Sócrates nega encontro proibido com o amigo Santos Silva

imanente / Flickr

José Sócrates garante que não se encontrou com Carlos Santos Silva, num restaurante, em Lisboa, numa altura em que ambos estão impedidos de manterem contactos entre si por serem arguidos da Operação Marquês.

O Correio da Manhã noticia que os dois amigos terão jantado juntos, na última semana, no restaurante Solar dos Leitões, na zona de Benfica, em Lisboa, citando uma fonte e uma testemunha para suportar a informação e notando que o encontro teve ainda a presença de uma terceira pessoa.

Informação que é “falsa e completamente disparatada”, frisam os advogados de Sócrates num comunicado citado pelo Observador. “Desde que está em liberdade, o sr. Eng.º José Sócrates nunca jantou nesse restaurante e nunca jantou com o seu amigo Eng.º Carlos Santos Silva”, refere-se no documento.

“Tamanha invenção só vem confirmar a campanha de ódio e de perseguição pessoal, o desprezo pela verdade e a falta de respeito com os seus leitores”, dizem ainda os advogados de Sócrates.

O ex-primeiro-ministro e Santos Silva são arguidos na Operação Marquês, por suspeitas de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, e estão impedidos de contactar entre si, no âmbito das medidas de coacção que lhes foram aplicadas quando foram libertados com Termo de Identidade e Residência.

Sócrates defende Lula e fala em “vingança política” contra Dilma

Enquanto isso, Sócrates continua a criticar o facto de o Ministério Público ainda não ter deduzido qualquer acusação contra si.

Em entrevista à edição brasileira do jornal El País, ele diz que o Procurador responsável pelo seu caso “tem descumprido todos os prazos legais” e acusa os “encarregados de fazer justiça” de saltarem “todas as regras do direito processual”.

“A acusação de corrupção se transformou no instrumento jurídico para a destruição política“, diz ainda o ex-governante, notando que “o objectivo” era “impedir” a sua “candidatura à presidência” da República e “que o Partido Socialista não ganhasse as eleições, o que “conseguiram”, sublinha.

Sócrates também compara o seu caso ao de Lula da Silva, suspeito no âmbito das investigações da operação brasileira Lava Jato, e frisa na mesma entrevista que na situação do ex-presidente brasileiro houve igualmente “detenção abusiva e querem julgamentos populares sem possibilidade de defesa”.

“O que ocorre no Brasil é uma tentativa de destituição sem delito, sem fundamento constitucional”, diz, reforçando que “o impeachment de Dilma Rouseff é uma vingança política da direita, que não aceita a derrota nas urnas”.

Sócrates ainda nota que estão a tentar “impedir a candidatura de Lula à presidência de 2018” e a “utilizar a Justiça para condicionar eleições”.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sem pretender estabelecer juizos de valor do senhor Sócrates ou do Correio da Manhã,acho pouco dignificante para um orgão de Comunicação Social se prestar a ter actuações que se compaginam com actividades que cabem a outras entidades do foro policial.
    O Correio da Manhã merece mais dignidade.Penso eu.

  2. Mais uma vez, so “filmes” do isento e altamente profissional Correio da Manha (e não da Manhã)!…
    Não me parece que o Sócrates seja tão estúpido a ponto de se deixar apanhar pelos cromos do CM..
    Deste pasquim, só com imagens (e mesmo assim)!…

  3. Os PORTUGUESES querem que seja feita JUSTIÇA de Portugal contra o zeca sokratino. Este é o energumeno que teve uma campanha de ódio e de perseguição pessoal a PORTUGAL e Portugueses, de 2005 a junho 2011, e desde então com toda a serie de irregularidades e trapaças cometidas que OFENDEM NOME E VIDA DOS PORTUGUESES. Este bandalho canalha retorio mentiroso ladrão vilao e pavao, foi o xuxalista que DUPLICOU dívida de 60%PIB para 115%PIB (de 90000 milhoes euro para 175000 milhoes euro), deixou 750000 desempregados, chamou TROIKA (que obrigou também PSD e CDS a assinarem acordo de resgate) e fugiu para Paris para continuar a chular Portugal à custa do seu menino de peito carlinhos SS. Vejam bem a foto, dar beijinho de olhos fechados como a fazer amor ao ouvido do css pedindo cacau’s muitos cacau’s …

  4. Então a jornalista Fernanda Cancio namorava o ex P. M. Andou a viver acima acima das suas possibilidades e não sabe nada? Ou o ex P. M. cai para o lado na cama e vale tanto como. Político ou a “jornalista” ainda vale menos enquanto tal. ESTUPEFACTO.

RESPONDER

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …