SNS24 já gastou em 2022 mais de metade da verba para quatro anos

António Cotrim / Lusa

Em 2022, a resposta do SNS24 à covid-19 custou 22 milhões de euros e absorveu 60% do montante orçamentado pelo Ministério da Saúde para quatro anos.

Segundo avançou esta terça-feira o Jornal de Notícias, dos 36,7 milhões de euros previstos no contrato celebrado entre o operador (Altice) para o funcionamento da linha entre 2021 e 2024, foram gastos 22 milhões de euros só no ano passado.

Isso significa que o saldo para 2023 é insuficiente, de pouco mais de um milhão de euros, razão pela qual o Ministério da Saúde vai lançar um novo concurso público em breve.

“tendo em conta a elevada exigência na disponibilização dos serviços para dar resposta às necessidades durante a pandemia de covid-19, a execução do contrato do SNS24 foi acelerada. Por essa razão, será lançado, brevemente, um novo concurso público para o SNS24, contemplando os novos serviços no contrato em execução”, disse o Ministério da Saúde ao jornal.

Fonte da Altice afirmou ao Jornal de Notícias que a empresa “não tece comentários sobre um eventual novo contrato”, mas “reitera o seu compromisso e empenho na execução do contrato em vigor e na qualidade do serviço prestado no SNS24”.

A Linha SNS24 atendeu em 2022 mais de nove milhões de chamadas, o maior número de atendimentos de sempre. Janeiro foi o mês mais preenchido, com perto de 3,3 milhões. Segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, em 2021 a linha tinha superado os seus milhões de chamadas e, em 2020, os quatro milhões.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.