/

Sócrates ficou em pânico com condenação de Vara

13

Miguel A. Lopes / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Três dias depois de ter sido lido o acórdão do Face Oculta, no qual Armando Vara foi condenado a cinco anos de prisão efetiva, João Araújo, que na altura ainda não era advogado de José Sócrates, foi a Aveiro consultar o processo. Fê-lo a pedido do ex-primeiro ministro que estava preocupado com a investigação.

Segundo o Correio da Manhã, José Sócrates terá ficado preocupado quando Armando Vara foi condenado a cinco anos de prisão efetiva no âmbito do processo Face Oculta.

A pedido do antigo primeiro ministro, João Araújo que, à data, ainda nem era advogado de Sócrates, deslocou-se a Aveiro para consultar e avaliar o acórdão. Quando voltou, explicou a Sócrates que aquele era um “acórdão muito bem feito” e que, dessa forma, dificilmente Vara escaparia à cadeia.

José Sócrates não terá ficado satisfeito com os elogios de Araújo ao acórdão e terá respondido ao amigo: “Eu já não sei o que dizer, pá. Começo a ter medo de todos vós, pá. Não é apenas dos juízes. É também dos advogados. Um medo terrível”, ironiza Sócrates que não esconde a irritação: “Você quer-me convencer”.

Na escuta telefónica, Sócrates recusa que alguém possa ser condenado com base em escutas e provas indiretas e chega mesmo a dizer ao advogado que se não houver transferências bancárias nenhum tribunal pode dizer que houve suborno.

Face à contra argumentação de João Araújo, José Sócrates irrita-se e responde apenas: “Eh pá, parabéns. Olha, podem meter isso pelo olho do c*, pá“.

Grupo Lena pediu apoio para superar “dificuldades”

Em reposta à acusação do Ministério Público no âmbito da Operação Marquês, no qual os procuradores pedem, inclusive, que a empresa fique impedida de participar em obras públicas, o grupo Lena apelou “aos seus vários ‘stakeholders’, desde logo os milhares de colaboradores, mas também os clientes, fornecedores e banca, para, agora com confiança redobrada, continuarem a apoiar o grupo Lena na superação das dificuldades”, avança o Negócios.

O grupo espera, com tal ajuda, “conseguir resgatar a reputação” do grupo, que diz ter sido “injustamente vilipendiada”.

A Lena, que abriu a porta ao pedido de instrução do processo, na qual é arguida, acredita que qualquer julgamento vai “ilibar total e completamente o grupo e os seus gestores”.

A acusação do Ministério Público na Operação Marquês defende que a construtora foi beneficiada devido à atuação de José Sócrates no cargo de primeiro-ministro, facto negado pelo grupo.

ZAP //

13 Comments

  1. Tem claramente medo. Muito medo.
    Se eu tivesse no lugar dele também tinha.
    Mas, se não existem provas, nada haveria a recear, certo?

  2. Já dizia o ditado, quem não deve, não teme. Então se ele acha que não é culpado, porque raio haveria de ter medo? Se tem medo é porque afinal sempre tem o rabo preso!

  3. Expliquem-me lá… Nem o Sr João Araújo nem o Sr Sócrates morrem de amores pelo Correio da Manha (e isso é dizer pouco) por isso, a possibilidade de qualquer um deles ter informado/relatado o teor da conversa (supostamente) tida seria; no mínimo, impossível. Então como é que o Correio da Manha sabe o teor da (suposta) conversa? Escutas? Ou uma grande dose de imaginação… distorcida?
    POR FAVOR: PAREM DE CREDIBILIZAR ESTE JORNALECO! ESTA COISA A QUE CHAMAM DE JORNAL, NÃO SERVE NEM PARA LIMPAR “olho do c*, pá”!!!
    Nota: Já nem sequer estou a referir-me aos “media”! Refiro-me aos leitores que continuam a ler (e a comprar!) esta coisa que é impressa em papel (que grande desperdício… teria mais utilidade como papel higiénico)! Pasquim é um elogio. “Isto” é baixo demais!

      • Curiosamente, assim de repente lembrares-te de um caso (e mais nenhum) só reforça o ponto.
        Porque curiosamente, mesmo que te lembres de mais um ou dois, só o reforça.
        Porque curiosamente, nenhum deles é o Sócrates, não é?
        Curiosamente.

      • Certo, mas havendo um, já é mais do que nenhum; não é?!!
        Mas há muitos mais… o que, tendo em conta a “qualidade jornalística” do CM, não é de estranhar!…

      • Mesmo, mesmo, muito curioso… Mesmo muito! Não por serem poucas pessoas (os custos de um processo são incomportáveis para a maioria das pessoas) mas por não haver condenação. Mas uma parte pode ser revelada. A liberdade de imprensa! Porquê? Porque um jornalista (e especialmente um “jornalista”) não pode ser obrigado a revelar as suas fontes. O que isso quer dizer? É que pode estar a contar a maior mentira (como é o caso) e nada lhe acontece. A liberdade da imprensa é vital para um estado de direito. Mas depois existe o abuso dessa liberdade. E não há mecanismos que punam esse mesmo abuso. Por isso é que o CM se safa. Mas deve haver algo (s) mais aí… Costas quentes, talvez?

  4. Pessoas que estavam por perto dizem que ele ficou incrédulo visto não haver nada que justifique a pena, dado ser um caso muito idêntico ao do afilhado do acabado silva dias loureiro, talvez mais leve, não envolve tanto dinheiro dos contribuintes e as mentiras resumen-se a alguns robalitos ao contrario do chupa loureiro que tinha mentiras tamanho de cabo verde e arredores.

  5. Mas… este é “relato” do antigamente… e na verdade do “Atualmente”, o certo é que nem VARA, nem Penedos, nem nenhum dos outros que andaram aos robalos e alheiras e farinheiras… nenhum vai dentro e as celas estão a arrefecer!!! – Se fossem outros que tivessem roubado umas laranjas, já lá estavam dentro…! – Afinal, em que “gaveta” está o Processo… e quem escondeu a chave?!???? – Cobardia de Justiça, ou, pior… dá que desconfiar…

  6. tudo mentira.. socrates é o melhor 1 ministro costa dixit… tudo mentira, passos coelho é que e o culpado do pais estar assim , os fogos a divida, tudo socrates ,costa, vara penedos pedro soares bava granadeiro, salgado e o covil do rato, autarcas de alcochete,as vedetas do bbb(bigbrotherbloco) sao os mais integros e honestos cidadaos, cristas e passos coelho sao os culpados por tudo… ate por terem ajudado a eleger o maior camaleao da historisa de portugal.ja se esqueceram dos submarinos, da fnl? do violador de telheiras ? do d afonso heriques?.
    socrates um anjo que veio a portugal para fazer o bem… tanto dinheirinho que ele deu aos pobres e as pobres moças indefesas….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.