Sócrates ficou em pânico com condenação de Vara

Miguel A. Lopes / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Três dias depois de ter sido lido o acórdão do Face Oculta, no qual Armando Vara foi condenado a cinco anos de prisão efetiva, João Araújo, que na altura ainda não era advogado de José Sócrates, foi a Aveiro consultar o processo. Fê-lo a pedido do ex-primeiro ministro que estava preocupado com a investigação.

Segundo o Correio da Manhã, José Sócrates terá ficado preocupado quando Armando Vara foi condenado a cinco anos de prisão efetiva no âmbito do processo Face Oculta.

A pedido do antigo primeiro ministro, João Araújo que, à data, ainda nem era advogado de Sócrates, deslocou-se a Aveiro para consultar e avaliar o acórdão. Quando voltou, explicou a Sócrates que aquele era um “acórdão muito bem feito” e que, dessa forma, dificilmente Vara escaparia à cadeia.

José Sócrates não terá ficado satisfeito com os elogios de Araújo ao acórdão e terá respondido ao amigo: “Eu já não sei o que dizer, pá. Começo a ter medo de todos vós, pá. Não é apenas dos juízes. É também dos advogados. Um medo terrível”, ironiza Sócrates que não esconde a irritação: “Você quer-me convencer”.

Na escuta telefónica, Sócrates recusa que alguém possa ser condenado com base em escutas e provas indiretas e chega mesmo a dizer ao advogado que se não houver transferências bancárias nenhum tribunal pode dizer que houve suborno.

Face à contra argumentação de João Araújo, José Sócrates irrita-se e responde apenas: “Eh pá, parabéns. Olha, podem meter isso pelo olho do c*, pá“.

Grupo Lena pediu apoio para superar “dificuldades”

Em reposta à acusação do Ministério Público no âmbito da Operação Marquês, no qual os procuradores pedem, inclusive, que a empresa fique impedida de participar em obras públicas, o grupo Lena apelou “aos seus vários ‘stakeholders’, desde logo os milhares de colaboradores, mas também os clientes, fornecedores e banca, para, agora com confiança redobrada, continuarem a apoiar o grupo Lena na superação das dificuldades”, avança o Negócios.

O grupo espera, com tal ajuda, “conseguir resgatar a reputação” do grupo, que diz ter sido “injustamente vilipendiada”.

A Lena, que abriu a porta ao pedido de instrução do processo, na qual é arguida, acredita que qualquer julgamento vai “ilibar total e completamente o grupo e os seus gestores”.

A acusação do Ministério Público na Operação Marquês defende que a construtora foi beneficiada devido à atuação de José Sócrates no cargo de primeiro-ministro, facto negado pelo grupo.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Tem claramente medo. Muito medo.
    Se eu tivesse no lugar dele também tinha.
    Mas, se não existem provas, nada haveria a recear, certo?

  2. Já dizia o ditado, quem não deve, não teme. Então se ele acha que não é culpado, porque raio haveria de ter medo? Se tem medo é porque afinal sempre tem o rabo preso!

  3. Expliquem-me lá… Nem o Sr João Araújo nem o Sr Sócrates morrem de amores pelo Correio da Manha (e isso é dizer pouco) por isso, a possibilidade de qualquer um deles ter informado/relatado o teor da conversa (supostamente) tida seria; no mínimo, impossível. Então como é que o Correio da Manha sabe o teor da (suposta) conversa? Escutas? Ou uma grande dose de imaginação… distorcida?
    POR FAVOR: PAREM DE CREDIBILIZAR ESTE JORNALECO! ESTA COISA A QUE CHAMAM DE JORNAL, NÃO SERVE NEM PARA LIMPAR “olho do c*, pá”!!!
    Nota: Já nem sequer estou a referir-me aos “media”! Refiro-me aos leitores que continuam a ler (e a comprar!) esta coisa que é impressa em papel (que grande desperdício… teria mais utilidade como papel higiénico)! Pasquim é um elogio. “Isto” é baixo demais!

        • Curiosamente, assim de repente lembrares-te de um caso (e mais nenhum) só reforça o ponto.
          Porque curiosamente, mesmo que te lembres de mais um ou dois, só o reforça.
          Porque curiosamente, nenhum deles é o Sócrates, não é?
          Curiosamente.

          • Certo, mas havendo um, já é mais do que nenhum; não é?!!
            Mas há muitos mais… o que, tendo em conta a “qualidade jornalística” do CM, não é de estranhar!…

      • Mesmo, mesmo, muito curioso… Mesmo muito! Não por serem poucas pessoas (os custos de um processo são incomportáveis para a maioria das pessoas) mas por não haver condenação. Mas uma parte pode ser revelada. A liberdade de imprensa! Porquê? Porque um jornalista (e especialmente um “jornalista”) não pode ser obrigado a revelar as suas fontes. O que isso quer dizer? É que pode estar a contar a maior mentira (como é o caso) e nada lhe acontece. A liberdade da imprensa é vital para um estado de direito. Mas depois existe o abuso dessa liberdade. E não há mecanismos que punam esse mesmo abuso. Por isso é que o CM se safa. Mas deve haver algo (s) mais aí… Costas quentes, talvez?

  4. Pessoas que estavam por perto dizem que ele ficou incrédulo visto não haver nada que justifique a pena, dado ser um caso muito idêntico ao do afilhado do acabado silva dias loureiro, talvez mais leve, não envolve tanto dinheiro dos contribuintes e as mentiras resumen-se a alguns robalitos ao contrario do chupa loureiro que tinha mentiras tamanho de cabo verde e arredores.

  5. Mas… este é “relato” do antigamente… e na verdade do “Atualmente”, o certo é que nem VARA, nem Penedos, nem nenhum dos outros que andaram aos robalos e alheiras e farinheiras… nenhum vai dentro e as celas estão a arrefecer!!! – Se fossem outros que tivessem roubado umas laranjas, já lá estavam dentro…! – Afinal, em que “gaveta” está o Processo… e quem escondeu a chave?!???? – Cobardia de Justiça, ou, pior… dá que desconfiar…

  6. tudo mentira.. socrates é o melhor 1 ministro costa dixit… tudo mentira, passos coelho é que e o culpado do pais estar assim , os fogos a divida, tudo socrates ,costa, vara penedos pedro soares bava granadeiro, salgado e o covil do rato, autarcas de alcochete,as vedetas do bbb(bigbrotherbloco) sao os mais integros e honestos cidadaos, cristas e passos coelho sao os culpados por tudo… ate por terem ajudado a eleger o maior camaleao da historisa de portugal.ja se esqueceram dos submarinos, da fnl? do violador de telheiras ? do d afonso heriques?.
    socrates um anjo que veio a portugal para fazer o bem… tanto dinheirinho que ele deu aos pobres e as pobres moças indefesas….

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …