Só metade dos comboios da CP está a funcionar

Fernando Moital / Flickr

A Comboios de Portugal só tem metade de toda a sua frota a funcionar. Dos 795 comboios da empresa, apenas 374 estão em funcionamento, aponta o Relatório e Contas de 2017.

De acordo com o Correio da Manhã, que avança com a notícia esta segunda-feira, o documento aponta a compra de material circulante como “prioridade” para 2018. No entanto, segundo noticiou o Público neste domingo, o Governo só estaria disposto a comprar 22 comboios para o serviço regional da CP – deixando de fora o reforço de operação de longo curso, o Intercidades e o Alfa pendular.

Face às notícias avanças, o Ministério do Planeamento reagiu em comunicado, dizendo que o processo de compra estava a ser preparado para os serviços suburbanos, regionais e de longo curso. O executivo não concretizou, no entanto, quantos veículos esta compra iria envolver.

O jornal Público colocava o cenário de uma possível privatização do serviço de longo curso. Pedro Marques, ministro do Planeamento, assegurou ser “fantasioso o cenário de privatização de qualquer atividade da CP”.

No relatório de 2017, o presidente da Comboios de Portugal, Carlos Nogueira, mostrava-se preocupado com “liberalização do mercado nacional do transporte ferroviário de passageiros”, que abriria o mercado às empresas estrangeiras.

Fonte oficial do Governo, citada pelo CM, explicou que esta liberalização acontecerá a nível europeu, não tendo “qualquer relação” com uma eventual privatização da CP.

O Relatório e Contas da CP mencionava ainda que os níveis de pontualidade da empresa têm vindo a diminuir.

A CP tem enfrentado alguns problemas com falhas e supressão de linhas, chegando-se a descrever uma situação à beira do colapso. Foi anunciado que no próximo mês de Agosto, a CP vai reformular os horários, passando, inevitavelmente por uma redução da oferta, com menos comboios em praticamente todas as linhas e serviços.

Também em agosto, deixa de haver o primeiro comboio Alfa Pendular do dia a realizar o percurso de Lisboa ao Porto.

  ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Uma empresa falida à vários anos com salários e regalias escandalosas comandada pelo sindicato não cumprindo devidamente os serviços públicos como seria seu dever, penso que ninguém com consciência imaginaria que este estado de coisas iria perdurar eternamente, o dinheiro não chega para tudo e se qualquer empresa dá prejuízo é sabido que o seu destino será este, falência!.

      • Pelos vistos o meu caro amigo nunca se enganou, por outro lado eu tenho a 4ª classe e posso-me orgulhar de discutir a tabuada com os senhores doutores formados actualmente nas nossas universidades, portanto fique-se com a sua sabedoria e eu ficarei com a minha!.

  2. A CP é um dos maiores elefantes brancos nacionais !
    Uma mistura de sindicalismo selvagens, com uma gestão ruinosa, em que a maior parte do investimento é sugado pelas mordomias e complementos do pessoal, uma empresa sobre dimensionada com custo de exploração insuportáveis. A típica Empresa Pública deficitária e sobrevivendo com os impostos dos cidadãos.
    Felizmente a UE vai abrir a concorrência aos restantes países da UE e já se fala no colapso da CP.

    • A fim de melhorar o serviço, a Oferta de melhores condições e qualidade nos comboios e de linhas obsoletas. Venham os espanhóis.

  3. Havia a Sorefame, que fabricava e reparava material ferroviário…depois vieram os sindicatos e hoje passou à história. Mas como a Sorefame houve muitos mais exemplos assim!
    Se calhar a CP vai pelo mesmo caminho.
    E com toda a lenga lenga dos direitos adquiridos de muita gente (públicos e privados), um dia o rectângulo fecha de vez!

  4. O problema da CP é que criou muitos elefantes brancos..veio a refer, depois empresas das vias…ou seja, dividiu-se a CP que esmiuçavam alguns abutres para várias empresas e daí criaram mais abutres! A CP foi um elefante branco que se deixou “comer” por aquilo que criou,,,Enfim..as universidades pelos vistos devem estar orgulhosos destes gestores e administradores! Ou lhes ensinaram bem demais a esmiuçar ou então foram lá tirar o “canudo” para fazerem o contrário nas empresas…

RESPONDER

Mosteiro medieval abriga o mais completo museu do circo da Europa

Nos salões de um mosteiro medieval na pitoresca localidade de Besalú, em Girona, alojou-se o Circusland - Palácio Internacional do Circo, o primeiro museu profissional da Europa que se dedica ao circo. O espaço conta com …

Livro de estreia de José Saramago publicado em castelhano pela primeira vez

O livro “Terra do Pecado”, que marcou a estreia na ficção de José Saramago, em 1947, vai ser lançado em Espanha na quinta-feira, no que é a primeira vez que a obra está disponível em …

A Citroën concebeu um skate inspirado na mobilidade urbana

O Citroën Skate é uma plataforma de veículos elétricos, totalmente autónoma, que pode ser equipada com diferentes tipos de cápsulas. A plataforma Citroën Skate quer revolucionar o transporte em meio urbano sem que seja necessário um …

Bebeu demais na noite anterior? Não é aconselhado tomar um parecetamol

A combinação de álcool e este tipo de medicação pode sobrecarregar o fígado e provocar danos hepáticos, refere uma especialista. Muitas das vezes cometem-se excessos com o álcool e, tendencialmente, os sintomas de desconforto surgem no …

Portugal 5-0 Luxemburgo | Manita com três de Cristiano

Goleada das grandes. Portugal recebeu o Luxemburgo e não permitiu as mesmas dificuldades do jogo da primeira volta. Aos 17 minutos a formação das “quinas” já vencia por 3-0, com duas grandes penalidades a ajudar, e …

Vantablack. A tinta preta mais preta do mundo já é vendida em peças (que se unem como legos)

Desde a substituição dos ecrãs verdes à pintura dos cenários do teatro, o futuro do entretenimento tem tudo a ver com a Ventablack - a cor preta mais preta do mundo. Nenhuma cor - ou, melhor …

Itália vai exigir passaporte sanitário a todos os trabalhadores a partir de sexta-feira

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, assinou hoje um decreto com as normas sobre a obrigatoriedade de os funcionários públicos exibirem o passe sanitário a partir de 15 de outubro nos locais de trabalho, medida que …

Está criado o primeiro iPhone com entrada USB — pelas mãos de um estudante de robótica

Ken Pillonel é estudante do mestrado em robótica do Swiss Federal Institute e implementou um sistema que daqui a uns meses pode tornar-se regra nos dispositivos da marca da maçã. Numa altura em que a União …

Autópsia revela que Gabby Petito morreu por estrangulamento. Namorado continua desaparecido

A autópsia ao corpo de Gabby Petito revela que a jovem foi estrangulada. O namorado, Brian Laundrie, que a acompanhava na viagem, continua desaparecido. Além de revelarem o motivo da morte da norte-americana, as autoridades também …

F1: piloto do carro médico continua a recusar vacina (e português beneficia)

Alan van der Merwe não esteve no Grande Prémio da Turquia e, provavelmente, não vai estar em mais nenhuma corrida em 2021. Um português foi chamado para o Grande Prémio da Turquia, na Fórmula 1: Bruno …