Sócrates foi visitar Soares à boleia de carro do Estado

Mário Cruz / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

A primeira saída de José Sócrates em liberdade foi para visitar Mário Soares, no passado sábado, e o ex-primeiro-ministro teve direito a boleia num carro oficial do Estado, com motorista e combustível pagos pelos contribuintes.

José Sócrates pôs o primeiro pé fora de casa, depois de ter sido revogada a medida de coacção de prisão domiciliária que o mantinha detido, para visitar o amigo Mário Soares.

O ex-Primeiro-Ministro foi retribuir a simpatia ao antigo Presidente da República, uma vez que Soares foi diversas vezes visitar Sócrates, não só ao Estabelecimento Prisional de Évora mas também quando estava detido na sua residência.

E essa viagem até casa do ex-Presidente da República fez-se num “carro do Estado, com combustível e motorista pagos também pelo Estado”, revela esta segunda-feira o Correio da Manhã.

Esse carro oficial do Estado, um Mercedes S350, de acordo com a mesma fonte, foi atribuído a Mário Soares como benefício por ter sido Presidente da República. Este é um privilégio atribuído a todos os ex-chefes de Estado de Portugal.

José Sócrates é suspeito de branqueamento de capitais, de fraude fiscal qualificada e de corrupção activa e passiva no âmbito do processo Operação Marquês.

O ex-governante está agora proibido de se ausentar do território nacional e de contactar com outros arguidos do mesmo processo.

ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Tinha que ser uma fonte do correio da manhã !!! Se o carro pertence ao Mário Soares e foi o seu motorista que o ia a conduzir. Porque é que vem o correio da manhã tentar arranjar polémica ao dizer que foi gasto o dinheiro dos contribuintes? Relembro que o carro foi cedido ao Mario Soares a quando presidente da republica. Faz uso dele da maneira que bem entender. Ou será que todas as pessoas que já foram transportadas nesse mesmo carro vão ser também acusadas de gastar o dinheiro publico ?

    • Ó Sónia Cunha. Não me diga que desconhece as mordomias que os PR têm após deixar o cargo. Esta do carro, combustíveis e motorista é uma delas. Estas mordomias são um escândalo. E esta utilização deveria ser punida com um processo instaurado pela PGR ao Mário Soares.

    • À Mulher de César não basta ser séria, também precisa parecer.
      E se estes senhores fossem gente séria e não andassem aqui a gozar e a provocar os portugueses, teriam mais cuidado com as suas atitudes. É verdade que o carro com motorista é um direito adquirido (discutível, mas é um direito), mas um pouco de sensatez não ficava nada mal. Agora, como “virgens ofendidas” que se consideram, há que provocar.
      E querem ser estas pessoas consideradas como exemplos a seguir???

  2. Concordo em parte.
    A viatura está atribuida a Mário Soares, não lhe pertecence, mas devia servir apenas para as deslocações do mesmo e não para o uso que se quiser dar.
    Este é um daqueles privilégios que não se entende muito bem, espero que o meu patrão quando chegar à reforma me ofereça o carro e já dispenso o motorista, combustivel e manutenção.
    São mordomias a mais para um país falido.

  3. E antes de estar livre tambem se deslocava em fourgao blindado do Estado….bem a historia de que antes eramos uma feroz ditadura muito injusta já nao está a colar muito bem….quem nos dera ter gente séria como antes de 74 se fosse hoje davamos era uma trepa aos “capitaes de Abril” e iam todos para a prisao.

  4. Mas que me###da de jornal, com este zap sempre a dar crédito. Concentrem-se em temas de maior importância como a divida pública ou as nomeações públicas de última hora deste governo cessante. Ou serão temas que não interessam ao portugueses???

    • Concordo mas o meu amigo também se queixou quando o anterior governo fez o mesmo ? E porque não nos havemos de queixar do mau uso dos carros do estado ? Só porque é o o Dr. Mário Soares ? Rico, cheio de dinheiro não precisava de dar esta de bónus, mas gozam connosco e o meu amigo quer que deixemos passar … tudo é importante e num país falido tudo conta até estas pequenas misérias. Assim se vê o estado da nação em que pessoas , ex presidentes ou sejam o que tenham sido, usam e abusam de tudo e de todos.

      • Oh caro JFigas, quando o dedo aponta para a lua, o tolo olha para o dedo. Afaste-se um pouco da pintura e perceberá o que ela representa.
        E isto é válido para todos os que gostam de se entreter a meter areia nos olhos.

  5. Não percebo a indignação de um ex-chefe do estado ter como privilégio uma viatura à sua disposição. Não me identificando de todo com o que o Dr. Soares representa, nem sou dos que acham que a presença dele na nossa democracia não foi nefasta, aliás, basta ler o livro do Rui Mateus, para perceber os podres das “fraternidades” e das Fundações por onde se movimentam, acho que pelo cargo que exerceu, merece essa consideração do Estado Português. Gostaria no entanto de corrigir, nem todos os Presidentes da República aceitaram essa mordomia. Houve Presidentes que a recusaram. Mas isso foi uma opção pessoal de cada um, à qual não se deve fazer juízos de valor, uma vez que a “mordomia” é justa. Agora a questão do Sr. Engenheiro Técnico Sócrates é outra. Essa é de ética, coisa que, não obstante o mestrado em Ciência Política que o Sr. Engenheiro Técnico esteve a frequentar na Sorbone, em Paris, com o “dinheiro emprestado” para “fotocópias e livros” do seu amigo Engenheiro Carlos Santos Silva, não lhe conseguiu ensinar. Ou seja, nem o bastião de uma das mais importantes escolas de Pensamento, onde ele frequentou Ciência Política, lhe conseguiu ensinar, aquilo que muitos outros aprendem com a educação familiar. Percebe-se porquê, o seu percurso está à vista de todos. Este senhor é arguido num processo de corrupção, branqueamento de capitais e mais umas coisitas (poucas), durante e depois do mandato que teve, já de si brilhante, como se viu, esteve preso preventivamente durante quase 10 meses (ah, já me esquecia da “infâmia” e da narrativa do preso político) e usufrui de um carro do estado para ir visitar um amigo. Carro esse, que deveria servir apenas para uso pessoal da pessoa quem o Estado o atribuiu. Está tudo de acordo com o perfil conhecido dos envolvidos na história. Nada de novo.

  6. Sonia Cunha tenha vergonha do que diz, porque é o único pais do mundo que tem estas mordomias e muito mais, leia, e não seja ridícula…
    ASSIM VAI PORTUGAL, Sócrates sai de moradia ilegal que era um barracão logrador assim ainda está registada na Conservatória Predial do Alto Pina, onde estava preso em domicilio, mas depois com autorização da Câmara Municipal de Lisboa pelas mãos de António Costa o Traidor foi autorizado fazer uma moradia de luxo com piscina no interior, que foi construída pelo seu amigo que estava também preso!!!.
    Neste local era para ser construída uma Escola Primária!
    Logo que foi solto de imediato foi ver o seu amiguinho de longa data Mário Soares que lhe deu quase 800 mil euros para a Fundação do Mário Soares.
    Pois assim Sócrates teve o privilégio de ir de carro de Estado com Motorista de Mário Soares por ter sido Presidente da República que ainda tem secretária, assessor, Gabinete, passaporte diplomático etc… e ainda ganha só por ter sido Presidente da Republica mais de 1 milhão de euros por ano, fora as reformas e a subvenção vitalícia e é esses PS!!!!
    Sócrates devia era ir a pé ou de transportes públicos isto é só gozar com o povo, e chamam a estes Socialistas???
    Eu sou Militante Socialista e pago as minhas cotas e estes abutres que nos comem a carne e também os ossos, CHAMAM-SE DE SOCIALISTAS??
    NUNCA, UM SOCIALISTA TEM MAIS RESPEITO E ISTO É DEMAIS É AINDA A GOZAR COM O POVO…
    Pois é os três Presidentes da República desde Ramalho Eanes, Jorge Sampaio e Mário Soares, ganham mais de 3 milhões de euros por ano fora as pensões e as mordomias que tudo isto paga o povo!!
    E por este caminho o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva irá ter o mesmo Carro e motorista e assim passam a ser 4 Ex- Presidentes da República e passam a ser mais de 4 milhões de euros, fora as mordomias acima…
    E eles apelam melhor vida para os mais POBRES!!!
    MENTIROSOS SÓ OLHAM PARA SEU UMBIGO E DA FAMILIA…
    PAGA POVO…
    VIVA PORTUGAL…
    Castanheira do Ribatejo
    Jaime Jorge Pereira
    SOU SOCIAISTA SIM, MAS NÃO SOU BURRO, GRAÇAS A DEUS TIREI AS PALAS PARA VER MELHOR DE FRENTE E AMBOS LADOS…

  7. O senhor Soares anda a viajar à nossa conta porque certamente a lei o permite e foi essa a constituição que ele e a sua quadrilha de esquerda votaram para o país, como a vergonha não é nenhuma ainda convida o outro crápula do seu partido para se meter no mesmo carro como que a dizer para nós todos, sois um bando de imbecis.

RESPONDER

Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobres

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) conclui que a pandemia do novo coronavírus poderá deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia, num cenário de …

Cerca de 20% dos eleitores de Bolsonaro estão arrependidos da escolha

De acordo com uma sondagem divulgada esta quarta-feira, 83% dos inquiridos garantiram não estar arrependidos de terem votado em Jair Bolsonaro e 39% consideram "ruim ou péssima" a gestão do Presidente brasileiro face à crise …

Cascais comprou 850 mil máscaras à China. Vão ser vendidas à população a 70 cêntimos

A Câmara Municipal de Cascais investiu cinco milhões de euros na compra de equipamento médico e material de proteção individual. Com as pistas cheias de aeronaves paradas, o aeroporto de Lisboa viu aterrar mais um avião …

Tribunal dos Estados Unidos confirma 18 anos de prisão para familiares de Maduro

Um tribunal de apelação de Nova Iorque ratificou a condenação a 18 anos de prisão de dois familiares do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por conspiração para enviar droga para os Estados Unidos. "Fica ordenado, julgado …

Ana Gomes espera "verdadeiro Portugal Leaks" com Rui Pinto a colaborar com a justiça

A antiga eurodeputada Ana Gomes considerou que “é um verdadeiro Portugal Leaks” que se pode esperar a partir de agora, depois de Rui Pinto aceitar colaborar com a justiça portuguesa. O criador do Football Leaks e …

Exames nacionais adiados. Terceiro período arranca a 14 de abril (mas à distância)

Esta quinta-feira, António Costa falou ao país para anunciar que o 3.º período irá recomeçar no dia 14 de abril, mas sem aulas presenciais. Os exames nacionais do ensino secundário foram adiados para julho e …

TAP. Estado equaciona reformas antecipadas sem penalizações

O Jornal Económico escreve esta quinta-feira que o Estado pondera avançar com reformas antecipadas sem penalizações na TAP, visando assim diminuir o impacto da pandemia de covid-19 na companhia aérea portuguesa. Apesar de a empresa ter …

Santa Maria ganha 40 camas para os cuidados intensivos

A maior unidade hospitalar do país reforçou capacidade dos Cuidados Intensivos para os doentes infetados, passando das atuais 80 camas para cerca de 120. O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade …

"Isto é criminoso". Estivadores dizem que há risco de portos pararem

"Da forma como estamos a trabalhar nos portos, corremos o risco de todo o contingente ficar parado, porque não há nenhum cuidado em termos de criar equipas rotativas", garantiu o líder sindical. O presidente do Sindicato …

Demitiu-se o diretor do serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral

Américo Martins demitiu-se esta quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização com circuitos independentes no hospital. O diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, demitiu-se esta quarta-feira …