Sócrates ficou perplexo com Fernanda Câncio

José Coelho / Lusa

-

O ex-primeiro-ministro José Sócrates manifestou a pessoas próximas o seu desagrado com a decisão da jornalista Fernanda Câncio, com quem manteve uma relação, de vir a público “contar o que sabe” sobre o ex-governante.

Segundo o jornal i, José Sócrates “não gostou do que leu“, e terá comentado com pessoas do seu círculo mais próximo que “não entende” as razões” que levaram Fernanda Câncio a vir “defender-se em público”.

Sócrates “não estava nada agradado nem à espera daquilo”, apurou o jornal.

A jornalista, que namorou com o ex-primeiro.ministro durante parte do período a que respeitam as acusações da Operação Marquês, quebrou o silêncio numa entrevista à revista Visão e contou o que sabe sobre José Sócrates, no que define como um “esclarecimento público” que faz com “repugnância e tristeza”.

Num artigo de 9 páginas, a jornalista do Diário de Notícias Câncio confirma a vida de luxo do ex-governante, notando que nunca desconfiou da proveniência do dinheiro que gastava por Sócrates lhe ter dito que, depois de sair do governo, recebia uma avença mensal de 25 mil euros.

Fernanda Câncio fala do apartamento de Paris onde Sócrates viveu, do dinheiro que gastava e de quem pagava lhe as férias, garantindo que não sabia que o ex-primeiro-ministro vivia à custa de alegados empréstimos do amigo Carlos Santos Silva.

“Se fizesse ideia da relação pecuniária entre Santos Silva e Sócrates, teria feito perguntas, por considerar a situação, no mínimo, eticamente reprovável”, diz a jornalista.

Esta terá sido, segundo o i, uma das declarações que mais incomodou José Sócrates.

O jornal contactou a defesa do ex-primeiro-ministro, que preferiu não comentar a questão, por não ter “qualquer relevância para a defesa do senhor engenheiro”.

ZAP

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim que falas-te algo, senão ainda serias considerada cúmplice das vigarices e ladroagens que este ex PM praticou. Para quem o defendia c/ unhas e dentes! Ou eras burra, cúmplice ou inocente!

  2. Senhor Ex 1º Ministro – Se nos tivéssemos conhecido pessoalmente eu teria dito ao senhor que a Jornalista Fernanda Câncio é mentirosa e escreve coisas sem saber o que escreve. Foi assim na Reportagem da Escravatura em Loures que eu jamais esquecerei. Mas como já disse, se o senhor fôr absolvido eu estarei na linha da frente numa manifestação a seu favor . Se fôr condenado com a Câncio eu estarei numa manifestação nacional elogiando o MINISTERIO PUBLICO- Vamos aguardar

  3. Este episódio poderá significar más notícias para o sócras. Depois da ex mulher Fava ter sido constituída arguida com alguns indícios fortes para uma acusação, Câncio marca a sua posição de inocência (?) para não ser envolvida no processo.

  4. avença de 25mil euros…. expliquem-me pf como é que um ex-primeiro ministro, putativo engenheiro, poderia ganhar tais valores?!! é que para alguem pagar semelhantes valores a este ou outro senhor nas mesmas circunstancias teria de obter algo de muito interessante em troca, o que desconfio não seria de todo do interesse dos Portugueses.

  5. Li a entrevista e fiquei com a ideia que, a ser verdade o que a Jornalista Câncio afirma, ela é uma péssima profissional. Ela vê o Sócrates a gastar ‘milhões’, ter casa em Paris, vestir roupa cara, férias só acessíveis a milionários, sempre ‘atrelado’ ao Santos Silva e não estranha tanta despesa, tanto dinheiro gasto? Onde estava o ‘faro’ de jornalista? Nem sequer acho que lhe foi mais vantajoso beneficiar das prendas e das férias pagas do que fazer perguntas incómodas. Acho que ela sabia a resposta a todas as perguntas que fizesse. No texto que publicou na Visão (aquilo não é uma entrevista) ela somente pretende sacudir a água do capote,

  6. Este sócrates é o tipo mais vigarista e corrupto que já governou Portugal. Todos os portugueses lhe deviam cuspir em cima e atirar-llhe ovos quando saisse à rua pelo mal que lhes fez e às gerações futuras. Com as suas falcatruas de ppp’s, obras públicas desnecessárias, todos os desmandos financeiros + falcatruas de político corrupto endividou o país em muitos milhares de milhões de euros. Tem de voltar para a prisão.

RESPONDER

Departamento de Justiça nos EUA investiga alegado esquema de "dinheiro por indultos" na Casa Branca

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos está a investigar possíveis subornos em troca de indultos presidenciais na Casa Branca. De acordo com documentos judiciais a que a agência Reuters teve acesso, o Departamento da Justiça …

Confinamento, covid-19, discriminação. Eis as 10 candidatas a Palavra do Ano de 2020

A Porto Editora revelou esta terça-feira as dez candidatas a Palavra do Ano de 2020. Este ano, a iniciativa lançada em 2009 decorre, pela primeira vez, em simultâneo com Angola e Moçambique. De acordo com o …

Mais mortes e menos nascimentos. Portugal está com o maior saldo natural negativo do século

Como avança o Público esta quarta-feira, há 12 anos consecutivos que há mais mortes do que nascimentos em Portugal, mas este ano o país a bateu o recorde do saldo natural negativo. Desde 2009 que o …

"Não há plano B". Costa deixa avisos e recados a Hungria e Polónia

O primeiro-ministro português, António Costa, alertou, em Bruxelas, que não há um plano B ao bloqueio na aprovação do orçamento da União Europeia (UE) e do novo Fundo de Recuperação criado para responder à pandemia, …

Santos deu "nega" ao Benfica e Lucas Veríssimo ameaçou não jogar

O Conselho Fiscal do Santos "negou" a transferência de Lucas Veríssimo para o SL Benfica. O jogador ameaçou mesmo não entrar em campo contra o LDU Quito, na noite passada. O Conselho Fiscal do Santos emitiu …

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …

Menos de 1% dos infetados estavam registados na app StayAway Covid

Menos de 1% das pessoas infetadas com covid-19 desde a disponibilização da app StayAway Covid notificaram a sua infeção. Já mais de 2,6 milhões de pessoas têm a aplicação. Desde o lançamento da aplicação de rastreio …

Guardiola lança farpas ao FC Porto, mas até isso Marchesín defendeu

Pep Guardiola mostrou-se frustrado com a forma como o FC Porto disputou o jogo. Entre os postes, Marchesín foi defendendo (praticamente) tudo o que havia para defender. O FC Porto está nos oitavos de final da …