Só um nome faz sombra a Gouveia e Melo na corrida a Belém (mas não deve ser candidato)

7

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o ex-Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo.

O Almirante Gouveia e Melo continua a ser o favorito nas sondagens sobre os possíveis candidatos à Presidência da República em 2026. Há uma rejeição assinalável dos demais nomes avançados e só António Guterres faz sombra ao militar.

Henrique Gouveia e Melo e António Guterres surgem empatados na sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI, a CNN Portugal e o Jornal de Notícias que avalia as preferências dos portuguesas para as eleições presidenciais de 2026.

Tanto o militar como o actual secretário-geral da ONU recolhem 28% das preferências dos inquiridos que dizem que votariam “de certeza” num deles.

A percentagem desce para 23% no caso de Passos Coelho, e António Costa recolhe 22% das preferências.

Seguem-se Mário Centeno com 17% e Marques Mendes com 15%.

Durão Barroso, Rui Rio e João Cotrim de Figueiredo reúnem 13% cada.

Depois, aparecem Ana Gomes e Paulo Portas com 12% de votos seguros dos inquiridos.

André Ventura recolhe apenas 11% dos votos a par de António Vitorino que soma a mesma percentagem.

António José Seguro recolhe somente 8% das intenções de voto.

Guterres teria de se demitir da ONU para ser candidato

O mandato de Guterres como secretário-geral das Nações Unidas termina no final de 2026. Por isso, para ser candidato a Belém teria de se demitir do cargo.

Esse cenário não está em cima da mesa, mas não pode ser totalmente afastado, até porque o PS ainda não conseguiu encontrar um candidato consensual no partido.

Em todo o caso, nesta altura, e considerando os nomes possíveis, Gouveia e Melo parece ter via aberta para Belém – embora ainda não tenha oficializado a sua candidatura.

André Ventura rejeitado por 80% dos inquiridos

Gouveia e Melo também é o candidato com uma menor taxa de rejeição, com 39% dos inquiridos a sublinhar que “jamais votaria” nele. Guterres é rejeitado por 44% das pessoas inquiridas.

Depois, todos os candidatos têm taxas de rejeição superiores a 50%, com destaque para André Ventura. 80% dos inquiridos referem que “jamais” votariam no líder do Chega.

Seguro tem uma taxa de rejeição de 63%, Ana Gomes de 69% e Marques Mendes de 58%.

Mário Centeno é rejeitado por 54% dos inquiridos e Passos Coelho por 57%.

António Costa soma 59% de taxa de rejeição.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

7 Comments

  1. O “Picareta falante” Guterres em Belém seria pior a emenda que o soneto. Que se deixe estar onde está que é o lugar ideal para retórica estapafúrdia. Para papagaio já temos um, o atual.

    7
    1
  2. Um homem ideal para o cargo seria o atual ministro Castro Almeida. Tem figura, carisma, rigor e saber profundo. É talvez o político de maior coerência e que mais tempo tem servido Portugal.

    3
    2
  3. Que sentido faz acrescentar nomes a uma sondagem, sabendo que não se vão candidatar, de certeza?
    Que sentido faz votar no almirante, não se conhecendo as suas ideias nem as suas opções e ideias políticas?
    Ele pode ser Deus ou o Diabo.
    Isto faz-me pensar como é que decidem, muitos portugueses, quando vão votar (moeda ao ar?)

    • Apesar do Almirante parecer uma pessoa simpática, juro que ainda não percebi o que é que ele fez de extraordinário para o país até agora. Será por ter liderado um processo de vacinação? Julgo que é muito pouco. Qualquer pessoa que saiba desempenhar as suas funções de forma isenta (sem motivações políticas e, como tal, sem compadrios) o conseguiria fazer. Se realmente quer ser candidato e tem pretensões em ser Presidente da República, tem que começar a mostrar mais qualquer coisa e a dizer o que pensa sobre algumas matérias básicas.

      2
      1
  4. Fofinho

    O Almirante nao conhecia os homens que comandava, nem as embarcações que o serviam, velhas desatualizadas, e em risco de ter acidentes.
    Mas no primeiro sinal de alerta pelos marinheiros o que fez, foi procurar castiga-los sem os ter ouvido, e nao se preocupou com uma dezena de famílias que poderiam vir a passar fome e outras carências pelo efeito naqueles seres humanos que se limitaram a nao querer morrer.
    O almirante nao conhece o povo, nao conhece Portugal, logo nao conhece as suas nesse cidades ou as suas carências.
    Nunca podera proteger este povo, no mínimo iriamos ter um novo Américo Tomaz.

  5. Talvez, a maioria dos portugueses queiram liderança e não esta bandalheira que se tornou Portugal. Impor disciplina à marinha, ninguém pode recusar cumprir ordens, intendente das razões lhe assistam. É um lider que respeita e faz respeitar a nação. Bom discurso e humildade, neste caso sem nunca opinar sobre condições políticas. Estas guerras em curso também reforçam a nessidade de ordem e a reorganização militar, o navio e os drones. Vá vencer as eleições caso queira. Guterres, Durão Barroso, Vitorino, Marques Mendes, não tem perfil, fracos com ideias esgotadas. Em relação ao piorar lider que Portugal já teve, antonio costa são reflexo da facilidade com que incompetentes chegam ao poder. Daí o nome forte do almirante.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.