SNS perdeu quase 900 médicos desde o início da pandemia. Mais de metade reformou-se

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) perdeu 842 médicos desde o início da pandemia até outubro. Quase 500 reformaram-se – mas há outras razões. 

O jornal Público avança estes números este sábado. De acordo com os dados do Portal da Transparência do SNS, consultados pelo matutino, saíram do SNS por limite de idade ou reforma antecipada 476 médicos nos últimos oito meses.

Os restantes médicos perdidos acabaram o internato mas não foram contratados, optaram por não ocupar as vagas abertas nos concursos ou que terão ido trabalhar para o privado ou para o estrangeiro, segundo Mário Sardinha, médico responsável pela pesquisa no Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

Segundo Mário Sardinha, que foi ouvido pelo Público, há várias razões para estas saídas, tais como salários “pouco atrativos”, “as condições de trabalho” no SNS, o não querer “ir para longe da família” e preferir “ficar à espera do concurso do ano seguinte”.

O médico explicou ainda que, às vezes, os concursos atrasam-se e, enquanto não acontecem, vão saindo médicos. Devido à pandemia, os concursos para contratar recém-especialistas atrasaram-se.

Estes números surgem numa altura em que o saldo negativo de recursos humanos no SNS está em cima da mesa, ampliado pela pandemia, e que o Governo anunciou uma medida: limitar as rescisões de contrato no SNS enquanto vigorar o estado de emergência.

O despacho causou polémica porque limita um dos direitos essenciais de qualquer trabalhador: a possibilidade de terminar uma relação laboral que não deseja manter com determinado empregador.

Para já, médicos, enfermeiros e assistentes operacionais continuam sem saber o que lhes pode acontecer se não cumprirem esta imposição, uma vez que o despacho da ministra não define sanções a aplicar.

Além desta medida, os profissionais de saúde deverão ter de alterar os seus planos de férias previstos para o Natal e Ano Novo devido à evolução da pandemia de covid-19.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …

Morreu o prefeito de São Paulo que venceu a covid-19, mas que perdeu a batalha para o cancro

O prefeito da cidade brasileira de São Paulo, Bruno Covas, morreu este domingo, aos 41 anos, vítima de cancro, segundo a imprensa brasileira e várias personalidades que nas redes sociais têm lamentado a sua morte. Bruno …

China não está a conseguir macacos de laboratório suficientes para responder à procura da comunidade científica

A proibição do comércio de animais selvagens e o crescimento da investigação científica estão a causar uma escassez de macacos de laboratório na China. A oferta cada vez menor de macacos de laboratório, amplamente usados em …

Câmara do Porto recusa hastear bandeira LGBT no dia contra a homofobia

A Câmara Municipal do Porto recusou hastear a bandeira LGBTI+ na próxima segunda-feira, dia 17 de Maio, data em que se assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. Segundo o Público, a autarquia …

E se fosse possível passar um mês no Palácio de Buckingham? O preço não seria para qualquer bolso

Viver num palácio pode ser o sonho de muitos, mas não é para a carteira de qualquer um. Agora, já se sabe quanto custaria alugar, durante um mês, uma das casas reais mais conhecidas da …

Cavaco Silva considera que seria "chocante" PSD aprovar reforma das Forças Armadas

O ex-Presidente da República defende que é "um erro grave" a reforma das Forças Armadas que o ministro da Defesa pretende fazer, afirmando que seria para si "chocante" ver o PSD aprová-la. "Considero um erro grave …

Risco de ser hospitalizado ou morrer de covid diminui 90% após vacinação

O risco de um adulto ser hospitalizado ou morrer por covid-19 diminui 90% a 95% passados 35 dias sobre o início da vacinação, conclui um estudo divulgado este sábado pelo Instituto Nacional de Saúde de …

No Japão, combater a pandemia implica pedir ajuda a um grande gato cor-de-rosa

Um super-herói mascarado patrulha dois dos distritos mais movimentados de Tóquio para ajudar os cidadãos japoneses a derrotar o coronavírus. O seu nome é Koronon e é um gato cor-de-rosa. O cruzado é um mascote com …