/

Sobras de “vodka japonesa” podem ser o segredo para uma carne mais saborosa

O segredo para uma carne de porco mais terna, suculenta e saborosa pode estar em alimentar os animais com restos da destilação da bebida alcoólica japonesa shochu.

Porcos alimentados com sobras da destilação da bebida alcoólica japonesa shochu contribui para que os animais fiquem mais relaxados, resultando em carne mais saborosa. A conclusão é de uma equipa de investigadores da Universidade de Tóquio, cujo estudo foi publicado este mês na revista científica Food Chemistry.

Conhecida como “vodka japonesa”, shochu é uma bebida alcoólica típica do Japão e costuma ser destilada a partir da cevada, batata doce ou arroz. Com cerca de 25% de teor alcoólico, alguns shochus são destilados múltiplas vezes durante o processo e costumam ser usados em misturas com outras bebidas, podem chegar a 35%.

Aquilo que resta do processo de destilação de shochu é atualmente descartado como lixo industrial, escreve o New Atlas. Agora, uma equipa de cientistas quer dar uso a uma antiga técnica de reciclagem para reaproveitar estes restos.

Inicialmente, os investigadores tinham como objetivo reduzir as emissões de dióxido de carbono que resultam dos atuais métodos para descartar os resíduos e poupar dinheiro aos agricultores e cervejeiros. Todavia, descobriram que a mistura também poderia ser benéfica para os próprios animais.

A equipa de cientistas alimentou um grupo de porcos com as sobras da destilação de shochu e outro grupo foi alimentado com a sua dieta normal. Feita uma análise à saliva dos animais, descobriram que os porcos alimentados com as sobras tinham mais anticorpos IgA, indicando que eram mais saudáveis do que os outros.

Além disso, apresentaram também níveis mais baixos de cortisol, a hormona do stress, significando que estavam mais relaxados. Isto porque o shochu de cevada tem altos níveis de peptídeos de leucina e histidina, que estão associados a níveis mais baixos de stress.

Como os animais estão mais relaxados, isto significa que, à partida, a sua carne vai ser mais saborosa. Isto ficou comprovado em testes realizados pelos investigadores. A carne de porco shochu era mais terna e tinha mais suculência e sabor.

“Não vimos diferença no ganho de peso dos porcos entre as duas dietas e os porcos foram abatidos aos seis meses de idade padrão, o que significa que qualquer diferença na qualidade da carne não se deve a uma diferença na quantidade de gordura”, salientou Junyou Li, da Universidade de Tóquio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.