Sócrates ficou perplexo com Fernanda Câncio

José Coelho / Lusa

-

O ex-primeiro-ministro José Sócrates manifestou a pessoas próximas o seu desagrado com a decisão da jornalista Fernanda Câncio, com quem manteve uma relação, de vir a público “contar o que sabe” sobre o ex-governante.

Segundo o jornal i, José Sócrates “não gostou do que leu“, e terá comentado com pessoas do seu círculo mais próximo que “não entende” as razões” que levaram Fernanda Câncio a vir “defender-se em público”.

Sócrates “não estava nada agradado nem à espera daquilo”, apurou o jornal.

A jornalista, que namorou com o ex-primeiro.ministro durante parte do período a que respeitam as acusações da Operação Marquês, quebrou o silêncio numa entrevista à revista Visão e contou o que sabe sobre José Sócrates, no que define como um “esclarecimento público” que faz com “repugnância e tristeza”.

Num artigo de 9 páginas, a jornalista do Diário de Notícias Câncio confirma a vida de luxo do ex-governante, notando que nunca desconfiou da proveniência do dinheiro que gastava por Sócrates lhe ter dito que, depois de sair do governo, recebia uma avença mensal de 25 mil euros.

Fernanda Câncio fala do apartamento de Paris onde Sócrates viveu, do dinheiro que gastava e de quem pagava lhe as férias, garantindo que não sabia que o ex-primeiro-ministro vivia à custa de alegados empréstimos do amigo Carlos Santos Silva.

“Se fizesse ideia da relação pecuniária entre Santos Silva e Sócrates, teria feito perguntas, por considerar a situação, no mínimo, eticamente reprovável”, diz a jornalista.

Esta terá sido, segundo o i, uma das declarações que mais incomodou José Sócrates.

O jornal contactou a defesa do ex-primeiro-ministro, que preferiu não comentar a questão, por não ter “qualquer relevância para a defesa do senhor engenheiro”.

ZAP

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim que falas-te algo, senão ainda serias considerada cúmplice das vigarices e ladroagens que este ex PM praticou. Para quem o defendia c/ unhas e dentes! Ou eras burra, cúmplice ou inocente!

  2. Senhor Ex 1º Ministro – Se nos tivéssemos conhecido pessoalmente eu teria dito ao senhor que a Jornalista Fernanda Câncio é mentirosa e escreve coisas sem saber o que escreve. Foi assim na Reportagem da Escravatura em Loures que eu jamais esquecerei. Mas como já disse, se o senhor fôr absolvido eu estarei na linha da frente numa manifestação a seu favor . Se fôr condenado com a Câncio eu estarei numa manifestação nacional elogiando o MINISTERIO PUBLICO- Vamos aguardar

  3. Este episódio poderá significar más notícias para o sócras. Depois da ex mulher Fava ter sido constituída arguida com alguns indícios fortes para uma acusação, Câncio marca a sua posição de inocência (?) para não ser envolvida no processo.

  4. avença de 25mil euros…. expliquem-me pf como é que um ex-primeiro ministro, putativo engenheiro, poderia ganhar tais valores?!! é que para alguem pagar semelhantes valores a este ou outro senhor nas mesmas circunstancias teria de obter algo de muito interessante em troca, o que desconfio não seria de todo do interesse dos Portugueses.

  5. Li a entrevista e fiquei com a ideia que, a ser verdade o que a Jornalista Câncio afirma, ela é uma péssima profissional. Ela vê o Sócrates a gastar ‘milhões’, ter casa em Paris, vestir roupa cara, férias só acessíveis a milionários, sempre ‘atrelado’ ao Santos Silva e não estranha tanta despesa, tanto dinheiro gasto? Onde estava o ‘faro’ de jornalista? Nem sequer acho que lhe foi mais vantajoso beneficiar das prendas e das férias pagas do que fazer perguntas incómodas. Acho que ela sabia a resposta a todas as perguntas que fizesse. No texto que publicou na Visão (aquilo não é uma entrevista) ela somente pretende sacudir a água do capote,

  6. Este sócrates é o tipo mais vigarista e corrupto que já governou Portugal. Todos os portugueses lhe deviam cuspir em cima e atirar-llhe ovos quando saisse à rua pelo mal que lhes fez e às gerações futuras. Com as suas falcatruas de ppp’s, obras públicas desnecessárias, todos os desmandos financeiros + falcatruas de político corrupto endividou o país em muitos milhares de milhões de euros. Tem de voltar para a prisão.

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …