Sócrates nega encontro proibido com o amigo Santos Silva

imanente / Flickr

José Sócrates garante que não se encontrou com Carlos Santos Silva, num restaurante, em Lisboa, numa altura em que ambos estão impedidos de manterem contactos entre si por serem arguidos da Operação Marquês.

O Correio da Manhã noticia que os dois amigos terão jantado juntos, na última semana, no restaurante Solar dos Leitões, na zona de Benfica, em Lisboa, citando uma fonte e uma testemunha para suportar a informação e notando que o encontro teve ainda a presença de uma terceira pessoa.

Informação que é “falsa e completamente disparatada”, frisam os advogados de Sócrates num comunicado citado pelo Observador. “Desde que está em liberdade, o sr. Eng.º José Sócrates nunca jantou nesse restaurante e nunca jantou com o seu amigo Eng.º Carlos Santos Silva”, refere-se no documento.

“Tamanha invenção só vem confirmar a campanha de ódio e de perseguição pessoal, o desprezo pela verdade e a falta de respeito com os seus leitores”, dizem ainda os advogados de Sócrates.

O ex-primeiro-ministro e Santos Silva são arguidos na Operação Marquês, por suspeitas de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, e estão impedidos de contactar entre si, no âmbito das medidas de coacção que lhes foram aplicadas quando foram libertados com Termo de Identidade e Residência.

Sócrates defende Lula e fala em “vingança política” contra Dilma

Enquanto isso, Sócrates continua a criticar o facto de o Ministério Público ainda não ter deduzido qualquer acusação contra si.

Em entrevista à edição brasileira do jornal El País, ele diz que o Procurador responsável pelo seu caso “tem descumprido todos os prazos legais” e acusa os “encarregados de fazer justiça” de saltarem “todas as regras do direito processual”.

“A acusação de corrupção se transformou no instrumento jurídico para a destruição política“, diz ainda o ex-governante, notando que “o objectivo” era “impedir” a sua “candidatura à presidência” da República e “que o Partido Socialista não ganhasse as eleições, o que “conseguiram”, sublinha.

Sócrates também compara o seu caso ao de Lula da Silva, suspeito no âmbito das investigações da operação brasileira Lava Jato, e frisa na mesma entrevista que na situação do ex-presidente brasileiro houve igualmente “detenção abusiva e querem julgamentos populares sem possibilidade de defesa”.

“O que ocorre no Brasil é uma tentativa de destituição sem delito, sem fundamento constitucional”, diz, reforçando que “o impeachment de Dilma Rouseff é uma vingança política da direita, que não aceita a derrota nas urnas”.

Sócrates ainda nota que estão a tentar “impedir a candidatura de Lula à presidência de 2018” e a “utilizar a Justiça para condicionar eleições”.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sem pretender estabelecer juizos de valor do senhor Sócrates ou do Correio da Manhã,acho pouco dignificante para um orgão de Comunicação Social se prestar a ter actuações que se compaginam com actividades que cabem a outras entidades do foro policial.
    O Correio da Manhã merece mais dignidade.Penso eu.

  2. Mais uma vez, so “filmes” do isento e altamente profissional Correio da Manha (e não da Manhã)!…
    Não me parece que o Sócrates seja tão estúpido a ponto de se deixar apanhar pelos cromos do CM..
    Deste pasquim, só com imagens (e mesmo assim)!…

  3. Os PORTUGUESES querem que seja feita JUSTIÇA de Portugal contra o zeca sokratino. Este é o energumeno que teve uma campanha de ódio e de perseguição pessoal a PORTUGAL e Portugueses, de 2005 a junho 2011, e desde então com toda a serie de irregularidades e trapaças cometidas que OFENDEM NOME E VIDA DOS PORTUGUESES. Este bandalho canalha retorio mentiroso ladrão vilao e pavao, foi o xuxalista que DUPLICOU dívida de 60%PIB para 115%PIB (de 90000 milhoes euro para 175000 milhoes euro), deixou 750000 desempregados, chamou TROIKA (que obrigou também PSD e CDS a assinarem acordo de resgate) e fugiu para Paris para continuar a chular Portugal à custa do seu menino de peito carlinhos SS. Vejam bem a foto, dar beijinho de olhos fechados como a fazer amor ao ouvido do css pedindo cacau’s muitos cacau’s …

  4. Então a jornalista Fernanda Cancio namorava o ex P. M. Andou a viver acima acima das suas possibilidades e não sabe nada? Ou o ex P. M. cai para o lado na cama e vale tanto como. Político ou a “jornalista” ainda vale menos enquanto tal. ESTUPEFACTO.

RESPONDER

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …