Só se a investigação judicial cair é que Centeno se livra do Parlamento Europeu

12

Stephanie Lecocq / EPA

Mário Centeno e Jeroen Dijsselbloem

Para já, o caso Centeno não será debatido no plenário do Parlamento Europeu. Mas se o caso evoluir, o presidente do Eurogrupo não se livrará de ser inquirido pelos eurodeputados.

O Partido Popular Europeu (PPE) fez uma proposta na qual pediu um debate sobre as “alegações contra o ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo”, mas pouco depois o PPE decidiu deixar cair a intenção de debater o “caso Centeno” no Parlamento Europeu.

Contudo, segundo o Diário de Notícias, que cita fonte de Estrasburgo, se Centeno for constituído arguido, dificilmente o ministro se livrará de ser inquirido pelos eurodeputados.

Isso tenderá a acontecer na comissão do PE para a Economia e Assuntos Monetários (Econ) e no âmbito das apresentações regulares que Centeno ali terá de fazer, por ser presidente do Eurogrupo, o órgão da UE que reúne os países do euro.

A mesma fonte recorda, a propósito, o que sucedeu com o holandês – também socialista – que antecedeu Mário Centeno na liderança do Eurogrupo. Numa dessas apresentações regulares a que agora Centeno está sujeito, Jeroen Dijsselbloem foi fortemente apertado por eurodeputados.

Em causa estava uma notícia avançada no Reino Unido que dizia que Dijsselbloem apresentava, no próprio site do Eurogrupo, um currículo académico falso, alegando ter um mestrado em Economia Empresarial tirado na University College Cork, que na verdade nunca tinha tirado.

O político holandês foi obrigado a corrigir o currículo, dizendo apenas que tinha feito apenas naquela universidade uma “investigação em economia empresarial com vista à obtenção de um mestrado”.

ZAP //

12 Comments

  1. “Só se a investigação judicial cair”…
    Cair?
    E porque razão haveria a investigação de “cair”?!
    A investigação tem é que continuar até ao fim!!
    .
    E o Centeno tem alguma coisa a ver com o caso?
    Já foi notificado?
    É arguido?
    É testemunha?
    O que diz o CM?

      • Exacto!
        Quando for (e se for), será!!
        Agora julgamentos e condenações antes de alguém ser sequer pronunciado, é mesmo dar “milho aos pombos”!…
        E como o PPE não deve ter nada mais importante para fazer pelos europeus, resolveram alinhar na “novela” do CM… para depois voltar atrás!…
        A ver vamos…

      • E TU és o quê?
        Aonde andam os arguidos dos submarinos? E do não pagamento à SSocial por desconhecer que tinha que descontar? AH esqueci-me como politico não tem de descontar 40 anos ou mais e não precisa de ter 66 anos.
        Vejam o caso da antiga Presidente da ARepublica que ao 40 já era reformada.
        O malandro do Sócrates acabou com muitas dessas regalias, incluindo aos Srs. Juises, -apesar de continuarem ainda com muitas, pois ele não conseguiu acabar com todas-
        e por isso tudo o que cheira a “Rosa” está condenado à partida.

      • “O malandro do Sócrates acabou com muitas dessas regalias, incluindo aos Srs. Juises, -apesar de continuarem ainda com muitas, pois ele não conseguiu acabar com todas-
        e por isso tudo o que cheira a “Rosa” está condenado à partida.”

        Um conselho: procure tratamento médico. O primeiro passo é reconhecer que tem um problema mental.

      • Não sabem comentar sem ofender.
        Se é assim, talvez não saibas que existe um programa para doentes mentais e sem abrigo, talvez seja uma forma de te tratares.

  2. Há por aqui certos comentadores sempre que algum caso implica gente da sua ideologia ou clubismo atribuem culpas de imediato ao Correio da Manhã é caso para outros pensarem que se não fosse o tal jornal muita coisa ficaria encoberta neste país porque afinal e apesar da justiça ser muito duvidosa sempre vão incomodando alguns tubarões deste país.

  3. O que acho incrível é como num Estado que se diz “de direito” é feito uma busca ao gabinete de um ministro da Républica baseada numa noticia de jornal, que tinha como factor central dois bilhetes para a bola. Como é evidente ninguém deve estar acima do escrutínio da lei, mas casos como estes deviam envergonhar o poder judicial português.
    Entretanto a dita “investigação” foi arquivada ao fim de poucos dias, pois alguém deve ter reparado no ridículo da mesma.

    • Calma, não foi feita nenhuma busca no gabinete do ministro!
      O CM, como vem sendo habitual, é que “noticiou” isso!..
      Acho que a Justiça esteve bem e fez o seu trabalho!
      E até foi bom esta “cena triste” ter acontecido para se começar a questionar a qualidade (e o objectivo) de certas “noticias” e, principalmente, a impunidade com que se fazem capas de jornais baseadas em “teorias” e com “factos” que nunca aconteceram…
      O pior é que acho isto nem é nada pessoal contra o Centeno (neste caso calhou ser ele), mas pode ser qualquer pessoa minimamente importante, pois o objectivo é lançar “noticias” chocantes e fazer o máximo de barulho possível à volta disso para “vender noticias”!…
      Agora que já investigaram o que foi “noticiado”, é tempo de investigar e pedir responsabilidades aos “noticiadores”!!

      Cada vez estou mais convencido que a “escola” destes psedo-jornais/jornalistas foi o conhecido jornal britânico de “alta qualidade” que era o News of the World!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.