Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a “sacar” 1,2 milhões de euros ao Estado

ABr

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi construído, e que recebeu apoios do Estado da ordem dos 1,2 milhões de euros.

Este hotel começou a ser construído na Praia da Tocha, em Cantanhede, no distrito de Coimbra. Mas as obras que arrancaram em 2000 nunca chegaram a ser concluídas, pelo que o hotel de cinco estrelas nunca saiu do papel, apesar de ter recebido apoios estatais da ordem dos 1,2 milhões de euros.

A investigação judicial imputa culpas à Soares da Costa, ao ex-administrador Carlos Santos, ao ex-director financeiro António Teixeira, e ainda às sociedades anónimas Worldhotel e Haut de Game e aos seus três administradores (Fernando Lourenço, Josete Guerra e Maria Alati), como avança o Jornal de Notícias (JN) na sua edição impressa desta sexta-feira.

Em causa estão crimes de fraude na obtenção de subsídio e branqueamento de capitais.

As suspeitas apontam que a constructora emitiu facturas e recibos relativos a obras e a serviços que não executou, ajudando, desta forma, os promotores do hotel a conseguirem 1,2 milhões de euros de financiamentos públicos através do Turismo de Portugal.

O Departamento de Investigação e Acção Penal de Coimbra, onde corre o processo, pretende que os arguidos devolvam aquele valor ao Estado, acrescido de juros de mais de 150 mil euros.

O projecto do hotel de cinco estrelas previa um investimento global de 5,7 milhões de euros, tendo concorrido aos apoios previstos no Programa de Incentivos à Inovação do Turismo de Portugal. Mas para receber o apoio público que acabou por lhe ser concedido, os responsáveis da obra tiveram que passar facturas dos investimentos que já tinham feito. É nesse momento que entra em jogo a Soares da Costa, com a emissão das alegadas facturas falsas.

As poucas obras do hotel que foram feitas mantêm-se em pé para desagrado dos moradores da zona. A Câmara Municipal é agora a detentora do terreno onde se localizam, dado que o projecto nunca avançou.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Vejam quem são os principais aconistas da Soares da Costa, e a sua nacionalidade, que fica tudo explicado. Muito provávelmente os promotores do dito projeto são do mesmo sítio. Todos devem ter comido. Muito provávelmente, na altura eram do círculo da “princesa”. Sim pois a Isabel dos Santos não foi a única. Onde andam os outros????

RESPONDER

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …