As próximas eleições presidenciais podem ser as “piores de sempre”

9

António Pedro Santos / Lusa

Contagem de votos

Entre os 14 potenciais candidatos a Belém, nenhum é “figura esmagadora”. E se Paulo Portas passasse a ser militante do PSD?

As eleições presidenciais ainda ficam longe no calendário (2026), mas têm sido um assunto frequente ao longo das últimas semanas.

Com a lista de possíveis candidatos, para já, Pedro Mexia acha que estas podem ser “as piores eleições de sempre“.

Na lista estão: Santos Silva, Mário Centeno, Marques Mendes, Ana Gomes, Durão Barroso, Paulo Portas ou André Ventura. Tudo potenciais candidatos, nenhum confirmado.

Mas nenhum convence Pedro Mexia: “Sem contar os partidos pequenos, há para aí 14 hipóteses – e nenhum ganha de caras, ou fica com 40% dos votos. Quem: Mário Centeno? Marques Mendes? Nenhum é uma figura esmagadora“.

O comentador político lamentou a saída de cena de Leonor Beleza, que já assegurou que não vai ser candidata à presidência da República: “Achava uma boa candidata”.

“Há pessoas respeitáveis devido ao seu passado político. Mas queria um candidato presidencial de caras. Tirando António Guterres, que aparentemente já se pôs de fora…”, avisou, na SIC Notícias.

Pedro Mexia prevê que pode haver um resultado à primeira volta com cerca de 20% para cada um dos candidatos.

O especialista também lembrou que Luís Montenegro já definiu que o candidato do PSD a essas eleições deve ser um militante do PSD. “O que já levou alguém a sugerir: e se Paulo Portas se filiasse ao PSD?“.

Mas se perguntarem quem pode ser esse candidato “esmagador”, Pedro Mexia tem uma resposta curta: “Não sei”.

Falta definir o “factor Almirante”: Gouveia e Melo poderá alterar este cenário.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

9 Comments

  1. O candidato dos Portugueses é o Presidente do Rui Rio, mas a notícia foca um aspecto muito importante: a votação.
    É preciso alterar a Lei Eleitoral de maneira a impedir que os Estrangeiros possam votar, caso contrário haverá fraude nas Eleições e ingerência nos assuntos políticos/internos de Portugal, somente os Portugueses de Raça/Sangue e os seus descendentes é que podem ter direito a voto nas Eleições Presidenciais, Autárquicas, Legislativas, e nos Referendos.

    3
    3
  2. A vida política portuguesa, graças ao actual PR e ao anterior PM, não podia estar mais «ranhosa»… E o actual governo do PSD+CDS não promete nada de bom,… É de desejar que saia da população um/a candidato/a à presidência da República que sirva para alguma coisa… mas infelizmente não é privável e os actuais poderes do PR acabaram por ser piores do que melhores… Por ora, creio que o eleitorado está nas «tintas» para a presidência da República depois da farsa quotidiana e custosa do actual PR!

  3. A vida política em Portugal «…não podia estar mais «ranhosa»…» como referiu o dr. Manuel Villaverde Cabral, mas não é somente por causa do dr. António Costa e do Sr.º Presidente da República, Marcelo Sousa, mas sim graças ao dr. Pedro Coelho.
    A nojeira em que a vida política Portuguesa se transformou e a grave crise económica e social que se vive no País deve-se ao dr. Pedro Coelho, dr. António Costa, e ao Sr.º Presidente da República, Marcelo Sousa, com isto não se está a ilibar os outros, mas os principais responsáveis por esta desgraça são estes três.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.