Sócrates nega encontro proibido com o amigo Santos Silva

imanente / Flickr

José Sócrates garante que não se encontrou com Carlos Santos Silva, num restaurante, em Lisboa, numa altura em que ambos estão impedidos de manterem contactos entre si por serem arguidos da Operação Marquês.

O Correio da Manhã noticia que os dois amigos terão jantado juntos, na última semana, no restaurante Solar dos Leitões, na zona de Benfica, em Lisboa, citando uma fonte e uma testemunha para suportar a informação e notando que o encontro teve ainda a presença de uma terceira pessoa.

Informação que é “falsa e completamente disparatada”, frisam os advogados de Sócrates num comunicado citado pelo Observador. “Desde que está em liberdade, o sr. Eng.º José Sócrates nunca jantou nesse restaurante e nunca jantou com o seu amigo Eng.º Carlos Santos Silva”, refere-se no documento.

“Tamanha invenção só vem confirmar a campanha de ódio e de perseguição pessoal, o desprezo pela verdade e a falta de respeito com os seus leitores”, dizem ainda os advogados de Sócrates.

O ex-primeiro-ministro e Santos Silva são arguidos na Operação Marquês, por suspeitas de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, e estão impedidos de contactar entre si, no âmbito das medidas de coacção que lhes foram aplicadas quando foram libertados com Termo de Identidade e Residência.

Sócrates defende Lula e fala em “vingança política” contra Dilma

Enquanto isso, Sócrates continua a criticar o facto de o Ministério Público ainda não ter deduzido qualquer acusação contra si.

Em entrevista à edição brasileira do jornal El País, ele diz que o Procurador responsável pelo seu caso “tem descumprido todos os prazos legais” e acusa os “encarregados de fazer justiça” de saltarem “todas as regras do direito processual”.

“A acusação de corrupção se transformou no instrumento jurídico para a destruição política“, diz ainda o ex-governante, notando que “o objectivo” era “impedir” a sua “candidatura à presidência” da República e “que o Partido Socialista não ganhasse as eleições, o que “conseguiram”, sublinha.

Sócrates também compara o seu caso ao de Lula da Silva, suspeito no âmbito das investigações da operação brasileira Lava Jato, e frisa na mesma entrevista que na situação do ex-presidente brasileiro houve igualmente “detenção abusiva e querem julgamentos populares sem possibilidade de defesa”.

“O que ocorre no Brasil é uma tentativa de destituição sem delito, sem fundamento constitucional”, diz, reforçando que “o impeachment de Dilma Rouseff é uma vingança política da direita, que não aceita a derrota nas urnas”.

Sócrates ainda nota que estão a tentar “impedir a candidatura de Lula à presidência de 2018” e a “utilizar a Justiça para condicionar eleições”.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sem pretender estabelecer juizos de valor do senhor Sócrates ou do Correio da Manhã,acho pouco dignificante para um orgão de Comunicação Social se prestar a ter actuações que se compaginam com actividades que cabem a outras entidades do foro policial.
    O Correio da Manhã merece mais dignidade.Penso eu.

  2. Mais uma vez, so “filmes” do isento e altamente profissional Correio da Manha (e não da Manhã)!…
    Não me parece que o Sócrates seja tão estúpido a ponto de se deixar apanhar pelos cromos do CM..
    Deste pasquim, só com imagens (e mesmo assim)!…

  3. Os PORTUGUESES querem que seja feita JUSTIÇA de Portugal contra o zeca sokratino. Este é o energumeno que teve uma campanha de ódio e de perseguição pessoal a PORTUGAL e Portugueses, de 2005 a junho 2011, e desde então com toda a serie de irregularidades e trapaças cometidas que OFENDEM NOME E VIDA DOS PORTUGUESES. Este bandalho canalha retorio mentiroso ladrão vilao e pavao, foi o xuxalista que DUPLICOU dívida de 60%PIB para 115%PIB (de 90000 milhoes euro para 175000 milhoes euro), deixou 750000 desempregados, chamou TROIKA (que obrigou também PSD e CDS a assinarem acordo de resgate) e fugiu para Paris para continuar a chular Portugal à custa do seu menino de peito carlinhos SS. Vejam bem a foto, dar beijinho de olhos fechados como a fazer amor ao ouvido do css pedindo cacau’s muitos cacau’s …

  4. Então a jornalista Fernanda Cancio namorava o ex P. M. Andou a viver acima acima das suas possibilidades e não sabe nada? Ou o ex P. M. cai para o lado na cama e vale tanto como. Político ou a “jornalista” ainda vale menos enquanto tal. ESTUPEFACTO.

RESPONDER

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …