Soberana 02. Cuba quer oferecer vacina contra a covid-19 aos turistas

Num vídeo divulgado pela televisão TeleSur, Vicente Verez, diretor do Instituto Finlay de Vacinas de Havana, disse que os turistas que viajarem para Cuba vão poder ser vacinados contra a covid-19.

Cuba está a produzir uma vacina, chamada Soberana 02, e planeia produzir 100 milhões de doses este ano. Segundo as declarações de Vicente Verez, diretor do Instituto Finlay de Vacinas de Havana, à TeleSur, os turistas que viajarem para Cuba vão poder ser vacinados contra a covid-19.

A única contrapartida é que os visitantes terão de cumprir uma quarentena à chegada, antes de poderem ser vacinados. Segundo a EuroNews, o isolamento só termina depois da apresentação de um teste negativo, que deverá ser feito ao quinto dia após a chegada ao país.

“Se tudo correr bem, este ano toda a população cubana será vacinada“, acrescentou o responsável. Cuba tem cerca de 11 milhões de habitantes.

A Soberana 02 ainda se encontra em produção e está na fase III dos ensaios clínicos. O Instituto Finlay de Vacinas de Havana espera que a vacina seja aprovada por reguladores locais até finais de março.

José Moya, representante local da Organização Mundial da Saúde (OMS), está “otimista” isto porque “Cuba tem mais de 30 anos de experiência na produção das suas próprias vacinas e quase 80% das vacinas do programa nacional de imunização são produzidas no país”.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cerveja grátis, donuts e lotarias. Os truques que estão a ajudar os EUA a alcançar imunidade de grupo

Um número crescente de estados, cidades e empresas está a oferecer incentivos para encorajar as pessoas a vacinarem-se. E as ofertas estão cada vez maiores e melhores. Nova Jérsia, por exemplo, está a pagar uma cerveja …

Euro 2020: aplicação da UEFA pode originar problemas nas bancadas

Revenda de bilhetes não é controlada. Adeptos que não vão aos jogos são incentivados a transferir os ingressos. A aplicação oficial da UEFA, que permite comprar bilhetes para o Europeu 2020, também permite passar os bilhetes …

Parlamento Europeu pede levantamento de patentes de vacinas

O Parlamento Europeu (PE) apelou hoje à suspensão temporária de patentes para facilitar o acesso global à vacina e medicamentos para a covid-19. Numa resolução aprovada por 355 votos a favor, 263 contra e 71 abstenções, …

Encontrado esqueleto acorrentado em Inglaterra, uma rara evidência da escravidão romana

O esqueleto encontrado em Rutland, Inglaterra, foi identificado pelos cientistas como uma evidência rara e importante da escravidão na Britânia romana, sendo uma "descoberta internacionalmente significativa". Os restos mortais foram encontrados por trabalhadores da construção civil …

Trabalho infantil no mundo aumenta pela primeira vez em duas décadas

O número de crianças vítimas de trabalho infantil aumentou pela primeira vez em 20 anos, atingindo 160 milhões no mundo, anunciaram hoje a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a UNICEF. No relatório "Trabalho Infantil: estimativas …

Aplicação ajuda os casais a comunicar através do batimento cardíaco

Durante a pandemia, e com o distanciamento social, as pessoas perceberam ainda melhor o quão difícil pode ser estar separado de quem mais se ama. A pensar nisso, uma equipa criou uma aplicação que permite …

Os peixes-elefante também fazem pausas antes de partilhar algo importante

Cientistas descobriram que os peixes-elefante também fazem pausas quando querem passar uma informação importante a quem os está a ouvir. Por vezes, fazer uma pausa antes de dizer alguma coisa importante pode ser uma boa estratégia …

Moedas quer demissão de Medina por alegado envio de dados à Rússia

O candidato do PSD à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, disse esta quarta-feira que o presidente Fernando Medina terá de se demitir, caso se confirme que a autarquia enviou para a Rússia dados de três …

Portugal 4-0 Israel | Goleada e muito Bruno antes dos jogos "a doer"

Portugal segue viagem para Budapeste e para o EURO 2020 moralizado por uma vitória tranquila sobre Israel, num jogo que dominou de princípio a fim e em que os golos surgiram nos minutos finais de …

"Queres ganhar mais dinheiro? Rescinde e vai fazer outra coisa"

Paulo Borrachinha queria ganhar mais por cada combate no UFC. O presidente da competição leu e criticou o brasileiro. Paulo Costa, mais conhecido como Paulo Borrachinha no Brasil, iria lutar contra Jared Cannonier no dia 21 …