Seis meses depois, José Sócrates continua indignado por não conhecer a acusação

Luis Forra / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O advogado do ex-primeiro-ministro recorda que, seis meses depois, José Sócrates continua sem conhecer a acusação da Operação Marquês.

Seis meses depois de ter sido deduzida a acusação, José Sócrates continua sem ter a possibilidade de acesso ao processo, denunciou esta quinta-feira a defesa do ex-primeiro-ministro.

Em comunicado enviado ás redações, o advogado Pedro Delille, afirma que o Ministério Público (MP) está em falta, visto que “continua a mostrar-se absolutamente incapaz de apresentar a acusação e o processo em tribunal com todos os meios de prova em condições de serem consultados”.

“Faz hoje precisamente seis meses que o Ministério Público do DCIAP considerou ultimados os procedimentos de notificação da acusação que teria, finalmente, apresentado no processo que ficou conhecido por operação Marquês com a entrega ou disponibilização aos arguidos e aos assistentes dos abundantes meios de prova em que afirmava basear as gravíssimas imputações feitas”, escreve o advogado.

No início de janeiro, a defesa de José Sócrates e a defesa de Ricardo Salgado queixaram-se que os cd’s com as escutas telefónicas da Operação Marquês foram entregues aos arguidos com vírus informáticos, o que impossibilitaria a sua consulta, refere o Observador.

Embora o juiz Carlos Alexandre tenha instado a equipa liderada pelo procurado Rosário Teixeira a resolver o problema, contudo tal ainda não aconteceu.

Assim, Pedro Delille afirma que, “face a esta extraordinária situação, é o próprio juiz dr. Carlos Alexandre que tem considerado verificada uma situação de justo impedimento para a defesa. O caso é sério demais: através do senhor procurador Rosário Teixeira escolhido para coordenar a investigação o Ministério Público continua a manter o processo retido como estando ainda na fase de inquérito”.

Tal significa que “mais de seis meses depois do envio da famosa acusação para os jornais, televisões e redes sociais e quase cinco anos depois do inicio formal deste processo, o Ministério Público continua, afinal, sem ter apresentado qualquer verdadeira e formal acusação contra o eng. José Sócrates”.

Segundo o jornal, o Ministério Público deverá solucionar o problema dos vírus em breve e disponibilizar os restantes meios de prova aos 28 arguidos dos autos.

Esta situação de justo impedimento deverá fazer com que o juiz Carlos Alexandre dê um prazo entre os 90 e os 120 dias para que as defesas possam apresentar os respetivos requerimentos de abertura de instrução com os argumentos de contestação à acusação.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Autoridade Tributária alerta contribuintes para novo e-mail fraudulento

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou, esta terça-feira, para um e-mail que está a ser enviado aos contribuintes, solicitando-lhes que regularizem dívidas fiscais e avisa que a mensagem é falsa e deve ser apagada. Num …

União Europeia acrescenta quatro paraísos fiscais à "lista negra"

Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles juntam-se a Samoa Americana, Fiji, Guame, Samoa, Omã, Trindade e Tobago, Vanuatu e Ilhas Virgens Americanas na lista de não respeitadores das regras comunitárias. O Conselho da União Europeia (UE) …

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …

Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares "de surpresa" e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana …

Bolsonaro recebe Jorge Jesus, mas muitos não gostaram da fotografia

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, recebeu esta segunda-feira, em Brasília, o treinador português Jorge Jesus, após ter conquistado no domingo a Supertaça ao serviço do Flamengo. Depois de, no domingo, ter conquistado a Supertaça ao serviço …

Cientistas encontram 300 vírus "enormes" com habilidades estranhas

Uma equipa de investigadores identificou 300 novos vírus "enormes" com habilidades estranhas encontrados em vários ambientes. Estes podem causar doenças nos seres humanos. Os vírus têm sido um tema habitual ultimamente, abrindo jornais e deixando a …