Sócrates tinha espião infiltrado na liderança do PS

antoniojoseseguro / flickr

O secretário-geral do PS, António José Seguro

O secretário-geral do PS, António José Seguro

José Almeida Ribeiro, quadro do Serviço de Informação e Segurança (SIS) que foi secretário de Estado adjunto de José Sócrates, relatava ao ex-primeiro-ministro tudo o que se passava na vida interna do Partido Socialista (PS) quando ocupava o cargo de conselheiro de António José Seguro, então líder do partido.

Segundo o jornal i, Almeida Ribeiro, um dos alvos apanhados nas escutas ao ex-primeiro-ministro no âmbito da Operação Marquês, fazia briefings quase diários ao ex-governante, que já se encontrava em Paris, sobre o que se passava no Largo do Rato.

Almeida Ribeiro, no entanto, recusa comentar as escutas. “Não estou minimamente interessado”, disse ao i.

O quadro do SIS entrou na política pela mão de Manuel Maria Carrilho, tendo sido seu chefe de gabinete no ministério da Cultura.

Já com José Sócrates como primeiro-ministro regressou à primeira linha da política como assessor político do chefe de Governo entre 2005 e 2009.

Mais tarde, no segundo Governo de Sócrates, acabou por ser promovido a secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro.

O jornal descreve que a contratação de Almeida Ribeiro e também de Luís Bernardo por parte de António José Seguro não agradou, de início, a José Sócrates, que veria assim um dos seus braços direitos rumar à equipa do rival.

ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Portugueses – Já tomatam consciência das romarias ao preso da cela 44 de Évora e dos disparates ditos e reditos pela familia Barroso e seus acólitos ? Porque “no te callas” Marito ?porque só dizes disparates. Pensa bem porque senão qualquer dia também também o tal juiz de quem gostas muito também pode fazer inquirições rectroativamente. Já agora e que dizem ao folclore do grupo dos 100 simpatizantes que vão fazer uma vigilia ? Eu sabia que o homem estava morto politicamente mas agora não tenho duvidas. Sr.Presidente Cavaco Silva, faça um favor ao Marocas e arranje-lhe um bilhete mas só de ia para S.Tomé onde esteve lindamente exilado.
    Caros “chuchas”, tenham vergonha e deixem-se de folclore e já agora Exmª. Dr.Maria Barroso, sabemos todos que o seu marido está “chéché”, não admira com a proveta idade que tem, mas aconselhe-o a não dizer mais disparates. Ponha-o na lareira a aquecer os pesinhos. É verdade que o homem tinha espiões ? Não me digam como uma pessoa tão moralmente qualificada era capaz de tal coisa.

    • Também eu fui enganado por ele, só não compreendo é que antes, diziam que não há justiça, agora que há( ou há mais) dizem que isto é uma ditadura,..sabem lá o que é uma ditadura, quem rouba têm que ir preso, e dizem que é manobra politica pelas eleições, se nada aconteçe-se diziam que ninguém faz nada..por favor, grande 1º ministro, fizeram uma limpeza para muitos que andavam a mamar, á nossa custa, especialmente sector publico , só quem já ganha bem é que anda em greves, pois quem ganha pouco não pode fazer greves, correcto? ,nós sem saber estamos a sair da crise pois não falta trabalho, falta é quem queira trabalhar aqui, dizem eu tenho um curso não faço isto, no estrangeiro fazem tudo com o curso, eu que o afirmo, só para teminar apoio este governo e honestamente nem votei neles, mas este ano até é, obrigado.

  2. A democracia Portuguesa ao seu melhor nível. Há muitos anos que digo, para pôr
    arame farpado nas fronteiras e está tudo preso. A dificuldade é arranjar os carcereiros.
    Já dizia o Eça “Portugal não é um pais é um sitio mal frequentado”
    Já agora gostava de saber (é um facto) porque é que todos os senhores que sofreram (?)
    torturas da PIDE, só morrem depois dos 80 anos.
    Tenho 70 anos e estou quase a pedir que me torturem.

  3. vou oferecer umas pantufas ao sr. màrioquinhas para não mais sair d’O PÉ da Lareira para a rua, dizer disparates está completamente destroncado da cabeça ao não se lembrar do mal que fez ao país e daquela desastrosa descolonização por ele engendrada devia ter vergonha . enquanto á sua senhora primeira dama deve-lhe estar a fazer falta o chorudo vencimento que lhe estavam a dar quando presidente da Fundação fundada pelo seu Marido)

    .

  4. A romaria desses cento e tais, é a prova de que vivemos num país de ignorantes. Deixem lá e não se admirem que o focrates um destes dias anuncie o noivado com o amigo de infância, o tal carlos santos silva. Já repararam bem naquela carinha!…E então o nosso ex-primeiro preocupou-se tanto com os mariconsos e lésbicas porquê?…Então a CGD,banco do Estado, empresta uma pipa de massa a um individuo que não quer, nem sabe, fazer nada?…Lá o amigo, será por amor!!!…

  5. Nasci na década de 40, não sou Salazarista mas vivi na época. Quero ver se a administração interna proíbe a marcha dos 100 simpatizantes de Sócrates, como proibiu creio que em 2007, POR RAZÕES DE SEGURANÇA, a do grupo de velhotes que se quis deslocar de autocarro ao cemitério de Santa Comba para depositar uma coroa de flores na sepultura de Salazar por altura do seu aniversário. Eles só iam em romaria não em festa ou piquenique. E é a isto que chamam governos democráticos????

  6. Tanta solidariedade por parte do “bochechas” já dá para desconfiar. Ou será que o “Socras” sabe de “coisitas” a respeito dele e este está com medo que o outro revele?
    Assim demonstra solidariedade e reforça a amizade assegurando que o outro se mantém calado. Lá que dá para desconfiar lá isso dá.
    E até o Costa que não lhe convinha nada nesta altura aparecer ligado teve também de lá ir. E não se esqueçam que foi nº 2 do outro. Não terá culpa nenhuma?

  7. Somos todos inocentes até provar o contrário, todo o ser humano comente erros. Tanta maldade e desejo de vingança no coração dos portugueses. São estes os sentimentos que vão incutir nas futuras gerações?
    Sócrates quis modernizar o país, reformar regalias de juízes , banqueiros e outros, neste momento o país regrediu 50 anos, três milhões de pobreza moral e económica, emigração, desilusão, incerteza no futuro, mais 10 mil bilionários nos últimos 2 anos.
    Sócrates não quer receber o vencimento que tem direito, ao contrário, do Sr. Relvas e dos outros que recebem 2800 € por mês pelo tempo em que foram ministro.
    Só Deus sabe o futuro, esse futuro passa depressa e não será risonho para aqueles que têm o coração envenenado, cheio de inveja, maldade e desejo de sangue em praça pública.
    Todos morremos, a humanidade deve pensar no amor, compreensão e ajuda ao próximo, porque até os criminosos que matam, são perdoados.

  8. Todo o ser humano comete erros. Quando comete erros, que prejudicam terceiros, deve ser penalizado. Isto não é vingança, é justiça. O que não queremos é que as futuras gerações paguem a falta de valores desta geração. O que Sócrates fez, podia ser incompetência e ninguém é obrigado a ser competente, mas incompetência não foi, porque o seu Nº 2 (António Costa) tê-lo-ia avisado, ou então traiu o seu amigo. È verdade que reformou o BES, os pedófilos, os Varas, os amigos de infância, a Fundação do amigo do Melancia etc.
    Quero informar que em tempos votei PS. Mas no 1ª mandato do Eng Guterres, previ o que aconteceu mais tarde. Em 2OO8 preveni, os na altura, meus colaboradores ,
    do que ia acontecer, até calculei a taxa de Desemprego para 15 %.
    Aconselho a ler o Livro do Dr. Luís Campos e Cunha, “Publicamente” datado de 2007, dizia o que ia acontecer. Foi o 1º Ministro das Finanças e de Estado de Sócrates, demitiu-se poucos meses depois. Porque seria ?
    Declaração de Interesses: Tenho 10 netos; sei fazer contas de somar e diminuir (para o caso chega) e ferrenho só pelo SPORTING
    que

  9. Alguem me pode dizer o que esá a ser bem gobernado?acha que merecem o dinheiro que vão buscar para viver,nenhum deles serve para meu empregado.

RESPONDER

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …

Marta Soares recusa candidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho tentou formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting, esta quarta-feira, tendo sido prontamente recusada por Jaime Marta Soares. O advogado de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, deslocou-se esta quarta-feira ao Estádio de …

Hungria retira-se de pacto mundial sobre as migrações aprovado na ONU

A Hungria, com um Governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado, na semana passada, nas Nações Unidas, por considerar que encoraja o fluxo de pessoas "perigosas". O …

Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020. Segundo o Diário de Notícias, esta é uma …

Primeiro não flutuava, e agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …

Jesus pediu a Cintra para anular cláusula de confidencialidade

Nas primeiras entrevistas após a sua saída do Sporting e das agressões em Alcochete, o Jorge Jesus disse que a equipa não devia ter jogado a final da Taça de Portugal e que Sousa Cintra …