Sócrates nega encontro proibido com o amigo Santos Silva

imanente / Flickr

José Sócrates garante que não se encontrou com Carlos Santos Silva, num restaurante, em Lisboa, numa altura em que ambos estão impedidos de manterem contactos entre si por serem arguidos da Operação Marquês.

O Correio da Manhã noticia que os dois amigos terão jantado juntos, na última semana, no restaurante Solar dos Leitões, na zona de Benfica, em Lisboa, citando uma fonte e uma testemunha para suportar a informação e notando que o encontro teve ainda a presença de uma terceira pessoa.

Informação que é “falsa e completamente disparatada”, frisam os advogados de Sócrates num comunicado citado pelo Observador. “Desde que está em liberdade, o sr. Eng.º José Sócrates nunca jantou nesse restaurante e nunca jantou com o seu amigo Eng.º Carlos Santos Silva”, refere-se no documento.

“Tamanha invenção só vem confirmar a campanha de ódio e de perseguição pessoal, o desprezo pela verdade e a falta de respeito com os seus leitores”, dizem ainda os advogados de Sócrates.

O ex-primeiro-ministro e Santos Silva são arguidos na Operação Marquês, por suspeitas de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, e estão impedidos de contactar entre si, no âmbito das medidas de coacção que lhes foram aplicadas quando foram libertados com Termo de Identidade e Residência.

Sócrates defende Lula e fala em “vingança política” contra Dilma

Enquanto isso, Sócrates continua a criticar o facto de o Ministério Público ainda não ter deduzido qualquer acusação contra si.

Em entrevista à edição brasileira do jornal El País, ele diz que o Procurador responsável pelo seu caso “tem descumprido todos os prazos legais” e acusa os “encarregados de fazer justiça” de saltarem “todas as regras do direito processual”.

“A acusação de corrupção se transformou no instrumento jurídico para a destruição política“, diz ainda o ex-governante, notando que “o objectivo” era “impedir” a sua “candidatura à presidência” da República e “que o Partido Socialista não ganhasse as eleições, o que “conseguiram”, sublinha.

Sócrates também compara o seu caso ao de Lula da Silva, suspeito no âmbito das investigações da operação brasileira Lava Jato, e frisa na mesma entrevista que na situação do ex-presidente brasileiro houve igualmente “detenção abusiva e querem julgamentos populares sem possibilidade de defesa”.

“O que ocorre no Brasil é uma tentativa de destituição sem delito, sem fundamento constitucional”, diz, reforçando que “o impeachment de Dilma Rouseff é uma vingança política da direita, que não aceita a derrota nas urnas”.

Sócrates ainda nota que estão a tentar “impedir a candidatura de Lula à presidência de 2018” e a “utilizar a Justiça para condicionar eleições”.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sem pretender estabelecer juizos de valor do senhor Sócrates ou do Correio da Manhã,acho pouco dignificante para um orgão de Comunicação Social se prestar a ter actuações que se compaginam com actividades que cabem a outras entidades do foro policial.
    O Correio da Manhã merece mais dignidade.Penso eu.

  2. Mais uma vez, so “filmes” do isento e altamente profissional Correio da Manha (e não da Manhã)!…
    Não me parece que o Sócrates seja tão estúpido a ponto de se deixar apanhar pelos cromos do CM..
    Deste pasquim, só com imagens (e mesmo assim)!…

  3. Os PORTUGUESES querem que seja feita JUSTIÇA de Portugal contra o zeca sokratino. Este é o energumeno que teve uma campanha de ódio e de perseguição pessoal a PORTUGAL e Portugueses, de 2005 a junho 2011, e desde então com toda a serie de irregularidades e trapaças cometidas que OFENDEM NOME E VIDA DOS PORTUGUESES. Este bandalho canalha retorio mentiroso ladrão vilao e pavao, foi o xuxalista que DUPLICOU dívida de 60%PIB para 115%PIB (de 90000 milhoes euro para 175000 milhoes euro), deixou 750000 desempregados, chamou TROIKA (que obrigou também PSD e CDS a assinarem acordo de resgate) e fugiu para Paris para continuar a chular Portugal à custa do seu menino de peito carlinhos SS. Vejam bem a foto, dar beijinho de olhos fechados como a fazer amor ao ouvido do css pedindo cacau’s muitos cacau’s …

  4. Então a jornalista Fernanda Cancio namorava o ex P. M. Andou a viver acima acima das suas possibilidades e não sabe nada? Ou o ex P. M. cai para o lado na cama e vale tanto como. Político ou a “jornalista” ainda vale menos enquanto tal. ESTUPEFACTO.

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …