Sobe para 305 número de pessoas com sintomas de intoxicação na Universidade Nova

A Direção-geral da Saúde (DGS) elevou para 305 o número de alunos e funcionários da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Nova de Lisboa afetados por sintomas de indisposição gastrointestinal.

Segundo uma nota hoje divulgada pela DGS, na última semana houve 305 pessoas da Faculdade de Economia da Nova, incluindo alunos e professores, que manifestaram sintomas gastrointestinais como vómitos, diarreia e dores abdominais, apesar de não ter havido nenhum caso de hospitalização.

Na quarta-feira, as autoridades tinham avançado que eram 197 o número de afetados, explicando agora que este aumento de casos se deve ao facto de terem sido conhecidas novas situações embora tenham ocorrido há vários dias.

“Sublinha-se que desde 3 de outubro se tem verificado uma diminuição relevante do número de casos novos”, refere a DGS, que considera que a situação mostra sinais de “notável abrandamento”, uma vez que os casos terão começado a ser reportados a 21 de setembro.

A água da rede pública já foi analisada no Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) e revelou parâmetros normais.

As autoridades de saúde deslocaram-se à Faculdade e colheram igualmente amostras de alimentos que estão a ser analisadas também no INSA, mas ainda sem resultados totalmente conhecidos.

A Faculdade mantém-se a funcionar normalmente, mas foram emitidas recomendações gerais de prevenção da transmissão de doenças, como o reforço de medidas de higiene.

As autoridades de saúde pediram ainda aos doentes que não regressem às suas atividades habituais antes de desaparecerem os sintomas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.