Sócrates ficou perplexo com Fernanda Câncio

José Coelho / Lusa

-

O ex-primeiro-ministro José Sócrates manifestou a pessoas próximas o seu desagrado com a decisão da jornalista Fernanda Câncio, com quem manteve uma relação, de vir a público “contar o que sabe” sobre o ex-governante.

Segundo o jornal i, José Sócrates “não gostou do que leu“, e terá comentado com pessoas do seu círculo mais próximo que “não entende” as razões” que levaram Fernanda Câncio a vir “defender-se em público”.

Sócrates “não estava nada agradado nem à espera daquilo”, apurou o jornal.

A jornalista, que namorou com o ex-primeiro.ministro durante parte do período a que respeitam as acusações da Operação Marquês, quebrou o silêncio numa entrevista à revista Visão e contou o que sabe sobre José Sócrates, no que define como um “esclarecimento público” que faz com “repugnância e tristeza”.

Num artigo de 9 páginas, a jornalista do Diário de Notícias Câncio confirma a vida de luxo do ex-governante, notando que nunca desconfiou da proveniência do dinheiro que gastava por Sócrates lhe ter dito que, depois de sair do governo, recebia uma avença mensal de 25 mil euros.

Fernanda Câncio fala do apartamento de Paris onde Sócrates viveu, do dinheiro que gastava e de quem pagava lhe as férias, garantindo que não sabia que o ex-primeiro-ministro vivia à custa de alegados empréstimos do amigo Carlos Santos Silva.

“Se fizesse ideia da relação pecuniária entre Santos Silva e Sócrates, teria feito perguntas, por considerar a situação, no mínimo, eticamente reprovável”, diz a jornalista.

Esta terá sido, segundo o i, uma das declarações que mais incomodou José Sócrates.

O jornal contactou a defesa do ex-primeiro-ministro, que preferiu não comentar a questão, por não ter “qualquer relevância para a defesa do senhor engenheiro”.

ZAP

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim que falas-te algo, senão ainda serias considerada cúmplice das vigarices e ladroagens que este ex PM praticou. Para quem o defendia c/ unhas e dentes! Ou eras burra, cúmplice ou inocente!

  2. Senhor Ex 1º Ministro – Se nos tivéssemos conhecido pessoalmente eu teria dito ao senhor que a Jornalista Fernanda Câncio é mentirosa e escreve coisas sem saber o que escreve. Foi assim na Reportagem da Escravatura em Loures que eu jamais esquecerei. Mas como já disse, se o senhor fôr absolvido eu estarei na linha da frente numa manifestação a seu favor . Se fôr condenado com a Câncio eu estarei numa manifestação nacional elogiando o MINISTERIO PUBLICO- Vamos aguardar

  3. Este episódio poderá significar más notícias para o sócras. Depois da ex mulher Fava ter sido constituída arguida com alguns indícios fortes para uma acusação, Câncio marca a sua posição de inocência (?) para não ser envolvida no processo.

  4. avença de 25mil euros…. expliquem-me pf como é que um ex-primeiro ministro, putativo engenheiro, poderia ganhar tais valores?!! é que para alguem pagar semelhantes valores a este ou outro senhor nas mesmas circunstancias teria de obter algo de muito interessante em troca, o que desconfio não seria de todo do interesse dos Portugueses.

  5. Li a entrevista e fiquei com a ideia que, a ser verdade o que a Jornalista Câncio afirma, ela é uma péssima profissional. Ela vê o Sócrates a gastar ‘milhões’, ter casa em Paris, vestir roupa cara, férias só acessíveis a milionários, sempre ‘atrelado’ ao Santos Silva e não estranha tanta despesa, tanto dinheiro gasto? Onde estava o ‘faro’ de jornalista? Nem sequer acho que lhe foi mais vantajoso beneficiar das prendas e das férias pagas do que fazer perguntas incómodas. Acho que ela sabia a resposta a todas as perguntas que fizesse. No texto que publicou na Visão (aquilo não é uma entrevista) ela somente pretende sacudir a água do capote,

  6. Este sócrates é o tipo mais vigarista e corrupto que já governou Portugal. Todos os portugueses lhe deviam cuspir em cima e atirar-llhe ovos quando saisse à rua pelo mal que lhes fez e às gerações futuras. Com as suas falcatruas de ppp’s, obras públicas desnecessárias, todos os desmandos financeiros + falcatruas de político corrupto endividou o país em muitos milhares de milhões de euros. Tem de voltar para a prisão.

RESPONDER

Fósseis guardados em gaveta de museu pertencem a criatura gigante com 25 milhões de anos

Os fósseis foram descobertos em 1973, mas só agora foram formalmente identificados e anunciados ao público. Trata-se de um antepassado gigante de fascólomos, também conhecidos como vombates. Fascólomos estão entre os animais mais peculiares. De facto, …

Refeições tardias podem realmente fazer engordar

Um jantar tardio pode contribuir para o aumento de peso e para altos níveis de açúcar no sangue, concluiu um pequeno estudo recentemente publicado. "Este estudo lança uma nova luz sobre como é que ingerir …

Salgado. "A montanha vai parir um rato" (mas ainda vamos saber o que aconteceu)

A defesa de Ricardo Salgado disse, esta sexta-feira, que ficou claro, na instrução da Operação Marquês, que o mais provável é a absolvição do ex-presidente do BES dos crimes de corrupção e que “a montanha …

Covid alastra na América. EUA bate recorde diário com mais de 60 mil infetados

Os Estados Unidos registaram 754 mortos e 60.383 infetados (um novo recorde) por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. Depois de a Europa ter sucedido à China como …

Os maiores tubarões do mundo têm pequenos "dentes" nos olhos (e já se sabe porquê)

Uma investigação sobre os olhos dos tubarões-baleia, os maiores tubarões do mundo, revelaram que os seus olhos estão cobertos por pequenos dentes chamados "dentículos dérmicos". O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é o maior peixe do oceano, com …

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …