/

José Sócrates compara-se a Lula da Silva

24

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

José Sócrates esteve a comentar a prisão do antigo presidente do Brasil, Lula da Silva, no Jornal da Noite da TVI, e considerou a sua detenção “um ato de violência política”.

Traçando um paralelismo entre a detenção de Lula da Silva e a sua situação enquanto arguido da Operação Marquês, o ex-primeiro ministro José Sócrates atacou a alegada politização da justiça e acusou a justiça brasileira de “violência política”.

“Aquilo a que assistimos no sábado foi um ato de violência política contra Lula da Silva”, ajuizou o ex-primeiro ministro português, também ele envolvido num processo judicial – a operação Marquês.

A amizade entre José Sócrates e Lula da Silva é já conhecida há algum tempo, assim como a afinidade política entre ambos, recorda o PT jornal. Em defesa do antigo presidente brasileiro, Sócrates frisou que “na verdade, nada disto tem a ver com direito, mas com política, ou melhor dito, com violência política”.

“Duvido muito que, com uma prisão ilegal e inconstitucional, o Brasil não venha a ter de se arrepender de olhar para o seu Estado que meteu na prisão um antigo presidente de forma absolutamente violadora das regras constitucionais“, disse Sócrates, para quem estamos agora num “novo patamar do golpe político” iniciado há dois anos.

O ex-primeiro ministro que figura entre os principais arguidos da Operação Marquês acusa  também que “o objetivo do golpe político nunca foi só tirar a Dilma do poder, mas tirar Lula da galeria dos Presidentes. O que a direita política brasileira nunca tolerou foi conviver com a memória do melhor e mais improvável Presidente do Brasil democrático”.

“Há muitos que consideram que a prisão de Lula da Silva é, digamos assim, a segunda parte do golpe parlamentar. Pois eu estou convencido de que é, não só a segunda parte, com um novo patamar do golpe político“, sublinhou, distinguindo as duas fases.

“Se, no primeiro momento podemos dizer que começou a utilização da justiça como instrumento para perseguir um adversário político, uma guerra através da justiça para perseguir um adversário político, com a detenção de Lula não se trata apenas de obter o triunfo sobre o adversário, trata-se de eliminar, aniquilar o adversário, trata-se de o transformar no inimigo absoluto. É isso que tem acontecido no Brasil”, rematou.

Acusado de corrupção na Operação Marquês e envolvido na polémica da licenciatura tirada ao domingo, José Sócrates insinuou um paralelismo com o caso que levou Lula à prisão. “Ele, o atrevido sindicalista sem diploma, só pode ficar para a história como criminoso”, frisou.

ZAP //

24 Comments

  1. Não era preciso ele comparar-se ao Lula . Essa comparação já todos a fizemos . Ambos são exímios ao procuraram defender-se das trafulhices que praticaram , atacando a Justiça insinuando que são vitimas politicas .
    Sr. Sócrates pode crer que o dia mais feliz da minha vida , será aquele em que o vir atrás das grades . Só peço , é que em Portugal haja a mesma coragem da Justiça como aquela que demonstrou a brasileira .

      • A tua, se fores amigo do “ingenero” é que deve ser uma festa, até ao dia em que fores fazer companhia à Carregueira

      • Eu não tenho amigos políticos nem dessa laia (bandidos), mas para alguém dizer que “o dia mais feliz da minha vida, será aquele em que o vir atrás das grades”, tem mesmo que ter uma vida muito infeliz!…
        Acho que toda a gente fica contente quando os bandidos são presos, mas daí a ser o dia mais feliz da vida de alguém…

    • o dia mais feliz da minha vida era ver nao so o socrates mas o bando do seu governo todo atras das grades… os capangas que levaram o pais a pre bancarrota…. e obrigaram os portugueses que pagam impostos a sofrer anos de ordenados congelados, diminuiçao do poder de compra. saida do pais, desemprego..etc etc etc….so vendo os mais ricos enriquecer ainda mais , incluindo os politicos e seus amigalhaços…….
      socrates, o vice costa, o suplente silva, o dino o tino o mordomo o motorista todos para a prisao!!!! nao e uma questao politica mas um problema de justiça!!!!

  2. Tanto Lula como Sócrates são 2 seres da pior espécie. Pois só um corrupto canalha para defender o outro

  3. Nunca tivemos um primeiro ministro com o conhecimento do Eng.Jose Sócrates,todavia,tocou nas classes que se consideram acima todos.Foi o que se viu.O Lula foi o pai dos pobresl e lá veio o capital e a comunicação social,como aliás está a acontecer em Portugal

  4. Pois é, o reflexo do espelho condiz perfeita”mente” um com o outro. Só há uma particularidade entre ambos: “Um é ignorante de uma fábrica, o outro é “En”genheiro sem título. O que os une é serem umas autênticas {lorpas}, da pior espécie. Finalmente espero que a justiça não demore muito tempo, para o vale dos judeus, ter uma cela com 7,5m2. Améns!!!

  5. o problema não é tocar as claces que se consideram assima, é se julgar intucavel, pena a pena de morte não aja em Portugal para quem prejudica a nassão, poderia que se comessace a respeitar Portugal..

    • Boa!
      Tudo isso traduzido em língua portuguesa e escrito em português é uma obra de declaração.
      Tinhas a mesma especialidade profissional do Lula, ou nunca fizeste a 4.ªclasse?

  6. O da foto do lado esquerdo esteve para pedir asilo político à Rússia mas possivelmente lá lhe pareceu que uma prisão privilegiada no Brasil seria melhor e desistiu o outro anda por cá em liberdade a dar conferências de imprensa e para amigos, também nunca pedirá asilo político.

  7. Cuidado do 44! É uma vítima deste mundo cruel…
    O João-Vale-Tudo, dito o Homem da Foice (foi-se o clube, foi-se o dinheiro, foi-se e vergonha…!) tinha por hábito comprara-se aos Távoras; porque, a ele, só lhe foi poupada a execução na praça pública…

  8. Nem toda a direita é impolupta , nem toda a esquerda é corrupta.
    Mas politizar uma questão de justiça é uma assumpção de culpa.
    A vergonha e honradez na causa de quem neles confiam é vedada aos políticos que se propõem governar o bem publico e os outros?
    Aos governados e governantes deve haver a mesma justiça !

  9. se socrates se compara a lula, podemos comparar a dilma ao costa!!! ou sera que mexia se pode comparar a graça foster? ou o bava granadeiro aos irmaos batistas? ehehehehehe…
    paises irmaos…… em tudo!!! ate nestes personagens de opera bufa!!!!

  10. Dentro de dias temos de ir “comemorar” o dia nacional da roubalheira, dos vigaristas e dos traidores da nação. O 25 milagroso, em que o diabo venceu….. e mandou os seus representantes para roubar e destruir o país, em nome da chamada “democrácia cleptorrágica e da mentira esquerdopata oportunista!!!!” a mentira, a ladroagem e o banditismo venceu….. e o povo ordeiro rebanho de ovelhas foram e são controlados pelo cão

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.