e deixem-se de folclore e já agora Exmª. Dr.Maria Barroso, sabemos todos que o seu marido está “chéché”, não admira com a proveta idade que tem, mas aconselhe-o a não dizer mais disparates. Ponha-o na lareira a aquecer os pesinhos. É verdade que o homem tinha espiões ? Não me digam como uma pessoa tão moralmente qualificada era capaz de tal coisa.

    • Também eu fui enganado por ele, só não compreendo é que antes, diziam que não há justiça, agora que há( ou há mais) dizem que isto é uma ditadura,..sabem lá o que é uma ditadura, quem rouba têm que ir preso, e dizem que é manobra politica pelas eleições, se nada aconteçe-se diziam que ninguém faz nada..por favor, grande 1º ministro, fizeram uma limpeza para muitos que andavam a mamar, á nossa custa, especialmente sector publico , só quem já ganha bem é que anda em greves, pois quem ganha pouco não pode fazer greves, correcto? ,nós sem saber estamos a sair da crise pois não falta trabalho, falta é quem queira trabalhar aqui, dizem eu tenho um curso não faço isto, no estrangeiro fazem tudo com o curso, eu que o afirmo, só para teminar apoio este governo e honestamente nem votei neles, mas este ano até é, obrigado.

  2. A democracia Portuguesa ao seu melhor nível. Há muitos anos que digo, para pôr
    arame farpado nas fronteiras e está tudo preso. A dificuldade é arranjar os carcereiros.
    Já dizia o Eça “Portugal não é um pais é um sitio mal frequentado”
    Já agora gostava de saber (é um facto) porque é que todos os senhores que sofreram (?)
    torturas da PIDE, só morrem depois dos 80 anos.
    Tenho 70 anos e estou quase a pedir que me torturem.

  3. vou oferecer umas pantufas ao sr. màrioquinhas para não mais sair d’O PÉ da Lareira para a rua, dizer disparates está completamente destroncado da cabeça ao não se lembrar do mal que fez ao país e daquela desastrosa descolonização por ele engendrada devia ter vergonha . enquanto á sua senhora primeira dama deve-lhe estar a fazer falta o chorudo vencimento que lhe estavam a dar quando presidente da Fundação fundada pelo seu Marido)

    .

  4. A romaria desses cento e tais, é a prova de que vivemos num país de ignorantes. Deixem lá e não se admirem que o focrates um destes dias anuncie o noivado com o amigo de infância, o tal carlos santos silva. Já repararam bem naquela carinha!…E então o nosso ex-primeiro preocupou-se tanto com os mariconsos e lésbicas porquê?…Então a CGD,banco do Estado, empresta uma pipa de massa a um individuo que não quer, nem sabe, fazer nada?…Lá o amigo, será por amor!!!…

  5. Nasci na década de 40, não sou Salazarista mas vivi na época. Quero ver se a administração interna proíbe a marcha dos 100 simpatizantes de Sócrates, como proibiu creio que em 2007, POR RAZÕES DE SEGURANÇA, a do grupo de velhotes que se quis deslocar de autocarro ao cemitério de Santa Comba para depositar uma coroa de flores na sepultura de Salazar por altura do seu aniversário. Eles só iam em romaria não em festa ou piquenique. E é a isto que chamam governos democráticos????

  6. Tanta solidariedade por parte do “bochechas” já dá para desconfiar. Ou será que o “Socras” sabe de “coisitas” a respeito dele e este está com medo que o outro revele?
    Assim demonstra solidariedade e reforça a amizade assegurando que o outro se mantém calado. Lá que dá para desconfiar lá isso dá.
    E até o Costa que não lhe convinha nada nesta altura aparecer ligado teve também de lá ir. E não se esqueçam que foi nº 2 do outro. Não terá culpa nenhuma?

  7. Somos todos inocentes até provar o contrário, todo o ser humano comente erros. Tanta maldade e desejo de vingança no coração dos portugueses. São estes os sentimentos que vão incutir nas futuras gerações?
    Sócrates quis modernizar o país, reformar regalias de juízes , banqueiros e outros, neste momento o país regrediu 50 anos, três milhões de pobreza moral e económica, emigração, desilusão, incerteza no futuro, mais 10 mil bilionários nos últimos 2 anos.
    Sócrates não quer receber o vencimento que tem direito, ao contrário, do Sr. Relvas e dos outros que recebem 2800 € por mês pelo tempo em que foram ministro.
    Só Deus sabe o futuro, esse futuro passa depressa e não será risonho para aqueles que têm o coração envenenado, cheio de inveja, maldade e desejo de sangue em praça pública.
    Todos morremos, a humanidade deve pensar no amor, compreensão e ajuda ao próximo, porque até os criminosos que matam, são perdoados.

  8. Todo o ser humano comete erros. Quando comete erros, que prejudicam terceiros, deve ser penalizado. Isto não é vingança, é justiça. O que não queremos é que as futuras gerações paguem a falta de valores desta geração. O que Sócrates fez, podia ser incompetência e ninguém é obrigado a ser competente, mas incompetência não foi, porque o seu Nº 2 (António Costa) tê-lo-ia avisado, ou então traiu o seu amigo. È verdade que reformou o BES, os pedófilos, os Varas, os amigos de infância, a Fundação do amigo do Melancia etc.
    Quero informar que em tempos votei PS. Mas no 1ª mandato do Eng Guterres, previ o que aconteceu mais tarde. Em 2OO8 preveni, os na altura, meus colaboradores ,
    do que ia acontecer, até calculei a taxa de Desemprego para 15 %.
    Aconselho a ler o Livro do Dr. Luís Campos e Cunha, “Publicamente” datado de 2007, dizia o que ia acontecer. Foi o 1º Ministro das Finanças e de Estado de Sócrates, demitiu-se poucos meses depois. Porque seria ?
    Declaração de Interesses: Tenho 10 netos; sei fazer contas de somar e diminuir (para o caso chega) e ferrenho só pelo SPORTING
    que

  9. Alguem me pode dizer o que esá a ser bem gobernado?acha que merecem o dinheiro que vão buscar para viver,nenhum deles serve para meu empregado.

RESPONDER

"Dirty Dancing" está de volta e conta com Jennifer Grey

John Feltheimer, CEO da Lionsgate, confirmou ao The Guardian que a produtora está a desenvolver uma sequela de Dirty Dancing. O clássico dos anos 80 que agora regressa foi protagonizado originalmente por Patrick Swayze e …

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …