A primeira saída de José Sócrates em liberdade foi para visitar Mário Soares, no passado sábado, e o ex-primeiro-ministro teve direito a boleia num carro oficial do Estado, com motorista e combustível pagos pelos contribuintes.
José Sócrates pôs o primeiro pé fora de casa, depois de ter sido revogada a medida de coacção de prisão domiciliária que o mantinha detido, para visitar o amigo Mário Soares.
O ex-Primeiro-Ministro foi retribuir a simpatia ao antigo Presidente da República, uma vez que Soares foi diversas vezes visitar Sócrates, não só ao Estabelecimento Prisional de Évora mas também quando estava detido na sua residência.
E essa viagem até casa do ex-Presidente da República fez-se num “carro do Estado, com combustível e motorista pagos também pelo Estado”, revela esta segunda-feira o Correio da Manhã.
Esse carro oficial do Estado, um Mercedes S350, de acordo com a mesma fonte, foi atribuído a Mário Soares como benefício por ter sido Presidente da República. Este é um privilégio atribuído a todos os ex-chefes de Estado de Portugal.
José Sócrates é suspeito de branqueamento de capitais, de fraude fiscal qualificada e de corrupção activa e passiva no âmbito do processo Operação Marquês.
O ex-governante está agora proibido de se ausentar do território nacional e de contactar com outros arguidos do mesmo processo.
ZAP
Tinha que ser uma fonte do correio da manhã !!! Se o carro pertence ao Mário Soares e foi o seu motorista que o ia a conduzir. Porque é que vem o correio da manhã tentar arranjar polémica ao dizer que foi gasto o dinheiro dos contribuintes? Relembro que o carro foi cedido ao Mario Soares a quando presidente da republica. Faz uso dele da maneira que bem entender. Ou será que todas as pessoas que já foram transportadas nesse mesmo carro vão ser também acusadas de gastar o dinheiro publico ?
Ó Sónia Cunha. Não me diga que desconhece as mordomias que os PR têm após deixar o cargo. Esta do carro, combustíveis e motorista é uma delas. Estas mordomias são um escândalo. E esta utilização deveria ser punida com um processo instaurado pela PGR ao Mário Soares.
À Mulher de César não basta ser séria, também precisa parecer.
E se estes senhores fossem gente séria e não andassem aqui a gozar e a provocar os portugueses, teriam mais cuidado com as suas atitudes. É verdade que o carro com motorista é um direito adquirido (discutível, mas é um direito), mas um pouco de sensatez não ficava nada mal. Agora, como “virgens ofendidas” que se consideram, há que provocar.
E querem ser estas pessoas consideradas como exemplos a seguir???
Concordo em parte.
A viatura está atribuida a Mário Soares, não lhe pertecence, mas devia servir apenas para as deslocações do mesmo e não para o uso que se quiser dar.
Este é um daqueles privilégios que não se entende muito bem, espero que o meu patrão quando chegar à reforma me ofereça o carro e já dispenso o motorista, combustivel e manutenção.
São mordomias a mais para um país falido.
E antes de estar livre tambem se deslocava em fourgao blindado do Estado….bem a historia de que antes eramos uma feroz ditadura muito injusta já nao está a colar muito bem….quem nos dera ter gente séria como antes de 74 se fosse hoje davamos era uma trepa aos “capitaes de Abril” e iam todos para a prisao.
Mas que me###da de jornal, com este zap sempre a dar crédito. Concentrem-se em temas de maior importância como a divida pública ou as nomeações públicas de última hora deste governo cessante. Ou serão temas que não interessam ao portugueses???
Concordo mas o meu amigo também se queixou quando o anterior governo fez o mesmo ? E porque não nos havemos de queixar do mau uso dos carros do estado ? Só porque é o o Dr. Mário Soares ? Rico, cheio de dinheiro não precisava de dar esta de bónus, mas gozam connosco e o meu amigo quer que deixemos passar … tudo é importante e num país falido tudo conta até estas pequenas misérias. Assim se vê o estado da nação em que pessoas , ex presidentes ou sejam o que tenham sido, usam e abusam de tudo e de todos.
Oh caro JFigas, quando o dedo aponta para a lua, o tolo olha para o dedo. Afaste-se um pouco da pintura e perceberá o que ela representa.
E isto é válido para todos os que gostam de se entreter a meter areia nos olhos.
Chulos!!!!!!!!!!!
Ai estas noticias que só servem para rir e para distrair o Pais da realidade.
Não percebo a indignação de um ex-chefe do estado ter como privilégio uma viatura à sua disposição. Não me identificando de todo com o que o Dr. Soares representa, nem sou dos que acham que a presença dele na nossa democracia não foi nefasta, aliás, basta ler o livro do Rui Mateus, para perceber os podres das “fraternidades” e das Fundações por onde se movimentam, acho que pelo cargo que exerceu, merece essa consideração do Estado Português. Gostaria no entanto de corrigir, nem todos os Presidentes da República aceitaram essa mordomia. Houve Presidentes que a recusaram. Mas isso foi uma opção pessoal de cada um, à qual não se deve fazer juízos de valor, uma vez que a “mordomia” é justa. Agora a questão do Sr. Engenheiro Técnico Sócrates é outra. Essa é de ética, coisa que, não obstante o mestrado em Ciência Política que o Sr. Engenheiro Técnico esteve a frequentar na Sorbone, em Paris, com o “dinheiro emprestado” para “fotocópias e livros” do seu amigo Engenheiro Carlos Santos Silva, não lhe conseguiu ensinar. Ou seja, nem o bastião de uma das mais importantes escolas de Pensamento, onde ele frequentou Ciência Política, lhe conseguiu ensinar, aquilo que muitos outros aprendem com a educação familiar. Percebe-se porquê, o seu percurso está à vista de todos. Este senhor é arguido num processo de corrupção, branqueamento de capitais e mais umas coisitas (poucas), durante e depois do mandato que teve, já de si brilhante, como se viu, esteve preso preventivamente durante quase 10 meses (ah, já me esquecia da “infâmia” e da narrativa do preso político) e usufrui de um carro do estado para ir visitar um amigo. Carro esse, que deveria servir apenas para uso pessoal da pessoa quem o Estado o atribuiu. Está tudo de acordo com o perfil conhecido dos envolvidos na história. Nada de novo.
VERGONHA!!!
O senhor Soares anda a viajar à nossa conta porque certamente a lei o permite e foi essa a constituição que ele e a sua quadrilha de esquerda votaram para o país, como a vergonha não é nenhuma ainda convida o outro crápula do seu partido para se meter no mesmo carro como que a dizer para nós todos, sois um bando de imbecis.