Sócrates ficou perplexo com Fernanda Câncio

José Coelho / Lusa

-

O ex-primeiro-ministro José Sócrates manifestou a pessoas próximas o seu desagrado com a decisão da jornalista Fernanda Câncio, com quem manteve uma relação, de vir a público “contar o que sabe” sobre o ex-governante.

Segundo o jornal i, José Sócrates “não gostou do que leu“, e terá comentado com pessoas do seu círculo mais próximo que “não entende” as razões” que levaram Fernanda Câncio a vir “defender-se em público”.

Sócrates “não estava nada agradado nem à espera daquilo”, apurou o jornal.

A jornalista, que namorou com o ex-primeiro.ministro durante parte do período a que respeitam as acusações da Operação Marquês, quebrou o silêncio numa entrevista à revista Visão e contou o que sabe sobre José Sócrates, no que define como um “esclarecimento público” que faz com “repugnância e tristeza”.

Num artigo de 9 páginas, a jornalista do Diário de Notícias Câncio confirma a vida de luxo do ex-governante, notando que nunca desconfiou da proveniência do dinheiro que gastava por Sócrates lhe ter dito que, depois de sair do governo, recebia uma avença mensal de 25 mil euros.

Fernanda Câncio fala do apartamento de Paris onde Sócrates viveu, do dinheiro que gastava e de quem pagava lhe as férias, garantindo que não sabia que o ex-primeiro-ministro vivia à custa de alegados empréstimos do amigo Carlos Santos Silva.

“Se fizesse ideia da relação pecuniária entre Santos Silva e Sócrates, teria feito perguntas, por considerar a situação, no mínimo, eticamente reprovável”, diz a jornalista.

Esta terá sido, segundo o i, uma das declarações que mais incomodou José Sócrates.

O jornal contactou a defesa do ex-primeiro-ministro, que preferiu não comentar a questão, por não ter “qualquer relevância para a defesa do senhor engenheiro”.

ZAP

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim que falas-te algo, senão ainda serias considerada cúmplice das vigarices e ladroagens que este ex PM praticou. Para quem o defendia c/ unhas e dentes! Ou eras burra, cúmplice ou inocente!

  2. Senhor Ex 1º Ministro – Se nos tivéssemos conhecido pessoalmente eu teria dito ao senhor que a Jornalista Fernanda Câncio é mentirosa e escreve coisas sem saber o que escreve. Foi assim na Reportagem da Escravatura em Loures que eu jamais esquecerei. Mas como já disse, se o senhor fôr absolvido eu estarei na linha da frente numa manifestação a seu favor . Se fôr condenado com a Câncio eu estarei numa manifestação nacional elogiando o MINISTERIO PUBLICO- Vamos aguardar

  3. Este episódio poderá significar más notícias para o sócras. Depois da ex mulher Fava ter sido constituída arguida com alguns indícios fortes para uma acusação, Câncio marca a sua posição de inocência (?) para não ser envolvida no processo.

  4. avença de 25mil euros…. expliquem-me pf como é que um ex-primeiro ministro, putativo engenheiro, poderia ganhar tais valores?!! é que para alguem pagar semelhantes valores a este ou outro senhor nas mesmas circunstancias teria de obter algo de muito interessante em troca, o que desconfio não seria de todo do interesse dos Portugueses.

  5. Li a entrevista e fiquei com a ideia que, a ser verdade o que a Jornalista Câncio afirma, ela é uma péssima profissional. Ela vê o Sócrates a gastar ‘milhões’, ter casa em Paris, vestir roupa cara, férias só acessíveis a milionários, sempre ‘atrelado’ ao Santos Silva e não estranha tanta despesa, tanto dinheiro gasto? Onde estava o ‘faro’ de jornalista? Nem sequer acho que lhe foi mais vantajoso beneficiar das prendas e das férias pagas do que fazer perguntas incómodas. Acho que ela sabia a resposta a todas as perguntas que fizesse. No texto que publicou na Visão (aquilo não é uma entrevista) ela somente pretende sacudir a água do capote,

  6. Este sócrates é o tipo mais vigarista e corrupto que já governou Portugal. Todos os portugueses lhe deviam cuspir em cima e atirar-llhe ovos quando saisse à rua pelo mal que lhes fez e às gerações futuras. Com as suas falcatruas de ppp’s, obras públicas desnecessárias, todos os desmandos financeiros + falcatruas de político corrupto endividou o país em muitos milhares de milhões de euros. Tem de voltar para a prisão.

RESPONDER

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …