Sócrates ficou perplexo com Fernanda Câncio

José Coelho / Lusa

-

O ex-primeiro-ministro José Sócrates manifestou a pessoas próximas o seu desagrado com a decisão da jornalista Fernanda Câncio, com quem manteve uma relação, de vir a público “contar o que sabe” sobre o ex-governante.

Segundo o jornal i, José Sócrates “não gostou do que leu“, e terá comentado com pessoas do seu círculo mais próximo que “não entende” as razões” que levaram Fernanda Câncio a vir “defender-se em público”.

Sócrates “não estava nada agradado nem à espera daquilo”, apurou o jornal.

A jornalista, que namorou com o ex-primeiro.ministro durante parte do período a que respeitam as acusações da Operação Marquês, quebrou o silêncio numa entrevista à revista Visão e contou o que sabe sobre José Sócrates, no que define como um “esclarecimento público” que faz com “repugnância e tristeza”.

Num artigo de 9 páginas, a jornalista do Diário de Notícias Câncio confirma a vida de luxo do ex-governante, notando que nunca desconfiou da proveniência do dinheiro que gastava por Sócrates lhe ter dito que, depois de sair do governo, recebia uma avença mensal de 25 mil euros.

Fernanda Câncio fala do apartamento de Paris onde Sócrates viveu, do dinheiro que gastava e de quem pagava lhe as férias, garantindo que não sabia que o ex-primeiro-ministro vivia à custa de alegados empréstimos do amigo Carlos Santos Silva.

“Se fizesse ideia da relação pecuniária entre Santos Silva e Sócrates, teria feito perguntas, por considerar a situação, no mínimo, eticamente reprovável”, diz a jornalista.

Esta terá sido, segundo o i, uma das declarações que mais incomodou José Sócrates.

O jornal contactou a defesa do ex-primeiro-ministro, que preferiu não comentar a questão, por não ter “qualquer relevância para a defesa do senhor engenheiro”.

ZAP

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim que falas-te algo, senão ainda serias considerada cúmplice das vigarices e ladroagens que este ex PM praticou. Para quem o defendia c/ unhas e dentes! Ou eras burra, cúmplice ou inocente!

  2. Senhor Ex 1º Ministro – Se nos tivéssemos conhecido pessoalmente eu teria dito ao senhor que a Jornalista Fernanda Câncio é mentirosa e escreve coisas sem saber o que escreve. Foi assim na Reportagem da Escravatura em Loures que eu jamais esquecerei. Mas como já disse, se o senhor fôr absolvido eu estarei na linha da frente numa manifestação a seu favor . Se fôr condenado com a Câncio eu estarei numa manifestação nacional elogiando o MINISTERIO PUBLICO- Vamos aguardar

  3. Este episódio poderá significar más notícias para o sócras. Depois da ex mulher Fava ter sido constituída arguida com alguns indícios fortes para uma acusação, Câncio marca a sua posição de inocência (?) para não ser envolvida no processo.

  4. avença de 25mil euros…. expliquem-me pf como é que um ex-primeiro ministro, putativo engenheiro, poderia ganhar tais valores?!! é que para alguem pagar semelhantes valores a este ou outro senhor nas mesmas circunstancias teria de obter algo de muito interessante em troca, o que desconfio não seria de todo do interesse dos Portugueses.

  5. Li a entrevista e fiquei com a ideia que, a ser verdade o que a Jornalista Câncio afirma, ela é uma péssima profissional. Ela vê o Sócrates a gastar ‘milhões’, ter casa em Paris, vestir roupa cara, férias só acessíveis a milionários, sempre ‘atrelado’ ao Santos Silva e não estranha tanta despesa, tanto dinheiro gasto? Onde estava o ‘faro’ de jornalista? Nem sequer acho que lhe foi mais vantajoso beneficiar das prendas e das férias pagas do que fazer perguntas incómodas. Acho que ela sabia a resposta a todas as perguntas que fizesse. No texto que publicou na Visão (aquilo não é uma entrevista) ela somente pretende sacudir a água do capote,

  6. Este sócrates é o tipo mais vigarista e corrupto que já governou Portugal. Todos os portugueses lhe deviam cuspir em cima e atirar-llhe ovos quando saisse à rua pelo mal que lhes fez e às gerações futuras. Com as suas falcatruas de ppp’s, obras públicas desnecessárias, todos os desmandos financeiros + falcatruas de político corrupto endividou o país em muitos milhares de milhões de euros. Tem de voltar para a prisão.

RESPONDER

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …

Quem vai orientar o Barcelona contra o Benfica?

Nova exibição decepcionante do Barcelona e novo empate no campeonato. Situação de Koeman é realmente frágil. Não dá para mais. A frase de Piqué - "Somos o que somos agora, é o que temos" - está …

A sexualidade dos dinossauros continua um mistério - mas as respostas podem estar nos pássaros

A reprodução dos dinossauros continua um mistério, mas a plumagem ornamental do Confuciusornis, uma espécie parecida com os pássaros, é uma das grandes pistas. Tal como os outros animais, os dinossauros tinham relações sexuais para se …

Bannon e outros três ex-conselheiros de Trump chamados a depor sobre a invasão ao Capitólio

Mark Meadows, Dan Scavino, Kash Patel e Steve Bannon são os ex-conselheiros de Trump que a comité da Câmara dos Representantes quer ouvir. O comité da Câmara dos Representantes que está a investigar a insurreição de …